Documentário alarma católicos com hipótese de o Papa querer abdicar

@franciscus / Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram

Um documentário exibido num canal de televisão italiano está a alarmar católicos e não católicos por todo o mundo. Isto porque recupera as declarações do Papa Francisco que disse ter a “sensação” de que vai ficar por “pouco tempo” no lugar de Sumo Pontífice.

“Papa Francesco: come Dio comanda” (“Papa Francisco: como Deus ordena” na tradução para português) é o título do documentário que foi exibido, neste domingo, em Itália, pelo canal Sky Atlantic.

Feito no âmbito dos 80 anos do Papa que se assinalam no próximo sábado, dia 17 de Dezembro, o filme em torno de Francisco recupera uma declaração que fez no ano passado, numa entrevista ao canal de televisão mexicano Televisa, onde disse ter “a sensação” de que só ficaria “quatro ou cinco anos” como Papa.

“Tenho a sensação de que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo”, disse Francisco.

A recuperação destas palavras, assinalada por diversos órgãos de informação, está a alarmar católicos, e não só, de todo o mundo, até porque, em Março de 2017, completar-se-ão quatro anos do Pontificado do Papa Francisco.

No documentário de Diana Ligorio e de Salvatore Mazza, realizado com a batuta do Padre jesuíta Antonio Spadaro, director da revista Civilità Cattolica, mostra-se um lado mais pessoal do Papa com recurso a imagens amadoras, registadas através de telemóveis, e reúnem-se declarações feitas por Francisco.

O Papa revela, por exemplo, como lhe custou a mudança de hábitos quando foi para o Vaticano e fala do desejo de “poder sair um dia, sem que ninguém [o] reconhecesse, e poder entrar numa pizzaria para comer uma pizza”.

Francisco também diz que a Igreja precisa de uma reforma, por estar demasiado agarrada a velhas tradições, e queixa-se do apertado protocolo do Vaticano.

“Tenho milhares de problemas com o protocolo cerimonial, mas tenho que o respeitar. Sabe a diferença entre o terrorismo e o protocolo cerimonial? Pode negociar-se com o terrorismo“, salienta o Papa numa declaração que está a ser criticada por alguns, nomeadamente por insinuar que se pode negociar com terroristas.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Será que isto também é uma noticia falsa?… Eu sigo os conselhos do nosso Papa e não quero ter nada a ver com coprofilia… O Papa considera que lerem notícias falsas é como sentirem-se sexualmente atraídos por excrementos (coprofilia)… Não admira que o representante de Cristo na terra deseje ir embora depois dessa analogia sórdida e de profundo mau gosto… Mas qual será o receio desses senhores poderosos no mundo, com aquilo que chamam de “notícias falsas”?… Quem são eles para dizer o que é ou não é falso? Os réus nos tribunais também costumam dizer que as acusações contra eles são todas “falsas”… Mas serão realmente falsas? Quem nos pode garantir o que é a verdade neste mundo, se, hoje em dia, todos possuem esqueletos no armário!?!!!… Que dilema de excremento!..

  2. Será que isto também é uma noticia falsa?… Eu sigo os conselhos do nosso Papa e não quero ter nada a ver com coprofilia… O Papa considera que lerem notícias falsas é como sentirem-se sexualmente atraídos por excrementos (coprofilia)… Não admira que o representante de Cristo na terra deseje ir embora depois dessa analogia sórdida e de profundo mau gosto… Mas qual será o receio desses senhores poderosos no mundo, com aquilo que chamam de “notícias falsas”?… Quem são eles para dizer o que é ou não é falso? Os réus nos tribunais também costumam dizer que as acusações contra eles são todas “falsas”… Mas serão realmente falsas? Quem nos pode garantir o que é a verdade neste mundo, se, hoje em dia, todos possuem esqueletos no armário!?!!!… Que dilema de excremento!..

  3. Aos 80 anos um homem quer é descansar e preparar-se tranquilamente para enfrentar o Criador, em vez de estar a aturar intrigas e a viver sob um stress constante. Se aos 70 já começam a aparecer maleitas, o que fará aos 80…

  4. O Papa Francisco é, em minha opinião, um verdadeiro cristão. (cristão é aquele que tem Cristo como modelo e guia). Todas as suas ações e orientações vão no sentido de acolher no seio da Igreja todos aqueles que queiram professar o catolicismo, numa verdadeira fraternidade independentemente da sua orientação sexual, do seu credo religioso ou do seu estado civil, sem marginalizar ninguém. Veja-se como exemplo a abertura que demonstrou recentemente, para com os divorciados. Só que tudo isto vai contra os interesses instalados no Vaticano, em cujas secretarias e corredores se passeiam os fariseus do século XXI, autênticos sepulcros caiados de branco por fora e cheios de podridão por dentro, que não toleram este espírito de abertura e que vão certamente encontrar a solução para correr com este Homem de Bem. Deus queira que não seja com recurso a métodos que o deixem completamente debilitado na sua saúde.

  5. Isto só mostra, de uma forma muito clara, o que se passa dentro do Vaticano e da Igreja Católica, não desde que o Papa Francisco se tornou o seu líder, mas sim à muitos, muitos séculos.
    O Papa Francisco parece ser uma boa pessoa, com boas intenções, e um bom coração, mas se por um lado isso tem sido muito bom, por outro lado, com as suas intenções, ideias e atitudes, veio por ainda mais a nu os verdadeiros interesses que se movem dentro da Igreja Católica. A religião apenas serviu, desde o principio, para os mesmos de sempre, obterem poder e riqueza, e o Papa Francisco sabendo desse facto tem tentado inverter isso, mas infelizmente sem grande sucesso.
    Uma pessoa, com a idade do Papa Francisco, com os anos de Igreja Católica que têm, os conhecimentos que têm ou deveria ter sobre esta, já deveria saber que a missão de “limpar” a Igreja Católica seria uma tarefa demasiado grandiosa para um homem só, mesmo sendo o Papa, diria que teria que haver um verdadeiro milagre, e portanto, não se deveria agora mostrar admirado por não o conseguir.

RESPONDER

Bolsonaro mudou legislação e compra de armas disparou. Registou-se um aumento de assassinatos

O comércio de armas disparou em quase dois anos, ou seja, desde que Bolsonaro chegou ao Governo e fez mudanças na legislação que seguem o modelo norte-americano. Estão na mão de radicais, alerta especialista. A compra …

Ilhas Marshall registam os dois primeiros casos desde o início da pandemia

As Ilhas Marshall, um dos últimos países do mundo poupados até aqui ao novo coronavírus, registaram os dois primeiros casos de covid-19 desde o início da pandemia, anunciou, esta quarta-feira, o Governo do arquipélago …

Parlamento espanhol prolonga estado de emergência por mais seis meses

O parlamento espanhol aprovou hoje em Madrid a prorrogação do estado de emergência para lutar contra a pandemia de covid-19 durante seis meses, até 09 de maio de 2021. A medida que já está em vigor, …

BCE avisa que recuperação económica "está a perder força mais rapidamente do que o previsto"

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou esta quinta-feira que a recuperação económica está a perder força mais rapidamente do que aquilo que era previsto devido à aceleração da pandemia em vários …

CP permite reembolso dos bilhetes entre sexta e terça-feira. Rede Expressos cancela viagens

A CP irá reembolsar os utentes que pedirem devolução de dinheiro por bilhetes de viagens entre 30 de outubro e 3 de novembro, tendo em conta as restrições de movimentações entre concelhos, adiantou fonte oficial …

Marcelo Rebelo de Sousa não descarta novo estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana. O presidente da República não descarta …

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …