CDS pede ao Governo “um plano de desconfinamento controlado, à inglesa”

Tiago Petinga / Lusa

O líder do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores.

Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores, e pediu que, caso isso não aconteça, sejam reforçados os apoios.

“O Governo está a atravessar um período de uma gritante insensibilidade social para vários setores de profissionais” e “este setor de cuidados de beleza emprega direta ou indiretamente cerca de 300 mil” pessoas, afirmou Francisco Rodrigues dos Santos, em declarações aos jornalistas, no final de um encontro com barbeiros, no Seixal, Setúbal.

O líder centrista quer que o Governo apresente “um plano de desconfinamento controlado, à inglesa“, que defina “para os próximos três meses as regras que vão ser aplicadas em cada setor de atividade”, e dê “previsibilidade, segurança e esperança a estas pessoas que estão a enfrentar verdadeiros dramas pessoais” porque “não têm rendimentos para pagar as suas despesas”.

“Ou o Governo apresenta um plano de desconfinamento que lhes permita [aos barbeiros, cabeleireiros e esteticistas] retomar a sua atividade em termos controlados e com regras claras, ou tem que dar uma justa compensação por terem a sua atividade paralisada, coisa que hoje não está a acontecer”, defendeu o presidente do CDS, pedindo o reforço dos “apoios a fundo perdido para ajudar estes microempresários”.

Rodrigues dos Santos considerou que os apoios atuais por parte do Estado “são insuficientes, altamente burocráticos, não estão a chegar à economia e os principais programas estão esgotados”.

“Neste momento não há plano nenhum, isto é grave. As pessoas continuam na incerteza, na insegurança e não têm dinheiro para pagar as suas despesas nem para, muitas vezes, alimentar a sua própria família”, alertou o líder centrista, defendendo que “se o Governo obriga os portugueses a não trabalhar, tem que lhes dar uma justa recompensação para ter uma vida familiar capaz de dar comida aos seus filhos, honrar os seus compromissos e ter como pagar as suas despesas”.

Francisco Rodrigues dos Santos defendeu também que “se as regras forem claras, se houver um plano que preveja um desconfinamento controlado, se o Governo tiver uma mensagem coerente para apresentar aos portugueses, se testar massivamente e se reforçar os rastreadores para interromper os contágios”, Portugal poderá ficar “em condições de ter um desconfinamento como tiveram outros países e que têm a sua situação pandémica controlada”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É de lamentar que os nossos políticos em vez de apresentarem soluções tenham de ir copiar o que outros Países fazem para propor que se faça o mesmo em Portugal, pensar dá trabalho e os nossos políticos são alérgicos ao trabalho por isso não pensam copiam, como é tão fácil em Portugal ser político.

RESPONDER

Parques solares flutuantes podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas

Parques solares flutuantes, cuidadosamente projetados, podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas. As simulações feitas por cientistas mostraram resultados promissores. A energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, de acordo com …

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …