Documentário alarma católicos com hipótese de o Papa querer abdicar

@franciscus / Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram

Um documentário exibido num canal de televisão italiano está a alarmar católicos e não católicos por todo o mundo. Isto porque recupera as declarações do Papa Francisco que disse ter a “sensação” de que vai ficar por “pouco tempo” no lugar de Sumo Pontífice.

“Papa Francesco: come Dio comanda” (“Papa Francisco: como Deus ordena” na tradução para português) é o título do documentário que foi exibido, neste domingo, em Itália, pelo canal Sky Atlantic.

Feito no âmbito dos 80 anos do Papa que se assinalam no próximo sábado, dia 17 de Dezembro, o filme em torno de Francisco recupera uma declaração que fez no ano passado, numa entrevista ao canal de televisão mexicano Televisa, onde disse ter “a sensação” de que só ficaria “quatro ou cinco anos” como Papa.

“Tenho a sensação de que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo”, disse Francisco.

A recuperação destas palavras, assinalada por diversos órgãos de informação, está a alarmar católicos, e não só, de todo o mundo, até porque, em Março de 2017, completar-se-ão quatro anos do Pontificado do Papa Francisco.

No documentário de Diana Ligorio e de Salvatore Mazza, realizado com a batuta do Padre jesuíta Antonio Spadaro, director da revista Civilità Cattolica, mostra-se um lado mais pessoal do Papa com recurso a imagens amadoras, registadas através de telemóveis, e reúnem-se declarações feitas por Francisco.

O Papa revela, por exemplo, como lhe custou a mudança de hábitos quando foi para o Vaticano e fala do desejo de “poder sair um dia, sem que ninguém [o] reconhecesse, e poder entrar numa pizzaria para comer uma pizza”.

Francisco também diz que a Igreja precisa de uma reforma, por estar demasiado agarrada a velhas tradições, e queixa-se do apertado protocolo do Vaticano.

“Tenho milhares de problemas com o protocolo cerimonial, mas tenho que o respeitar. Sabe a diferença entre o terrorismo e o protocolo cerimonial? Pode negociar-se com o terrorismo“, salienta o Papa numa declaração que está a ser criticada por alguns, nomeadamente por insinuar que se pode negociar com terroristas.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Será que isto também é uma noticia falsa?… Eu sigo os conselhos do nosso Papa e não quero ter nada a ver com coprofilia… O Papa considera que lerem notícias falsas é como sentirem-se sexualmente atraídos por excrementos (coprofilia)… Não admira que o representante de Cristo na terra deseje ir embora depois dessa analogia sórdida e de profundo mau gosto… Mas qual será o receio desses senhores poderosos no mundo, com aquilo que chamam de “notícias falsas”?… Quem são eles para dizer o que é ou não é falso? Os réus nos tribunais também costumam dizer que as acusações contra eles são todas “falsas”… Mas serão realmente falsas? Quem nos pode garantir o que é a verdade neste mundo, se, hoje em dia, todos possuem esqueletos no armário!?!!!… Que dilema de excremento!..

  2. Será que isto também é uma noticia falsa?… Eu sigo os conselhos do nosso Papa e não quero ter nada a ver com coprofilia… O Papa considera que lerem notícias falsas é como sentirem-se sexualmente atraídos por excrementos (coprofilia)… Não admira que o representante de Cristo na terra deseje ir embora depois dessa analogia sórdida e de profundo mau gosto… Mas qual será o receio desses senhores poderosos no mundo, com aquilo que chamam de “notícias falsas”?… Quem são eles para dizer o que é ou não é falso? Os réus nos tribunais também costumam dizer que as acusações contra eles são todas “falsas”… Mas serão realmente falsas? Quem nos pode garantir o que é a verdade neste mundo, se, hoje em dia, todos possuem esqueletos no armário!?!!!… Que dilema de excremento!..

  3. Aos 80 anos um homem quer é descansar e preparar-se tranquilamente para enfrentar o Criador, em vez de estar a aturar intrigas e a viver sob um stress constante. Se aos 70 já começam a aparecer maleitas, o que fará aos 80…

  4. O Papa Francisco é, em minha opinião, um verdadeiro cristão. (cristão é aquele que tem Cristo como modelo e guia). Todas as suas ações e orientações vão no sentido de acolher no seio da Igreja todos aqueles que queiram professar o catolicismo, numa verdadeira fraternidade independentemente da sua orientação sexual, do seu credo religioso ou do seu estado civil, sem marginalizar ninguém. Veja-se como exemplo a abertura que demonstrou recentemente, para com os divorciados. Só que tudo isto vai contra os interesses instalados no Vaticano, em cujas secretarias e corredores se passeiam os fariseus do século XXI, autênticos sepulcros caiados de branco por fora e cheios de podridão por dentro, que não toleram este espírito de abertura e que vão certamente encontrar a solução para correr com este Homem de Bem. Deus queira que não seja com recurso a métodos que o deixem completamente debilitado na sua saúde.

  5. Isto só mostra, de uma forma muito clara, o que se passa dentro do Vaticano e da Igreja Católica, não desde que o Papa Francisco se tornou o seu líder, mas sim à muitos, muitos séculos.
    O Papa Francisco parece ser uma boa pessoa, com boas intenções, e um bom coração, mas se por um lado isso tem sido muito bom, por outro lado, com as suas intenções, ideias e atitudes, veio por ainda mais a nu os verdadeiros interesses que se movem dentro da Igreja Católica. A religião apenas serviu, desde o principio, para os mesmos de sempre, obterem poder e riqueza, e o Papa Francisco sabendo desse facto tem tentado inverter isso, mas infelizmente sem grande sucesso.
    Uma pessoa, com a idade do Papa Francisco, com os anos de Igreja Católica que têm, os conhecimentos que têm ou deveria ter sobre esta, já deveria saber que a missão de “limpar” a Igreja Católica seria uma tarefa demasiado grandiosa para um homem só, mesmo sendo o Papa, diria que teria que haver um verdadeiro milagre, e portanto, não se deveria agora mostrar admirado por não o conseguir.

RESPONDER

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …