Braço direito de Salgado e Cadosch reuniram-se secretamente para esconder buraco no GES

Mário Cruz / Lusa

Amílcar Morais Pires, ex-administrador do BES

Amílcar Morais Pires reuniu-se secretamente com o presidente da Eurofin, Alexandre Cadosch, para tentar arranjar novas formas de financiamento oculto para esconder o buraco na Espírito Santo International.

Amílcar Morais Pires, CFO do BES e número dois de Ricardo Salgado, marcou uma reunião com os administradores da Eurofin. Reunidos secretamente no lago do Como, em Itália, discutiram o buraco provocado pelas offshores geridas pela empresa suíça e a urgência em arranjar novas formas de financiamento oculto, escreve o Expresso.

Acompanhado de Isabel Almeida, diretora financeira do BES, Morais Pires encontrou-se com o presidente da Eurofin, Alexandre Cadosch, e Michel Creton, ambos arguidos no caso BES. A reunião aconteceu no dia 21 de outubro de 2013 e durou dois dias.

Nessa altura, o Banco de Portugal (BdP) tinha determinado que o ramo financeiro e não-financeiro do Grupo Espírito Santo (GES) tinha de ser passado a pente fino. O BdP recorreu à PwC para elaborar uma auditoria, que fez soar o alarme nas altas fileiras do banco.

Face a esta situação, os responsáveis da Eurofin entregaram um estudo a Morais Pires e Isabel Almeida que concluía que o impacto do buraco das offshores da empresa helvética tinha-se agravado. O despacho de acusação ao qual o Expresso teve acesso mostram que os gastos com a Eurofin passaram de de 330,6 milhões de euros a 31 de dezembro de 2012 para 585,8 milhões a 28 de junho de 2013. A 30 de setembro, a ‘conta’ já ia em 714 milhões.

As equipas de Lisboa e da Suíça procuraram soluções para arranjar novas fontes de financiamento para suportar as perdas, mas os esforços de esconder o buraco foram por água a baixo. Dois dias depois, o BPI pediu os relatórios e contas de todas as entidades do GES e o mapa de dívida repartido por empresa.

Entre a espada e a parede, a 18 de novembro, o GES reportou ao Banco de Portugal um “erro” de 1,3 mil milhões de euros nas contas da Espírito Santo International (ESI).

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Somos o que somos e sempre o fomos!.. e alguns que afirmam de não o ser, o seriam se podem ser !… Como sempre o disse somos a pior espécie ao décima da Terra !

  2. A Maquina de Lavar, que lava mais branco que branco, da comunada socialista / marxista a funcionar em pleno para “abafar” os verdadeiros responsaveis pelo BES, os Politicos do PS!
    A Comunicação Social já encontrou um Bandido, um Capitalista e não se cansa de acusar como Bandido o mesmo.
    Por outro lado, a Justiça marxista faz o mesmo, já tem um Bandido.

    Há uma ligação directa entre os politicos do PS da altura e o BES, a desgraça da Bancarrota do Pais coincidiu e como os mesmo actores politicos com a falencia do BES.

    ENquanto não fizerem a ligação entre o PS e o BES, é um embuste para deixar limpo a sujeira dos Porcos da comunada socialista / marxista.

    As “Luvas” foram o colapso do BES. A corja de xulos, exigia cada vez mais e cada vez eram mais.
    As “Luvas” nem entram na Contabilidade e por outro lado não contra-partida, é por assim dizer um “prémio de fidelidade”.

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …