Mais creches e descontos na água e luz: CDS quer aumentar a natalidade

O CDS quer colocar a natalidade como prioridade na ação política e, para isso, apresenta algumas propostas esta terça-feira.

Esta terça-feira, o CDS-PP vai apresentar algumas medidas para promover a natalidade no país. O partido liderado por Assunção Cristas considera ser preciso colocar este tema como prioridade da ação política.

Filipe Anacoreta Correia, deputado centrista, diz ser preciso “abanar os orçamentos a favor das famílias”, e adianta que o CDS procurou identificar os principais problemas apontados pelas famílias de modo a conseguir dar respostas concretas.

Desta forma, entre as queixas mais frequentes, está a falta de creches e o preço elevado das existentes. Para combater este problema, o partido propõe um aumento da oferta, “isentando de IVA todas as creches e atividades de tempos livres quer possam ser extra-curriculares e não, como atualmente acontece, em que apenas o setor social está isento de IVA”.

As famílias queixam-se também da duração excessiva das férias de verão. Neste ponto, o CDS diz ser preciso um debate alargado no que concerne ao calendário escolar.

Segundo a Renascença, o CDS já fez algumas contas e há matérias que quer ver mudadas. Assim, para o debate do Orçamento do Estado, ficam desde já propostas de mudanças no IRS das famílias, através do chamado quociente familiar, mas também em impostos como o IMI ou nas contas para a isenção das taxas moderadoras.

Além disso, os centristas querem também mudanças nas faturas do gás e da luz, com descontos progressivos consoante o agregado familiar. “Quem tem consumos superiores, tem tarifas mais caras”. No entanto, aponta Anacoreta Correia, “essas tarifas não têm em conta o número do agregado familiar”.

“Uma família que precisa de consumir mais porque tem mais filhos, tem mais pessoas a viver, acaba por pagar muito mais por esses bens e isso é injusto e penalizador”, sublinha o deputado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só grandes propostas, descidas no IRS, na luz, na electricidade, e outras que concerteza virão conforme se vai aproximando a “época” eleitoral. Pena é que o CDS não se ter lembrado disto tudo quando, á não muito tempo, foi governo, com o seu dirigente máximo no posto de vice primeiro ministro (cargo importante e “excutivo”). Aí foi tudo precisamente ao contrário; subida do IRS, subida das taxas para 23% de IVA para luz e água, descidas nos valores das reformas, retirada de feriados e dias de férias (para quem diz que se preocupa com “as familias” não deixa de ser estranho) etc. Bem, temos que admitir que latas não lhes falta.

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …