Sucesso do desconfinamento dependerá de mais testes e rastreadores, diz CDS-PP

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, considerou esta segunda-feira que o êxito do desconfinamento vai depender de maior testagem às infeções pelo novo coronavírus e do reforço dos rastreadores, alertando que o país poderá voltar a confinar.

“O desconfinamento só será bem sucedido sem avanços e recuos se for acompanhado por uma estratégia massiva de testagem e por um controlo sanitário ao nível do reforço das equipas dos rastreadores”, defendeu o presidente do CDS-PP, citado pela agência Lusa.

Francisco Rodrigues dos Santos falava aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa, no final de uma reunião com o Fórum para a Competitividade, tendo sido questionado sobre o plano de desconfinamento apresentado pelo Governo na quinta-feira.

“Parece-me evidente que sem uma estratégia de testagem massificada, que ainda não sabemos se está implementada, porque o Governo do pé para o mão disse que ia abrir a nossa economia gradualmente e nomeadamente as escolas, e sem reforço das equipas de rastreadores, estamos a criar uma ilusão aos portugueses de que vão poder desconfinar mas não o farão em segurança”, salientou.

Na ótica de Francisco Rodrigues dos Santos, se o desconfinamento não acontecer “em termos verdadeiramente controlados do ponto de vista sanitário, o país vai andar aos avanços e aos recuos, o que significará uma vez mais a falta de planeamento e de previsão que mais tarde terá uma fatura e uma consequência que é provavelmente teremos que voltar a confinar se estas situações não forem devidamente acauteladas”.

“É importante perceber se o Governo, na altura em que está a planear o desconfinamento, prevê a implementação massiva desta estratégia de testagem porque se não formos capazes de o fazer, testando o maior número de portugueses possível, vamos ser incapazes de identificar aqueles que estão infetados, vamos ser incapazes de travar as cadeias de contágio e daqui a um tempo vai ter novamente de utilizar uma bomba atómica que serão os confinamentos, porque o Governo foi incapaz de prever e de planear”, insistiu o líder centrista, apontando que o número de testes realizados tem “vindo a descer”.

O CDS também quer saber “quantos novos rastreadores tem neste momento o país”, salientando que o CDS tem pedido e o Governo tem prometido “reforçar estas equipas de rastreadores de saúde pública” mas continua-se “a demorar em média seis dias a contactar todas as pessoas que estiveram em contacto com os infetados, e 80% dos infetados não sabem como é que contraíram a doença”.

Francisco Rodrigues dos Santos questionou igualmente se as escolas estão preparadas “para testar massivamente” a comunidade escolar, como foi anunciado, e insistiu que é necessário um “controlo sanitário nas fronteiras”, para “impedir a entrada daqueles que estão infetados”.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quinta-feira o plano de desconfinamento, que disse ser “a conta-gotas”. Esta segunda-feira reabriram creches, ensino pré-escolar, escolas do primeiro ciclo de ensino e as atividades de tempos livres para as mesmas idades, o comércio ao postigo e estabelecimentos de estética.

O plano prevê novas fases de reabertura a 05 e 19 de abril e a 03 de maio, mas as medidas podem ser revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou que o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapasse 1.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …