Sem Poiares Maduro, CDS deve apoiar Baptista Leite para Lisboa

ppdpsd / Flickr

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite

Com Miguel Poiares Maduro fora da corrida eleitoral, o CDS olha para o social-democrata Ricardo Baptista Leite como possível candidato à Câmara Municipal de Lisboa.

Miguel Poiares Maduro reiterou a sua indisponibilidade para avançar com uma candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. Embora seja apontado constantemente como eventual substituto de Fernando Medina, o ex-ministro de Passos Coelho rejeita entrar na corrida eleitoral.

“Não fui contactado nem estou em condições, por diferentes motivos, de poder sequer ponderar essa hipótese”, disse Poiares Maduro em declarações ao Observador.

Com Poiares Maduro fora da corrida, é Ricardo Baptista Leite quem é apontado como possível sucessor de Medina. Em junho do ano passado, já se falava do seu nome para a autarquia.

“Só tenho um pensamento: acabar com a covid-19 em Portugal. Quando acabarmos com a pandemia terei todo o gosto em voltar a conversar e a discutir todas as questões políticas e de ambições que todos os políticos têm. Neste momento, temos de estar todos focados no objetivo comum. Sem resolvermos a pandemia, não há ambição que nos valha”, disse o social-democrata, na altura, em declarações ao Expresso.

Baptista Leite foi uma das figuras que, no início do ano, o primeiro-ministro António Costa acusou de estarem envolvidos numa campanha para denegrir a imagem externa do país durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

De acordo com o primeiro-ministro, o eurodeputado do PSD Paulo Rangel, o antigo ministro Miguel Poiares Maduro e, “numa outra frente, essa sanitária”, o deputado social-democrata Ricardo Batista Leite “lideram uma campanha internacional contra Portugal”.

As acusações de António Costa acabaram por virar os holofotes para Ricardo Baptista Leite – pelas melhores razões. O PSD passou a olhar para ele como possível candidato no momento certo.

O assalto à sucessão de Fernando Medina será protagonizado por uma coligação entre PSD e CDS, garante o Observador. Francisco Rodrigues dos Santos parece disposto a abdicar do lugar de cabeça de lista nessa coligação, abrindo as portas à entrada de um candidato ‘laranja’.

“Para mim, a prioridade é a direita conseguir fazer uma plataforma que derrote o PS e Fernando Medina. Isso obriga a que eu e Rui Rio tenhamos um diálogo estruturado para chegar à melhor solução possível. Mesmo que essa possibilidade [de ser apenas número dois] venha a acontecer”, disse o líder do CDS em entrevista ao jornal, em janeiro.

Assim, Francisco Rodrigues dos Santos não exclui a hipótese de apoiar Ricardo Baptista Leite à Câmara Municipal de Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …