Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE “é o partido mais plural da sociedade portuguesa”

Paulo Cunha / Lusa

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora.

Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção do partido e defendeu que o Bloco de Esquerda é o “partido mais plural da sociedade portuguesa”, relativizando críticas de falta de debate interno.

“O Bloco de Esquerda é o partido mais plural da sociedade portuguesa, que tem uma direção nacional em que estão representadas todas as sensibilidades, onde tudo é debatido. Orgulho-me que assim seja e é também um partido em que há sempre várias moções candidatas a todas as convenções”, respondeu Catarina Martins.

Largas dezenas de elementos do Bloco estiveram reunidos este domingo, no encontro nacional Convergência, para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, em 2020, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão.

À margem de uma visita à Escola Básica do Castelo, no centro de Lisboa, Catarina Martins foi questionada sobre as críticas apontadas à direção do BE por este grupo de aderentes que, para além de divergirem da atual orientação política, apontam falta de debate interno.

A coordenadora bloquista assinalou que tradicionalmente se apresentam à convenção três ou quatro moções, respondendo aos críticos que o BE “é o partido mais plural da sociedade portuguesa”, com uma direção com todas as sensibilidades representadas.

De acordo com a líder bloquista, “há pessoas que tradicionalmente têm encabeçado moções a todas as convenções”, sendo “natural que assim seja”.

Concretamente sobre as críticas de falta de debate interno feitas na conferência de imprensa de domingo por João Madeira, que integra do partido desde a fundação, Catarina Martins começou por salientar que aquele militante “tem apresentado moções a todas as convenções ou quase todas as convenções”. “Faz sempre, acho muito bem que o faça. Vai tornar a fazê-lo.”

Já sobre o debate interno, a coordenadora bloquista respondeu: “eu faço os debates internos do Bloco no Bloco”.

João Madeira explicou no domingo aos jornalistas que o movimento designado como “Convergência” reúne aderentes do BE de “diferentes sensibilidades” e que “estão preocupados com a situação” atual do partido. Apesar dos resultados eleitorais “bastante satisfatórios”, este movimento entende que a direção do BE precisa de maior autonomia e de mais afirmação das propostas do partido, em vez de andar “à procura do entendimento com o PS”.

O movimento “Convergência” entende que é “preciso valorizar as organizações da base até ao topo e ter participação mais ativa e empenhada dos diferentes aderentes”.

Questionado sobre se procuram construir uma tendência dentro do BE, João Madeira rejeitou a ideia de serem um “movimento organizado e com regulamentação própria”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …