CDS aposta em Cecília Meireles para líder parlamentar

Tiago Petinga / Lusa

A deputada do CDS-PP, Cecília Meireles

A deputada do CDS-PP, eleita pelo círculo do Porto, deverá ser a escolhida para suceder a Nuno Magalhães na bancada parlamentar centrista.

Segundo a TSF, a votação para escolher o novo líder parlamentar do CDS está marcada para sexta-feira, mas a rádio avança que a escolha recaiu em Cecília Meireles, vice-presidente centrista eleita pelo círculo do Porto.

Depois da derrota nas Legislativas, nas quais o CDS conseguiu apenas 4,22% dos votos, a jurista vai ficar encarregue de suceder a Nuno Magalhães na bancada parlamentar centrista e liderar assim o grupo de cinco deputados (quando na anterior legislatura eram 18).

A rádio escreve que o deputado centrista eleito por Braga, Telmo Correia, também seria uma opção para ser líder parlamentar, uma vez que também já esteve na liderança da bancada. João Almeida, por sua vez, ficou fora dos planos porque deverá entrar na corrida à liderança do partido

Neste momento, há dois candidatos confirmados para suceder a Assunção Cristas: Abel Matos Santos, porta-voz da corrente interna Tendência Esperança em Movimento (TEM), e o empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo. O 28.º Congresso Nacional do CDS ficou marcado para 25 e 26 de Janeiro de 2020, em local ainda a definir.

“Os Verdes” também têm novo líder parlamentar

Também de acordo com a TSF, com Heloísa Apolónia fora da Assembleia da República, será o deputado José Luís Ferreira a tomar conta do grupo parlamentar do partido ecologista “Os Verdes” (PEV).

A decisão foi anunciada pelo partido, esta quarta-feira, que vai contar ainda com Mariana Silva, eleita na quarta posição da lista do círculo eleitoral de Lisboa, no Parlamento.

José Luís Ferreira já exerce o mandato de parlamentar há três legislaturas seguidas, tendo sido já chefe de gabinete da bancada do PEV entre 1995 e 2002.

Depois de 24 anos no Parlamento, Heloísa Apolónia não conseguiu ser eleita nas Legislativas do passado dia 6 como cabeça-de-lista por Leiria. A Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta “Os Verdes” e Partido Comunista, alcançou 6,33% dos votos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …