Votos dos emigrantes elegeram dois deputados do PS e mais dois do PSD

Os votos dos emigrantes portugueses elegeram dois deputados do PS e dois do PSD, segundo os resultados divulgados no site da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral.

De acordo com os dados conhecidos pelas 08h50, pelo círculo da Europa o PS elegeu Paulo Pisco e o PSD Carlos Gonçalves, e pelo circulo fora da Europa foram eleitos José Cesário (PSD) e Augusto Santos Silva (PS).

De acordo com a TSF, Augusto Santos Silva deverá ser substituído por Paulo Porto Fernandes, quando assumir o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, como já acontecia na anterior Legislatura.

A rádio avança ainda que esta é a primeira vez em 20 anos que o PS elege um deputado fora do círculo eleitoral da Europa. “É uma grande vitória. Há 20 anos que o Partido Socialista não tinha uma evolução nos resultados dos círculos da emigração (…). Revela bem que a aposta foi ganha”, declarou Paulo Pisco.

Relativamente aos votos dos emigrantes, o PS recebeu 26,24% dos votos; o PSD contou com 23,42%, o PAN ficou com 4,84% dos votos; o BE com 4,75%; o CDS-PP com 3,36% e a CDU com 2,04%.

Dentro dos pequenos partidos, destaque para o PDR que recebeu 1,61% dos votos. A Iniciativa Liberal (IL) teve 1,35%; o PNR ficou com 1,17%; o PCTP-MRPP com 0,97%; o Livre com 0,96%; o Chega com 0,87%; o MPT com 0,84%; o Aliança com 0,74%; o Nós, Cidadãos com 0,74%; o PURP com 0,67%; o PTP com 0,51%; o RIR com 0,46%; o JPP com 0,38%; o PPM com 0,35% e o MAS com 0,11%.

No entanto, escreve a TSF, o destaque vai para a elevada percentagem de votos nulos (22,33%), sendo que dos 158.252 votos recebidos, 35.331 não foram considerados válidos. A maioria dos casos devido à falta do documento de identificação do eleitor.

Relativamente à abstenção, de 1.441.344 eleitores, apenas 154.983 votaram, o que se traduz numa percentagem de quase 90%, avança o semanário Expresso.

Fechadas as contas, o PS elegeu nestas Legislativas um total de 108 deputados, com 36,34% dos votos, vencendo sem maioria absoluta, para a qual precisaria de, pelo menos, 116 deputados. O PSD ganhou 79 deputados, com 27,76% dos votos.

Para a Assembleia da República elegeram ainda deputados o Bloco de Esquerda (9,52% dos votos e 19 deputados), CDU (6,33% e 12 deputados), CDS-PP (4,22% e cinco deputados), PAN (3,32% e quatro deputados), Chega (1,29% e um deputado), Iniciativa liberal (1,29% e um deputado) e Livre (1,09% e um deputado).

Com os resultados dos votos dos emigrantes portugueses, a taxa de abstenção subiu para 51,43%. Votaram no total mais de cinco milhões de portugueses (5.251.064), num universo de quase onze milhões de inscritos (10.810.240), avança o Observador.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …