Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia.

A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, que afirmou que já existe um acordo com a direção da Polícia Judiciária (PJ) para a cedência de um espaço no Aeródromo de Tires.

Segundo o autarca, o objetivo é formar uma equipa de inspetores da PJ que, durante 24 horas por dia, vigie as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do aeródromo.

“Tratou-se de conversas anteriores à descoberta do caso do avião Falcon 900 B”, explicou Carlos Carreiras, referindo-se ao processo do avião onde seguia João Loureiro, ex-presidente do Boavista, que está apreendido em Salvador, no Brasil, por levar na fuselagem 587 quilos de cocaína.

A aeronave teria Tires como destino, mas contemplava escalas em Cabo Verde e em Toulouse, em França. No entanto, o plano de voo terá sido chumbado pela ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil.

Segundo o CM, o Falcon 900 B já tinha passado pelo aeródromo no concelho de Cascais. Pelo menos uma vez foi submetido a um controlo com raio-x para a deteção de droga, que não produziu resultados.

De acordo com Carlos Carreiras, o aeródromo conta atualmente com vigilância não permanente da PJ, PSP (Polícia de Segurança Pública) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Porém a ideia será ceder à PJ um espaço pela empresa Cascais Dinâmica para que haja sempre inspetores a monitorizar os voos.

A data para o início deste trabalho de vigilância permanente ainda está por decidir.

Este caso causou polémica em Portugal depois de ter sido noticiado que o antigo presidente do Boavista Futebol Clube, João Loureiro, era um dos passageiros do avião com destino a Portugal que ficou retido a 9 de fevereiro no aeroporto da Bahia, após ter sido encontrada meia tonelada de cocaína na fuselagem.

A Polícia Federal brasileira afirmou que “todos são suspeitos” e que está a fazer análises para descobrir origem da droga e perícias a telemóveis, incluindo o de Loureiro.

O ex-presidente do Boavista garantiu que nunca se tinha cruzado com o cidadão espanhol de ascendência argelina Mansur H. antes de partilhar o jato particular entre o aeródromo de Tires, em Cascais, e Salvador da Bahia.

O avião terá sido fretado por Mansur H., que se apresenta como sendo engenheiro de aeronáutica, e, de acordo com o matutino, estará na mira das autoridades por ligações ao tráfico internacional de droga.

A Polícia Federal e a PJ acreditam que os 578 quilos de cocaína apreendidos a bordo do jato privado pertenciam à rede de narcotráfico do ex-major Sérgio de Carvalho, conhecido como o “Escobar brasileiro”.

//

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Significa que até agora não existia qualquer controlo policial no aeródromo de tires?? Se é assim então compreendo que existisse um grande cartaz a dizer “Bem-vindos à República das Bananas”!

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …