/

Sem Poiares Maduro, CDS deve apoiar Baptista Leite para Lisboa

ppdpsd / Flickr

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite

Com Miguel Poiares Maduro fora da corrida eleitoral, o CDS olha para o social-democrata Ricardo Baptista Leite como possível candidato à Câmara Municipal de Lisboa.

Miguel Poiares Maduro reiterou a sua indisponibilidade para avançar com uma candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. Embora seja apontado constantemente como eventual substituto de Fernando Medina, o ex-ministro de Passos Coelho rejeita entrar na corrida eleitoral.

“Não fui contactado nem estou em condições, por diferentes motivos, de poder sequer ponderar essa hipótese”, disse Poiares Maduro em declarações ao Observador.

Com Poiares Maduro fora da corrida, é Ricardo Baptista Leite quem é apontado como possível sucessor de Medina. Em junho do ano passado, já se falava do seu nome para a autarquia.

“Só tenho um pensamento: acabar com a covid-19 em Portugal. Quando acabarmos com a pandemia terei todo o gosto em voltar a conversar e a discutir todas as questões políticas e de ambições que todos os políticos têm. Neste momento, temos de estar todos focados no objetivo comum. Sem resolvermos a pandemia, não há ambição que nos valha”, disse o social-democrata, na altura, em declarações ao Expresso.

Baptista Leite foi uma das figuras que, no início do ano, o primeiro-ministro António Costa acusou de estarem envolvidos numa campanha para denegrir a imagem externa do país durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

De acordo com o primeiro-ministro, o eurodeputado do PSD Paulo Rangel, o antigo ministro Miguel Poiares Maduro e, “numa outra frente, essa sanitária”, o deputado social-democrata Ricardo Batista Leite “lideram uma campanha internacional contra Portugal”.

As acusações de António Costa acabaram por virar os holofotes para Ricardo Baptista Leite – pelas melhores razões. O PSD passou a olhar para ele como possível candidato no momento certo.

O assalto à sucessão de Fernando Medina será protagonizado por uma coligação entre PSD e CDS, garante o Observador. Francisco Rodrigues dos Santos parece disposto a abdicar do lugar de cabeça de lista nessa coligação, abrindo as portas à entrada de um candidato ‘laranja’.

“Para mim, a prioridade é a direita conseguir fazer uma plataforma que derrote o PS e Fernando Medina. Isso obriga a que eu e Rui Rio tenhamos um diálogo estruturado para chegar à melhor solução possível. Mesmo que essa possibilidade [de ser apenas número dois] venha a acontecer”, disse o líder do CDS em entrevista ao jornal, em janeiro.

Assim, Francisco Rodrigues dos Santos não exclui a hipótese de apoiar Ricardo Baptista Leite à Câmara Municipal de Lisboa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.