Sem Poiares Maduro, CDS deve apoiar Baptista Leite para Lisboa

ppdpsd / Flickr

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite

Com Miguel Poiares Maduro fora da corrida eleitoral, o CDS olha para o social-democrata Ricardo Baptista Leite como possível candidato à Câmara Municipal de Lisboa.

Miguel Poiares Maduro reiterou a sua indisponibilidade para avançar com uma candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. Embora seja apontado constantemente como eventual substituto de Fernando Medina, o ex-ministro de Passos Coelho rejeita entrar na corrida eleitoral.

“Não fui contactado nem estou em condições, por diferentes motivos, de poder sequer ponderar essa hipótese”, disse Poiares Maduro em declarações ao Observador.

Com Poiares Maduro fora da corrida, é Ricardo Baptista Leite quem é apontado como possível sucessor de Medina. Em junho do ano passado, já se falava do seu nome para a autarquia.

“Só tenho um pensamento: acabar com a covid-19 em Portugal. Quando acabarmos com a pandemia terei todo o gosto em voltar a conversar e a discutir todas as questões políticas e de ambições que todos os políticos têm. Neste momento, temos de estar todos focados no objetivo comum. Sem resolvermos a pandemia, não há ambição que nos valha”, disse o social-democrata, na altura, em declarações ao Expresso.

Baptista Leite foi uma das figuras que, no início do ano, o primeiro-ministro António Costa acusou de estarem envolvidos numa campanha para denegrir a imagem externa do país durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

De acordo com o primeiro-ministro, o eurodeputado do PSD Paulo Rangel, o antigo ministro Miguel Poiares Maduro e, “numa outra frente, essa sanitária”, o deputado social-democrata Ricardo Batista Leite “lideram uma campanha internacional contra Portugal”.

As acusações de António Costa acabaram por virar os holofotes para Ricardo Baptista Leite – pelas melhores razões. O PSD passou a olhar para ele como possível candidato no momento certo.

O assalto à sucessão de Fernando Medina será protagonizado por uma coligação entre PSD e CDS, garante o Observador. Francisco Rodrigues dos Santos parece disposto a abdicar do lugar de cabeça de lista nessa coligação, abrindo as portas à entrada de um candidato ‘laranja’.

“Para mim, a prioridade é a direita conseguir fazer uma plataforma que derrote o PS e Fernando Medina. Isso obriga a que eu e Rui Rio tenhamos um diálogo estruturado para chegar à melhor solução possível. Mesmo que essa possibilidade [de ser apenas número dois] venha a acontecer”, disse o líder do CDS em entrevista ao jornal, em janeiro.

Assim, Francisco Rodrigues dos Santos não exclui a hipótese de apoiar Ricardo Baptista Leite à Câmara Municipal de Lisboa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …