CDS acusa Governo de “abrir portas à corrupção” na contratação pública

1

Paulo Novais / Lusa

O presidente do CDS acusou o Governo, esta segunda-feira, de estar a “abrir portas à corrupção” e ao “amiguismo” ao fazer contratação pública “sem controlo” e “eliminando regras da “transparência” durante a pandemia.

“Parece-nos que está a abrir as portas à corrupção, ao amiguismo, o que é um sinal muito preocupante num país que tem de ser sério, sobretudo nas alturas de crise. Depois haverá dinheiro para os filhos e os enteados parece que ficarão a arder com os calotes do Estado”, declarou o lider do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, depois de uma reunião, em Viana do Castelo, com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), onde teve oportunidade para conhecer as dificuldades que o setor atravessa nesta pandemia.

As acusações do presidente do CDS surgem no âmbito da “revisão das regras da contratação pública e dos concursos públicos”, bem como da “faculdade de haver ajustes diretos” que, no caso de ficarem vazios, têm “regras muito mais facilitadoras de negócio para potenciais interessados” e também por causa da “eliminação dos vistos para o Tribunal de Contas”, explicou.

“O CDS percebe que o Governo não paga aquilo que deve, acumula dívidas avultadas a fornecedores, atrasa-se a pagar o lay-off e com a burocracia também vai diferindo os pagamentos das linhas de crédito (…), mas agora parece que quer contratar, ao nível público, sem qualquer controlo, eliminando regras essenciais à transparência e à gestão dos dinheiros públicos”, criticou Francisco Rodrigues dos Santos.

No início de junho, o líder do CDS exigiu a criação de uma “lista pública” de pessoas e entidades a quem o Estado deve, para que este seja rápido a pagar e haja dinheiro a circular na economia.

Para o presidente centrista, o Estado tem de ser “pessoa de bem” e “tem de ser diligente nos seus pagamentos e não pode ser um ótimo cobrador e implacável e um mau pagador”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Governo ou sucessivos Governos, abriram as portas a corrupção desde sempre !…… Este Artista sofre igualmente de amnésia selectiva. Em Portugal, Governos, Entidades de Estado, Entidades Financeiras e até no próprio sistema de Justiça, funcionam todas com o mesmo combustível !.. se quer um exemplo, olhe para o seu Partido !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.