Documentado caso mais antigo de mutilação facial na Inglaterra anglo-saxã

A análise do crânio, encontrado no sul de Inglaterra, nos anos 60, demonstrou que, no momento da sua morte, a jovem tinha entre 15 e 18 anos.

Um recente estudo arqueológico conduzido pela University College London, no Reino Unido, lançou novas luzes sobre as raízes dos castigos brutais usados contra criminosos no início da Inglaterra medieval, escreve o canal estatal russo RT.

Até agora, o primeiro caso documentado de mutilação facial na Inglaterra anglo-saxã remontava ao século X D.C. No entanto, a análise dos restos mortais encontrados, nos anos 60, durante escavações na cidade de Basingstoke, no sul da Inglaterra, mostrou que esta forma de punição já existia um século antes.

Segundo o mesmo site, trata-se de um crânio que se acredita ter pertencido a uma jovem, que teria entre 15 e 18 anos, que apresenta “indícios de mutilação facial na forma da remoção total do nariz e da remoção parcial do lábio superior”. Usando a datação por radiocarbono, a equipa de cientistas datou os restos mortais entre 776 e 946 D.C.

“Este caso parece ser o primeiro exemplo arqueológico desta forma particularmente brutal de desfiguração facial conhecida na Inglaterra anglo-saxã”, observaram os autores do estudo (ainda não revisto por pares) publicado na revista Antiquity.

Os investigadores pensam que a jovem sofreu estas lesões pouco antes da sua morte, embora não excluam a possibilidade de os ferimentos terem sido feitos parcial ou totalmente após o falecimento, enquanto os ossos ainda estavam frescos.

Como não possuem outras partes do seu esqueleto, os cientistas não conseguiram determinar a causa exata da morte da rapariga.

“Visto que apenas o crânio foi recuperado, é possível que a cabeça tenha sido removida do corpo como parte do castigo, talvez com o propósito de a exibir, como se evidencia noutras partes da Inglaterra anglo-saxã”, observaram ainda os autores do estudo.

Fontes textuais sobre o sistema judicial e punitivo anglo-saxão indicam que a mutilação da cabeça se limitava a circunstâncias muito específicas. As marcas encontradas neste crânio indicam que a jovem pode ter sido uma adúltera ou uma escrava acusada de roubo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelas mesmíssimas razões aqui apontadas, https://zap.aeiou.pt/museu-britanico-exibir-colecao-cabecas-humanas-349259, nem se deveria falar disto. A senhora Laura Van Broekhoven deverá pensar que factos destes “reforçam estereótipos sobre este povo ser ‘selvagem’, ‘primitivo’ ou ‘horrível'”. Em suma, vivemos tempos de preconceitos, complexos e paranóias. Não me dou bem com isto de mentir e ocultar para agradar a certas pessoas, ainda por cima, ignorantes.

RESPONDER

Homem que tentou matar Ronald Reagan vai ser libertado em 2022

Na altura o homem foi considerado inimputável pela justiça devido a problemas mentais. Depois de ter saído de um hospital psiquiátrico em 2016, John Hinckley Jr vai ficar em liberdade total de 2022. A 31 de …

Coreia do Norte lança "projétil não identificado"

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento. A Coreia …

Pandemia, campanha anticomunista ou geringonça? As justificações para a derrota do PCP

Pandemia, campanha anticomunista, geringonça ou outra coisa qualquer? O que justifica a hecatombe do PCP nas duas últimas eleições autárquicas? A noite eleitoral foi um tombo para o PCP, que, além de não ter conseguido recuperar …

"Os eleitores fizeram-se ouvir muito bem". SPD responde à CDU e quer aliança com os Verdes e FDP

Armin Laschet tinha anunciado que a CDU queria liderar o executivo apesar do mau resultado, o que já motivou uma resposta do SPD. O líder dos conservadores está também debaixo de fogo dentro do próprio …

Durante a Administração Trump, CIA terá abordado hipótese de raptar e até assassinar Assange

Em 2017, a CIA terá considerado raptar e discutido planos para assassinar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, atualmente preso em Londres. Membros seniores da CIA discutiram a possibilidade de raptar e de assassinar Julian Assange …

Biden já recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19

O Presidente dos Estados Unidos recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, em direto na televisão, para encorajar os norte-americanos elegíveis a fazerem o mesmo. Os Estados Unidos autorizaram, na semana …

Pandemia custou 5 mil milhões de euros até Agosto (mas Leão pode ter uma boa notícia a fechar o ano)

A pandemia de covid-19 custou ao Estado 5.139,5 milhões de euros, de Janeiro a Agosto, e o défice das contas públicas agravou-se em 550 milhões de euros. Mas as contas estão agora mais controladas e …

Ana Rita Bessa renuncia ao lugar de deputada do CDS

Ana Rita Bessa renunciou ao lugar de deputada do CDS-PP, anunciou a própria, numa carta enviada ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. A sua substituição já está a ser tratada pelo líder parlamentar, Telmo …

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …