João Loureiro diz que só apanhou uma boleia. Polícia Federal admite obrigá-lo a ficar no Brasil

Estela Silva / Lusa

O ex-presidente do Boavista, João Loureiro (d)

João Loureiro garantiu que o voo não aconteceu por sua causa e que só apanhou uma “carona” até ao Brasil. As autoridades brasileiras não afastam cenário de escutas ou de proibição de saída do país.

Em entrevista à TVI, João Loureiro reiterou que não tem “qualquer ligação” à meia tonelada de cocaína encontrada no avião onde voou para o Brasil. “Apenas constava da lista de passageiros”, disse o ex-presidente do Boavista, adiantando que foi ouvido pela Polícia Federal, mas a seu pedido e apenas como testemunha.

“Não há nenhuma suspeita sobre mim”, garantiu em entrevista, desta vez à RTP. “Não faço a mínima ideia quem está por detrás desta situação. Imagino que seja uma organização poderosa. Sinto-me utilizado. Acho que, de certa forma, fui utilizado. Não acredito que pelas pessoas que me convidaram [a ir ao Brasil] porque as conheço há algum tempo, mas alguém aqui me utilizou.”

À RTP, Loureiro explicou que apenas apanhou uma boleia até ao Brasil. Depois de ter sido contactado por causa das funções que agora exerce por um “grupo empresarial e várias entidades que desejavam investir em Portugal”, voou num avião privado no final de janeiro que partiu de Tires, fez escala em Cabo Verde, parou em Salvador da Baía e seguiu até Jundiaí, no interior de São Paulo.

O Observador avança que, ao seu lado, seguia Mansur Ben-barka Heredia, um cidadão espanhol que estava a ser vigiado pela Polícia Judiciária por suspeitas de tráfico de droga. João Loureiro garantiu não ter qualquer ligação: “Conheci esse senhor no dia do embarque.”

Esta terça-feira, o Observador escreve que a Polícia Federal admite travar a saída de João Loureiro do Brasil e colocá-lo sob escuta se forem apurados elementos suficientes.

Fonte oficial adiantou ao matutino que não foi aplicada qualquer medida restritiva a Loureiro na sexta-feira porque “medidas judiciais demandam requisitos legais que precisam ser demonstrados ao Poder Judiciário”.

No entanto, as autoridades brasileiras não excluem que tais elementos possam ser conseguidos nas próximas horas ou dias.

João Loureiro intermediou lugares

O antigo presidente do Boavista intermediou junto de quatro profissionais ligados ao futebol os lugares no avião privado, avança o Público esta terça-feira. O diário escreve ainda que ficou acordado que haveria uma comparticipação, num valor que não chegou a ser discutido, já que todos acabariam por desistir do voo, que tinha como destino o aeródromo de Tires, em Cascais.

No entanto, estas conversas, que ocorreram numa altura em que Portugal já interditara os voos do Brasil devido à pandemia, aconteceram numa altura em que o voo já estava pago há muito tempo.

O diário confirmou a informação com uma fonte ligada à OMNI, proprietária do Falcon 900B, que disse que a viagem de ida e volta custou mais de 100 mil euros à empresa brasileira que a pagou.

Ao Público, João Loureiro só confirmou ter sido intermediário de dois dos passageiros ligados ao futebol e porque tal lhe foi solicitado dado não haver voos para Portugal, desde as 00h de 31 de Janeiro.

Em relação aos outros dois, nada disse, assegurando apenas que não conhece o outro português que apareceu na lista de passageiros, um empresário do setor dos vinhos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …

Biden assina decreto para facilitar acesso ao voto. Plano de estímulo económico é "passo gigantesco"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama. Segundo a …

Estrangeiros barrados no aeroporto vão ter advogado. Medida estava prevista na lei há 14 anos

Os estrangeiros barrados à entrada em Portugal nos aeroportos nacionais vão ter apoio jurídico de um advogado. Esta medida estava prevista na lei há 14 anos. Depois de um acordo entre o Serviço de Estrangeiros e …

Sem decisão da Relação, suspensão de funções a Mexia e Manso Neto caduca. Defesa pede fim das cauções

Esta segunda-feira, expira a medida de suspensão de funções na EDP aplicada a António Mexia e João Manso Neto pelo juiz Carlos Alexandre. A defesa vai pedir a extinção destas medidas e das cauções impostas. De …

Peritos revelam critérios para desconfinar. Escolas e restaurantes devem reabrir após a Páscoa

Presidente da República e Governo ouviram, nesta segunda-feira, as explicações dos especialistas sobre a situação da covid-19 em Portugal. Na reunião no Infarmed, foram apresentados os critérios para o plano de desconfinamento. Os especialistas que têm …

Mourinho revela o acordo que tem com Bale

O treinador português revelou, este domingo, o acordo que tem com o internacional galês para gerir a sua condição física durante os jogos. Este domingo, na vitória em casa frente ao Crystal Palace (4-1), Gareth Bale …