CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de gosto”.

“Vai, ou não, a RTP respeitar a obrigação de serviço público de rádio e de televisão abrangente, diverso e de qualidade para todos os cidadãos, e continuar a dar à tauromaquia o espaço televisivo a que tem direito, enquanto parte integrante do património cultural português?”, é a primeira pergunta colocada no requerimento democrata-cristão.

Os deputados centristas questionam ainda o Ministério da Cultura sobre se “vai o contrato de concessão permitir a devida liberdade editorial e de programação ou vai a tutela política condicionar essas escolhas de acordo com uma política de gosto?”

O contrato de concessão da RTP e as suas obrigações de serviço público, assinado em 2015 por 16 anos está em discussão pública para uma primeira revisão.

O jornal diário Público noticiou recentemente que o referido contrato defende que a programação da RTP deve respeitar o “bem-estar dos animais” e a “sustentabilidade ambiental”.

O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Média, Nuno Artur Silva, já declarou que a transmissão televisiva de corridas de touros é incompatível com aqueles deveres da RTP.

  // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma vergonha! Tudo ao monte em cima do touro! Onde é que está o distanciamento social? E as máscaras?! Nem o touro usa máscara!!! Uma vergonha.

  2. “património cultural Português”……… aqui está o que o CDS pretende em termos de “INCULTURA”. Já agora porque não incluir estas “barbaridades” nos programas Educativos Infantis ?………Força Chicão !

  3. A adicionar ao que acima se disse, e que subscrevo, reprovo e condeno a baixeza de espírito e fraqueza de valores mostrada pelo que o CDS sobre nesta matéria defende, e que só vem mostrar a total assintonia com uma ideia de progresso e evolução do ser humano, de equilíbrio e respeito do mesmo pela natureza e do respeito e dignidade face ao conceito de se ser ser-humano. O CDS está em processo de extinção e ainda não percebeu, ou então até já percebeu e está apenas a dar os estertores finais. A continuar com as bojardas que manda, espero que essa extinção seja rápida e nos poupe aos seus desvarios de arautos de defesa de uma “coltura” estupidificante e popularucha, pois o povo precisa e quer, mais e melhor. O povo quer e precisa de outros e melhores valores nestas e em muitas outras áreas. Mas o tema da notícia no que o CDS defende, não é certamente um que contribua para a evolução e melhoria das pessoas no seu todo.

RESPONDER

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista maior sismo até agora: magnitude 4,5 na Escala de Richter

Três dos 60 sismos registados foram sentidos pela população, tendo o de maior magnitude ocorrido às 02h27, em Mazo, com uma magnitude de 4,5 na Escala de Richter. Um total de 60 sismos foram registados na …

Rui Pinto denuncia ligações entre Vieira e sociedade de César Boaventura

Numa série de tweets, Rui Pinto denunciou ligações entre Luís Filipe Vieira, ex-presidente do SL Benfica, e a GIC Corporation SA, sociedade do empresário César Boaventura. De acordo com o hacker, a sociedade em causa "foi …

Pandora Papers. Presidente do Chile enfrenta processo de destituição por suspeitas de corrupção

As revelações dos Pandora Papers envolvem o presidente chileno, Sebastian Piñera, na venda de uma empresa de minério nas Ilhas Virgens Britânicas através de uma companhia detida pelos seus filhos. Depois de ver o seu …

Orçamento tem almofada de 243 milhões para novos funcionários públicos

O Ministério das Finanças vai ter, no próximo ano, uma almofada financeira de cerca de 243,2 milhões de euros para ser usada na contratação de funcionários públicos em qualquer área governativa. De acordo com o Jornal …

Controvérsia no Dragão: FC Porto fala em prémio de 15 milhões, agente de Otávio diz que "nem um euro"

No Relatório e Contas da SAD portista, o clube diz que o prémio de assinatura da renovação de Otávio foi de quase 15 milhões de euros. O agente do jogador diz que o luso-brasileiro não …

Ameaças, "bluffs" negociais, recados e um aviso sério de Marcelo. As contas do OE2022 nos bastidores

PCP e Bloco de Esquerda ameaçam chumbar a proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), mas pode ser só um "bluff" negocial. Enquanto isso, vários ministros pressionam os aliados da esquerda, com …

Humanos usaram tabaco nove mil anos antes do que se pensava

Novas evidências arqueológicas sugerem que as pessoas do continente americano usam tabaco há pelo menos 12.300 anos, descoberta que atrasa a adoção cultural desta planta em cerca de nove mil anos. De acordo com o site …

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

"Espírito anti-Costa" no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios. Na primeira reunião da concelhia do …

"É inconstitucional". Englobamento fiscal obrigatório encolhe alguns rendimentos líquidos

O englobamento fiscal obrigatório para contribuintes no último escalão do IRS leva a que tenham um rendimento líquido menor do que outros contribuintes com um rendimento bruto mais baixo. O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) …

Os ataques de asma costumam ser mais fortes à noite. Agora, já sabemos porquê

Um novo estudo veio confirmar finalmente aquilo que já há muito se sabia e a resposta está no relógio interno do nosso corpo. Num ataque de asma, as vias respiratórias nos pulmões começam a fechar, o …