Caso BES: Paulo Portas ouvido a 17 de março

portugal.gov.pt

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, é ouvido na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) no dia 17 de março.

De acordo com informação revelada por fonte parlamentar à agência Lusa, Paulo Portas será ouvido pelas 15h de 17 de março, sendo que nesse dia, uma terça-feira, será também escutado o presidente do BPI, Fernando Ulrich, pelas 9h.

Antes, a 12 de março, estará no parlamento Miguel Frasquilho, atual presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e ex-diretor coordenador do Espírito Santo Research.

Entre as novas audições confirmadas encontra-se também a de António Soares, ex-responsável do BES Vida, que será ouvido a 11 de março.

Esta semana é ouvido Gonçalo Cadete, administrador financeiro da Rioforte (9h), e os administradores do Banco Espírito Santo (BES), Jorge Martins e João Freixa (15h), todos na terça-feira.

Na quinta-feira, pelas 16h0, decorre a audição de Zeinal Bava, e a 4 de março, pelas 16h, é ouvido Henrique Granadeiro.

As audições de Zeinal Bava e de Henrique Granadeiro são das mais esperadas dos próximos tempos e terão como foco a Portugal Telecom, da qual eram responsáveis, e a ligação com o GES.

A 05 de março será a vez do administrador financeiro da PT SGPS, Luís Pacheco de Melo (16:00), e a 10 de março a de Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), comparecer no parlamento.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo “apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …