CDS quer que alunos que ficam de fora nas universidades públicas possam pagar para entrar

António Cotrim / Lusa

O CDS-PP quer que os alunos que ficam de fora dos concursos das universidades públicas possam pagar para entrar nos estabelecimentos de ensino, à semelhança do que acontece já com estudantes estrangeiros, escreve o jornal Público.

Esta é mais uma das propostas do partido para as eleições legislativas de outubro, apresentada pela líder centrista, Assunção Cristas, esta terça-feira.

Na prática, o CDS-PP quer que as vagas criadas pelas universidades públicas que não são incluídas na lista do numerus clausus, e que são depois ocupadas por alunos estrangeiros que pagam o curso, possam ser ocupadas por alunos portugueses que ficaram de fora do ensino superior no concurso nacional de acesso.

Tal como recorda o diário, o numerus clausus corresponde ao número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso ao ensino superior, sendo estabelecido para cada curso e instituição consoante o número de vagas que o Estado aceita financiar e para as quais define também a propina máxima a pagar pelos alunos que entram pelo concurso.

Contudo, as próprias universidade podem, se tiverem essa capacidade, abrir mais vagas para além do valor definido no numerus clausus para os mesmos cursos. Estas vagas servem para receber alunos estrangeiros que pagam os seus estudos a preços de mercado. Desta forma, as instituições conseguem fontes de financiamento e ganham ainda notoriedade a nível internacional.

E é exatamente nestas vagas criadas paralelamente ao numerus clausus que o CDS-PP quer permitir que os alunos portugueses que não tenham entrado através do concurso nacional de acesso possam vir a aceder.

No entender do partido, não faz “nenhum” sentido que os alunos vindos de fora da União Europeia possam entrar nas universidades portuguesas em vagas criadas para esse efeito e que os alunos portugueses não o possam fazer, mesmo pagando para esse efeito.

“Não faz qualquer sentido que uma família portuguesa, cujo filho não se classificou para entrada no curso ou na escola da sua preferência, dado o numerus clausus, não possa escolher aceder a essa vaga pagando o seu custo real, tal como pode escolher uma universidade privada ou uma universidade estrangeira”, diz o CDS-PP, citado pelo diário.

“Ou seja, os alunos que ficaram de fora podem, se quiserem, entrar pela sua ordem de classificação, pagando os preços de mercado”, em vez de recorrerem ao ensino privado ou optarem por irem para o estrangeiro ou terem de esperar pelo concurso nacional de acesso ao Ensino Superior do ano seguinte.

A medida não prejudicará o Ensino Superior privado, servindo antes para a aumentar a concorrência entre as universidades, segundo explicou o CDS-PP. “Quanto maior a concorrência, melhor será o ensino”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O CDS quer lol
    Se quer, se tem esse desejo, então que avance com uma iniciativa parlamentar e leve a votação dos deputados! Tal como milhares de votações que são feitas todos os anos na assembleia da republica!
    Isto é noticia?

  2. Mais que justo principalmente para os que não sabem valorizar o preço que se paga para não estarem inseridos no rol da classificação de burros, o pior muitos já exibindo canudos universitários comprados é obvio, sem porém saber, onde enfiá-los.

  3. Ahhhh, já percebi. É mais ou menos assim. O filho do pobre tem de ser inteligente e estudar. O filho do rico até pode ser um grande burro e andar sempre na borga mas entrará de qualquer forma.
    Ó Cristas e que tal esta ideia que agora me surgiu: e porque não permitir aos alunos que chumbem na universidade e que nunca mais consigam terminar os cursos, que possam pagar para ficarem licenciados? E preferencialmente a um qualquer domingo?

    Parece-me uma boa ideia.
    Com franqueza. Já votei por diversas vezes entre PSD e CDS mas neste momento vou votar em quem? Alguém que me ajude!

  4. o que esta não faz por dinheiro, em público. como não será em privado, deve ser o bom e o bonito, haja graveto que ela faz tudo.

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …