CDS exige troca de artista na Bienal de Veneza ou demissão da ministra da Cultura

António Cotrim / Lusa

A artista portuguesa Leonor Antunes, selecionada para representar o país na 58.ª Bienal de Arte de Veneza, disse, esta semana, que nunca aceitaria representar internacionalmente o país se o atual Governo fosse de direita. 

“Se estivesse o PSD ou o CDS no Governo, não aceitaria. Embora sejam partidos democráticos, defendem valores em que não acredito”, afirmou.

As declarações da artista portuguesa geraram polémica e acabaram por envolver a ministra da Cultura, Graça Fonseca. Agora, e segundo avança o Jornal de Notícias esta sexta-feira, o CDS exige a substituição da artista ou a demissão da ministra.

Em declarações ao matutino, Nuno Melo, eurodeputado do CDS, afirmou que se impõe uma atitude por parte do Governo: “Retira o apoio a Leonor Antunes, que renega uma grande parte dos portugueses que, com o seus impostos, contribuem para pagar a representação na Bienal [500 mil euros], ou a ministra da Cultura tem de demitir-se.”

Paulo Rangel, eurodeputado do PSD, disse também em declarações ao diário que “o silêncio da ministra Graça Fonseca não é aceitável”.

“A ministra tem falhado sistematicamente e, desta vez, voltou a demonstrar que não tem a mínima sensibilidade para o cargo. O Estado tem um dever de neutralidade que ela tem obrigação de repor, distanciando-se das declarações infelizes e facciosas da artista”, afirmou o eurodeputado do PSD.

Contudo, as críticas a Leonor Antunes não surgem apenas da direita. Francisco Assis, eurodeputado do PS, disse também que garante não entender “por que razão a ministra não se distanciou imediatamente daquela declaração absurda”.

Na mesma linha, posicionou-se também o eurodeputado do PCP João Ferreira, afirmando que a preferência partidária da artista “não deve determinar a sua seleção nem o seu afastamento da bienal”, disse citado pelo JN.

O Ministério da Cultura recusou pronunciar-se sobre a polémica, lembrando que Leonor Antunes foi “escolhida por concurso e não por convite”.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Este CDS é a comédia nacional… meu deus!
    A senhora tem o direito a pronunciar-se sobre as suas preferências…
    São tão ridículos estes tipos…

  2. Estes senhores são do partido que vetou o livro do único Nobel da Literatura português, por ser de esquerda, e agora vêm com lições de moral.
    Acham que as pessoas têm memória curta. Ridículo!!!

  3. Mas quem é o CDS, atual, para exigir o que quer que seja?
    A única coisa que o CDS pretende é ganhar protagonismo, já que aquele que a Dona Cristas assume é o protagonismo de vão de escada.

  4. Só se safa neste País quem alinha com os Desgovernos.
    Mais um taxo que vai atuar para alguns e, alguns a apoiar.
    Miserável portugal, onde vais para…

  5. É assim a esquerda.
    A direita ganha as eleições democraticamente e eles não aceitam. A esquerda ganha eleições de fantochada (vidé Venezuela ou Cuba) e qualquer crítica é contra o povo.
    Moral da história: A democracia só é boa se os resultados convierem à esquerda.
    Por estas e por outras é que me curei logo em 1976…

    • Exatamente. O partido que mais foi votado pelos portugueses, nas últimas legislativas, foi um dos dois partidos que esta artista parasita, hostiliza. Isto é democracia ou é governança parasitoide esquerdoide ? Estamos a caminhar para um Portugal triste e pequenino, com certa tralha proliferante.

  6. Entao se o partido do governo fosse o PsD e ela fosse selcionada por concurso, recusava ir representar o pais??
    E há quem ache isto aceitável?
    Só se forem tao fundamentalistas e poico democraticos como ela!

  7. Meio milhão de euros para Portugal estar representado numa Bienal de Arte !!!
    Anda uma pessoa a trabalhar e a pagar impostos à grande para custear isto, com tanta coisa mais importante e urgente para resolver no nosso país !

  8. Essa senhora não tem o direito e nem deve representar Portugal, é livre de ter a opinião que entender sobre política mas se não se sentiria à vontade para representar o país que é de todos e com o dinheiro de todos nesse caso deveria ter tido a coragem de não aceitar o convite porque neste caso também metade dos portugueses não se sentirão representados por tal personagem, mas uma vez que não teve a coragem e a honradez de o fazer optando pelo oportunismo deveria ser a senhora ministra a prescindir de tal pessoa, não o fazendo ficam as duas muito mal na fotografia. Ainda à dias uma misse Portugal nascida na Venezuela foi expulsa do concurso de misse Mundo só porque criticou o regime fascista do senhor Maduro que como todo o Mundo sabe está a matar o povo à fome e à repressão e a arruinar o país por completo, parece mais que justa a crítica a tal regime por quem sofre na pela as consequências, mas duvido que a tal senhora Leonor Antunes estivesse virada para aí.

RESPONDER

Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota. Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima …

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …