CDS cola Governo de Costa a Sócrates. “Um país a cair aos pedaços”

Hélder Amaral / Facebook

Hélder Amaral, deputado do CDS-PP

O CDS-PP “colou” nesta quarta-feira vários ministros de António Costa ao Governo de José Sócrates, responsabilizando-os pelos problemas financeiros que dificultam a recuperação de infraestruturas de “um país a cair aos pedaços”.

“As infraestruturas públicas estão, dia após dia, a colapsar”, afirmou o deputado centrista Helder Amaral na abertura de uma interpelação ao Governo, na Assembleia da República, em Lisboa, em que também acusou o executivo de incompetência e falta de rigor.

A maioria dos ministros “não se pode queixar com o desconhecimento, pois são os mesmos que estão na origem do problema – a dívida escondida do PS que foi recuperada pelo governo PSD/CDS”, disse.

O PS, acusou Helder Amaral, “criou o problema, conhecia-o e concordou com as soluções” do plano estratégico de transportes e infraestruturas 2014-2020. O deputado do CDS deu o exemplo de vários ministros que estiveram no Governo de José Sócrates e estão hoje no executivo, a começar pelo primeiro-ministro, António Costa, mas também Eduardo Cabrita, Maria Manuel Leitão Marques, Pedro Marques, Ana Paula Vitorino ou Vieira da Silva.

Antes mesmo de começar o debate, o Governo informou ter lançado novos concursos de fundos europeus, no valor de 460 milhões de euros, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, aprovada pela Comissão Europeia no passado dia 7 de dezembro. Segundo dados disponibilizados à agência Lusa, os 460 milhões de euros vão alavancar um investimento global de 1,2 mil milhões de euros.

A reprogramação do Portugal 2020 envolve cerca de 2,7 mil milhões de euros, dos quais aproximadamente 2,4 mil milhões de euros para três eixos principais, e vai dinamizar um investimento global de 7,3 mil milhões de euros, tinha já precisado o Ministério do Planeamento e Infraestruturas. Nos 10 minutos de que dispunha, Helder Amaral deu uma série de exemplos para tentar provar a fragilidade da manutenção das infraestruturas em Portugal, responsabilizando o atual executivo.

Alguns exemplos são o aumento de 85% do risco de acidentes nas linhas de comboio, portos do continente com quebra de 3,8% em carga movimentada, as avarias nos comboios Alfa Pendulares, a circulação interrompida na linha do Douro devido a deslizamentos. Outros casos são, segundo Helder Amaral, as promessas por cumprir na conclusão de troços de obras no Itinerário Complementar 6, na Estrada Nacional 125 ou nas obras na Linha do Douro.

O Estado “que falha nas infraestruturas físicas”, concluiu o deputado centrista, é o mesmo que “falhou aos portugueses” nos grandes incêndios do ano passado, em Pedrogão Grande, ou em Monchique, este verão, no furto de material militar em Tancos. “Ou mais recentemente no incompreensível colapso da estrada de Borba em que insiste em não pagar, independentemente do necessário apuramento de responsabilidades, aos familiares as indemnizações devidas”, disse ainda.

O Governo minoritário do PS, concluiu, “não é capaz de garantir a segurança da população” devido às “cativações exigidas” pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, que é também presidente do Eurogrupo. Helder Amaral voltou a responsabilizar o PS e atuais ministros, que já o tinham sido com Sócrates, pela situação do país, afirmando que sabiam, e concordaram, com o memorando da troika que previa a redução do serviço publico prestado pelo Estado, o aumento do IVA na eletricidade.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Em pedaços está o cds e o psd há muito tempo e o medo destes palhaços amarelos e laranjas é o da possibilidade de poderem ir por água abaixo definitivamente!!!

RESPONDER

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …