/

Catarina Martins insiste na nacionalização do Novo Banco

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje a nacionalização do Novo Banco, e afirmou que a entrega do banco ao fundo norte-americano Lone Star constitui “um erro” que terá “custos avultados”.

“O Bloco de Esquerda considera que esta entrega do Novo Banco (NB) ao fundo Lone Star é um erro, que terá custos muitos avultados no futuro, e portanto o BE não concorda nem viabilizará esta medida”, disse Catarina Martins, à margem da apresentação do candidato do partido à Câmara Municipal de Sintra, na Biblioteca Ruy Belo, em Queluz.

“Mantemos o que sempre dissemos: para entregar o NB à Lone Star, perdendo o dinheiro que lá foi posto, e ainda por cima, ficando com a hipótese de perdas futuras, é algo que o BE nunca viabilizará”, explicou Catarina Martins.

A líder do BE defende outro caminho: “Discutir uma outra solução, ainda que tenha algum custo agora, mas que nos permita, no futuro, reaver o que já foi posto no banco, e não ter perdas para próximos governos, é algo para o qual o BE está disponível e essa solução chama-se nacionalização”.

A nacionalização do NB, “foi já defendida por pessoas do partido Socialista e até pelo seu porta-voz, João Galamba, com contas, que mostrava que era a solução mais barata, que protegia a economia, e o próprio ministro das Finanças Mário Centeno chegou a pôr essa solução em cima da mesa”, referiu a líder do Bloco.

A coordenadora do BE disse que já transmitiu esta “posição clara do Bloco” ao primeiro-ministro. O Governo, disse Catarina Martins, “está convencido que esta medida não terá custos no imediato e portanto que pode avançar e que isso não será agora um problema”.

Nós achamos que é um erro, porque ainda que possa a vir ter custos nos governos futuros, e não neste, cabia-nos a nós a agora uma solução que protegesse esses custos futuros, e essa é que seria uma ação responsável”.

Jerónimo contra venda a privados com “fatura ao povo”

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assegurou hoje que os comunistas serão sempre contra qualquer solução que passe por vender o Novo Banco “a grupos privados e passar a fatura ao povo”.

“Todas as decisões que visem integrar o Novo Banco no setor público contarão com a nossa força e a nossa iniciativa. Vender o banco a grupos privados e passar a fatura ao povo, sabem que contarão com a nossa oposição”, afirmou o secretário-geral do PCP, no discurso de encerramento do encontro nacional sobre as eleições autárquicas.

Para o líder comunista, o processo de venda do Novo Banco confirma que “a banca ou é pública ou é entregue aos estrangeiros”. “A venda do Novo Banco que o governo PS quer agora concretizar é a posição defendida desde o início por PSD e CDS, é uma opção que prejudica país e o povo e que o PCP rejeita”, sublinhou.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.