Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia.

A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, que afirmou que já existe um acordo com a direção da Polícia Judiciária (PJ) para a cedência de um espaço no Aeródromo de Tires.

Segundo o autarca, o objetivo é formar uma equipa de inspetores da PJ que, durante 24 horas por dia, vigie as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do aeródromo.

“Tratou-se de conversas anteriores à descoberta do caso do avião Falcon 900 B”, explicou Carlos Carreiras, referindo-se ao processo do avião onde seguia João Loureiro, ex-presidente do Boavista, que está apreendido em Salvador, no Brasil, por levar na fuselagem 587 quilos de cocaína.

A aeronave teria Tires como destino, mas contemplava escalas em Cabo Verde e em Toulouse, em França. No entanto, o plano de voo terá sido chumbado pela ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil.

Segundo o CM, o Falcon 900 B já tinha passado pelo aeródromo no concelho de Cascais. Pelo menos uma vez foi submetido a um controlo com raio-x para a deteção de droga, que não produziu resultados.

De acordo com Carlos Carreiras, o aeródromo conta atualmente com vigilância não permanente da PJ, PSP (Polícia de Segurança Pública) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Porém a ideia será ceder à PJ um espaço pela empresa Cascais Dinâmica para que haja sempre inspetores a monitorizar os voos.

A data para o início deste trabalho de vigilância permanente ainda está por decidir.

Este caso causou polémica em Portugal depois de ter sido noticiado que o antigo presidente do Boavista Futebol Clube, João Loureiro, era um dos passageiros do avião com destino a Portugal que ficou retido a 9 de fevereiro no aeroporto da Bahia, após ter sido encontrada meia tonelada de cocaína na fuselagem.

A Polícia Federal brasileira afirmou que “todos são suspeitos” e que está a fazer análises para descobrir origem da droga e perícias a telemóveis, incluindo o de Loureiro.

O ex-presidente do Boavista garantiu que nunca se tinha cruzado com o cidadão espanhol de ascendência argelina Mansur H. antes de partilhar o jato particular entre o aeródromo de Tires, em Cascais, e Salvador da Bahia.

O avião terá sido fretado por Mansur H., que se apresenta como sendo engenheiro de aeronáutica, e, de acordo com o matutino, estará na mira das autoridades por ligações ao tráfico internacional de droga.

A Polícia Federal e a PJ acreditam que os 578 quilos de cocaína apreendidos a bordo do jato privado pertenciam à rede de narcotráfico do ex-major Sérgio de Carvalho, conhecido como o “Escobar brasileiro”.

  //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Significa que até agora não existia qualquer controlo policial no aeródromo de tires?? Se é assim então compreendo que existisse um grande cartaz a dizer “Bem-vindos à República das Bananas”!

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …