Morte de aluna agredida atribuída a uma “paragem cardíaca”

A estudante de 11 anos encontrada inconsciente numa escola do concelho de Sintra teve morte cerebral em consequência de uma paragem cardíaca, revelou a direção clínica dos Centros Hospitalares de Lisboa Norte.

A autópsia ao corpo da menina permitiu perceber que “sofreu uma paragem cardíaca que evoluiu para morte cerebral” e que “não havia qualquer sinal de trauma, nem foi esta a causa de morte”.

A aluna do 5º ano deu entrada na segunda-feira no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde se encontrava em coma na unidade de Cuidados Intensivos. A jovem acabou por morrer esta quinta-feira.

Segundo um comunicado emitido pela Direcção do estabelecimento onde a menina estudava, uma escola básica do agrupamento de escolas Miguel Torga, em Monte Abraão, citado pelo Expresso, a aluna morreu “na sequência de um acontecimento repentino ocorrido na escola, durante o primeiro intervalo da tarde de segunda-feira”.

O diretor do agrupamento terá relatado ao Ministério da Educação que a aluna esteve envolvida num “arrufo”, tendo garantido no entanto que o episódio não justificaria em nada o que viria a acontecer depois.

“A menina foi agredida por outra colega. Bateu com a cabeça num dos cacifos e perdeu os sentidos”, contou ao CM uma fonte próxima da família.

O Ministério da Educação afirma que a aluna teve assistência médica ainda na escola e foi transportada de urgência para o Hospital de Santa Maria, onde permaneceu em coma na unidade de cuidados intensivos, acabando por morrer na quinta-feira.

Segundo a direcção clínica dos Centros Hospitalares de Lisboa Norte, a aluna “foi vítima de paragem cardíaca na sua escola” e a situação “evoluiu para morte cerebral devido ao tempo prolongado de paragem cardíaca”.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, enviou “condolências à família” numa nota divulgada à imprensa, confirmando que “acompanha as diligências para apurar as causas da morte desta aluna de 11 anos“.

A família da criança e a turma onde ela estava integrada estão a ser acompanhadas pela Escola, nomeadamente pela psicóloga do agrupamento, revela ainda o ministro.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A verdade é que há várias versões do acontecimento e se existiu alguma briga ou se a menina devido a isso veio a bater com a cabeça ou poderia mesmo já sofrer de alguma anomalia e devido à exaltação acabar por se sentir mal o certo é que não se sabe qual das versões é verdadeira e parece que alguém está a fugir aos esclarecimentos inclusive parece que a chamada dos bombeiros foi tardia e alguém deverá prestar os devidos esclarecimentos para que não restem dúvidas até por que já começam a ser problemas a mais nas escolas e parece haver a tendência a abafá-los.

  2. Falta neste artigo a palavra-chave “Bullying”. Goza com um miúdo na Internet, é bullying. Goza com um miúdo porque é gordo, é bullying. Goza com um miúdo porque tem óculos, é bullying. Bate com a cabeça de um miúdo no cacifo até ele desmaiar, é um arrufo, e logo por azar fatal. Então e não havia auxiliares de educação por lá a vigiar? Devia ser a hora do cafezinho ou do cigarrinho, então é a selva nas escolas. Ainda por cima em Monte Abraão, onde há muitas pessoas com problemas económicos, sociais e de integração, a escola devia ser para as crianças um oásis de paz e fraternidade no deserto de violência e revolta que se vive por lá, acho que podemos fazer melhor…

    • Mentalidade do bota-abaixo. Se soubesse da falta de pessoal auxiliar existente nas escolas para tanta criança não falava assim.
      Acresce o facto que a maior parte das crianças vêm muito mal educadas de casa. Há pais que pouco se importam com os filhos e despejam-nos nas escolas para outros fazerem o que deviam ter feito em casa que é educá-los e prepará-los para a vida.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …