Após quase cinco meses da acusação do caso BES, ainda há arguidos por notificar

José Sena Goulão / Lusa

Já lá vão quase cinco meses de que foi conhecida a acusação do caso BES, mas ainda há arguidos que nem notificados foram. Mesmo aqueles que foram, tentam aumentar os prazos para exercer a sua defesa.

Ricardo Salgado é um dos queixosos e já apresentou uma reclamação, queixando-se que o juiz de instrução não aceitou um recurso seu, escreve o Observador. O antigo presidente do BES exigia mais tempo para preparar a defesa, após o juiz Carlos Alexandre dar o prazo previsto na lei de 30 dias mais 20 dias, após o último arguido ser notificado.

Quando se conheceu a acusação do processo, em julho, Ricardo Salgado pediu pelo menos um ano e dois meses para apresentar o requerimento de abertura de instrução. Assim como Ricardo Salgado, também Manuel Fernando Espírito Santo, Cláudia Faria e António Soares pediram uma prorrogação do prazo, ainda que por períodos mais curtos.

Carlos Alexandre rejeita prolongar o prazo dado, visto que é aquele que está previsto na lei, e diz que não será por si que este processo se vai arrastar na Justiça durante anos.

Em outubro, a defesa de Ricardo Salgado recorreu, alegando que o seu cliente é “acusado de 65 crimes” e que a “acusação se reporta factos com mais de 20 anos”.

Um mês depois, o juiz de instrução criminal voltaria a dar uma nega ao ex-presidente do BES. Carlos Alexandre argumenta que não faz sentido determinar qualquer prazo extra a ser dado após a última notificação, dado que já muitos meses vão correr até lá.

Perante a decisão do juiz, as defesas avançaram com reclamações que serão decididas pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

A tradução de todo o processo para os arguidos suíços deverá ainda fazer com que o caso se arraste por muito mais tempo. Em novembro, a defesa de Etienne Cadosh, Michel Creton e da Eurofin solicitou “a notificação da acusação aos arguidos, devidamente traduzida para língua francesa, acompanhada da disponibilização da documentação que serve de prova a tal acusação igualmente traduzida para a mesma língua”.

Assim, estes arguidos exigem que se traduza não só a acusação, mas também a íntegra de um processo que conta com milhares de páginas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …