CDS propõe bónus para profissionais de saúde e acusa Governo de “incompetência”

Mário Cruz / Lusa

O CDS entregou, esta terça-feira, na Assembleia da República, um projeto de resolução no qual propõe a atribuição de uma remuneração extraordinárias aos profissionais que estão na linha da frente no combate à covid-19.

Os centristas entregaram, na Assembleia da República, um projeto de resolução a recomendar ao Governo que “estude e elabore um mecanismo que permita atribuir aos profissionais, designadamente aos de saúde, que se encontram na linha da frente no combate à pandemia, uma remuneração extraordinária, ainda que simbólica, a título de prémio e reconhecimento pelo seu extraordinário desempenho, dedicação e esforço”.

“Os profissionais de saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros, técnicos superiores, assistentes técnicos ou assistentes operacionais, são, de entre todos os portugueses, os que encabeçam este combate e estão a fazê-lo de forma hercúlea, com abnegação e com muitos sacrifícios, particularmente pessoais e familiares”, refere o diploma, citado pelo Sol.

Para sustentar o projeto, o CDS refere exemplos de outros países que deram prémios aos profissionais de saúde, nomeadamente o Governo francês, que anunciou a atribuição de um prémio aos profissionais de saúde, pelo seu empenho no combate à covid-19.

A Suécia e Alemanha têm também implementado ou estão a estudar medidas de maior apoio aos profissionais de saúde.

A resolução do CDS-PP recomenda ainda ao Governo que “pondere definir e atribuir uma majoração no pagamento das horas extraordinárias” aos profissionais na “linha da frente do combate à pandemia, designadamente aos profissionais de saúde”.

No mesmo dia, em declarações aos jornalistas, Telmo Correia afirmou que o CDS pedirá esclarecimentos ao Governo, considerando “inconcebível” que o setor da saúde tenha ficado excluído em abril do pagamento de aumentos estabelecido para a função pública.

“De entre todos, se alguém não poderia falhar neste aumento neste momento são os que estão na primeira linha a tratar dos doentes e combater esta pandemia. É um falhanço inacreditável e só pode ser compreendido à luz de uma incompetência inexplicável”, afirmou o líder parlamentar.

O Público avançou esta terça-feira que os profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, não vão receber já o aumento de 0,3% que vai ser pago a todos os funcionários públicos este mês. A culpa é de um erro informático.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. e bonus para os outros profissionais?
    Tais como os de transportes de mercadorias que se arriscaram a ir a países onde o surto era bem maior para trazer bens alimentares entre outros…
    Tais como os policias que se arriscavam a lidar com situações de possíveis contágios…
    Tais como os bombeiros que iam socorrer doentes, transportavam doentes, que socorriam em emergências de acidentes e incêndios…
    Tais como todos os motoristas de autocarros…
    Tais como os profissionais de telecomunicações que nunca se recusaram para que as comunicações nunca falhassem em tempo de pandemia…
    Tais como os caixas de supermercado que nunca falharam para todos nós conseguíssemos ir buscar os alimentos, e que se expunham diariamente.
    Estamos a falar de um País inteiro que se disponibilizou e que batalhou contra esta pandemia, uns mais que outros é certo, mas é injusto que se venha agora falar em bónus para apenas um sector quando todos contribuíram!
    Já para não falar que se avizinham tempo de crise e não me parece bem bónus nesta altura, e que vão ser pagos por todos!

    • eu explico-Lhe … – ONTEM já os funcionários públicos haviam recebido o aumento – EXCEPTO A SAÚDE – ora se os aumentos são de facto uma estupidez nesta altura, muito mais estúpido é que se atribua a quem está em casa no bem bom a receber a 100% e sem descontar férias e não se atribua (já) aos do sector da saúde, que são de facto os únicos que viram trabalho aumentar e muito

      • Não, eu explico-lhe! Porque infelizmente não percebeu, o que o que trata a noticia e o meu comentário, é de um BONUS e não dos aumentos que vão receber na mesma e com retroactivos.
        Para a próxima convém ler melhor para não fazer figura de urso!

  2. O CDS está cada vez pior e mais parecido com o Chega do Ventura… agora estão muito preocupados com os profissionais de saúde…
    Podiam juntar os dois partidos e formar o Chega de CDS!!

  3. Acho piada a este país.

    Quem não faz nada critica sempre quem está a fazer. É uma posição fácil. Quem está a trabalhar e fazer coisas nem sempre acerta. Às vezes comete erros ou toma más decisões. Ninguém é perfeito.

    Mas quem não faz absolutamente NADA tem sempre razão. Só precisa de ficar sentado, armado em treinador de bancada. Isso dá uma grande saída em Portugal.

    Quando estiveram no poleiro, o que é que fizeram pelos médicos? Quem é que está agora a tentar resolver os problemas com um SNS no estado em que vocês o deixaram? Calem-se pá! Ajudem, ou então saiam da frente e deixem trabalhar os outros.

RESPONDER

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …

Manchester United e Liverpool querem Raphinha, ex-Sporting

Raphinha, antigo jogador do Sporting CP e do Vitória SC, está a ser sondado pelo Manchester United e pelo Liverpool. O brasileiro tem estado em destaque na Premier League, ao serviço do Leeds. Manchester United e …