Mais creches e descontos na água e luz: CDS quer aumentar a natalidade

O CDS quer colocar a natalidade como prioridade na ação política e, para isso, apresenta algumas propostas esta terça-feira.

Esta terça-feira, o CDS-PP vai apresentar algumas medidas para promover a natalidade no país. O partido liderado por Assunção Cristas considera ser preciso colocar este tema como prioridade da ação política.

Filipe Anacoreta Correia, deputado centrista, diz ser preciso “abanar os orçamentos a favor das famílias”, e adianta que o CDS procurou identificar os principais problemas apontados pelas famílias de modo a conseguir dar respostas concretas.

Desta forma, entre as queixas mais frequentes, está a falta de creches e o preço elevado das existentes. Para combater este problema, o partido propõe um aumento da oferta, “isentando de IVA todas as creches e atividades de tempos livres quer possam ser extra-curriculares e não, como atualmente acontece, em que apenas o setor social está isento de IVA”.

As famílias queixam-se também da duração excessiva das férias de verão. Neste ponto, o CDS diz ser preciso um debate alargado no que concerne ao calendário escolar.

Segundo a Renascença, o CDS já fez algumas contas e há matérias que quer ver mudadas. Assim, para o debate do Orçamento do Estado, ficam desde já propostas de mudanças no IRS das famílias, através do chamado quociente familiar, mas também em impostos como o IMI ou nas contas para a isenção das taxas moderadoras.

Além disso, os centristas querem também mudanças nas faturas do gás e da luz, com descontos progressivos consoante o agregado familiar. “Quem tem consumos superiores, tem tarifas mais caras”. No entanto, aponta Anacoreta Correia, “essas tarifas não têm em conta o número do agregado familiar”.

“Uma família que precisa de consumir mais porque tem mais filhos, tem mais pessoas a viver, acaba por pagar muito mais por esses bens e isso é injusto e penalizador”, sublinha o deputado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só grandes propostas, descidas no IRS, na luz, na electricidade, e outras que concerteza virão conforme se vai aproximando a “época” eleitoral. Pena é que o CDS não se ter lembrado disto tudo quando, á não muito tempo, foi governo, com o seu dirigente máximo no posto de vice primeiro ministro (cargo importante e “excutivo”). Aí foi tudo precisamente ao contrário; subida do IRS, subida das taxas para 23% de IVA para luz e água, descidas nos valores das reformas, retirada de feriados e dias de férias (para quem diz que se preocupa com “as familias” não deixa de ser estranho) etc. Bem, temos que admitir que latas não lhes falta.

RESPONDER

Texto recentemente traduzido revela segredos sobre "poderes sobrenaturais" dos samurais

Um texto samurai recentemente traduzido - designado "Doze Regras da Espada" - revela os segredos de uma escola onde ensinavam a combater espadas, que desenvolveu e dominou determinada técnica que parecia fornecer aos seus praticantes …

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …