Braço direito de Salgado e Cadosch reuniram-se secretamente para esconder buraco no GES

Mário Cruz / Lusa

Amílcar Morais Pires, ex-administrador do BES

Amílcar Morais Pires reuniu-se secretamente com o presidente da Eurofin, Alexandre Cadosch, para tentar arranjar novas formas de financiamento oculto para esconder o buraco na Espírito Santo International.

Amílcar Morais Pires, CFO do BES e número dois de Ricardo Salgado, marcou uma reunião com os administradores da Eurofin. Reunidos secretamente no lago do Como, em Itália, discutiram o buraco provocado pelas offshores geridas pela empresa suíça e a urgência em arranjar novas formas de financiamento oculto, escreve o Expresso.

Acompanhado de Isabel Almeida, diretora financeira do BES, Morais Pires encontrou-se com o presidente da Eurofin, Alexandre Cadosch, e Michel Creton, ambos arguidos no caso BES. A reunião aconteceu no dia 21 de outubro de 2013 e durou dois dias.

Nessa altura, o Banco de Portugal (BdP) tinha determinado que o ramo financeiro e não-financeiro do Grupo Espírito Santo (GES) tinha de ser passado a pente fino. O BdP recorreu à PwC para elaborar uma auditoria, que fez soar o alarme nas altas fileiras do banco.

Face a esta situação, os responsáveis da Eurofin entregaram um estudo a Morais Pires e Isabel Almeida que concluía que o impacto do buraco das offshores da empresa helvética tinha-se agravado. O despacho de acusação ao qual o Expresso teve acesso mostram que os gastos com a Eurofin passaram de de 330,6 milhões de euros a 31 de dezembro de 2012 para 585,8 milhões a 28 de junho de 2013. A 30 de setembro, a ‘conta’ já ia em 714 milhões.

As equipas de Lisboa e da Suíça procuraram soluções para arranjar novas fontes de financiamento para suportar as perdas, mas os esforços de esconder o buraco foram por água a baixo. Dois dias depois, o BPI pediu os relatórios e contas de todas as entidades do GES e o mapa de dívida repartido por empresa.

Entre a espada e a parede, a 18 de novembro, o GES reportou ao Banco de Portugal um “erro” de 1,3 mil milhões de euros nas contas da Espírito Santo International (ESI).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Somos o que somos e sempre o fomos!.. e alguns que afirmam de não o ser, o seriam se podem ser !… Como sempre o disse somos a pior espécie ao décima da Terra !

  2. A Maquina de Lavar, que lava mais branco que branco, da comunada socialista / marxista a funcionar em pleno para “abafar” os verdadeiros responsaveis pelo BES, os Politicos do PS!
    A Comunicação Social já encontrou um Bandido, um Capitalista e não se cansa de acusar como Bandido o mesmo.
    Por outro lado, a Justiça marxista faz o mesmo, já tem um Bandido.

    Há uma ligação directa entre os politicos do PS da altura e o BES, a desgraça da Bancarrota do Pais coincidiu e como os mesmo actores politicos com a falencia do BES.

    ENquanto não fizerem a ligação entre o PS e o BES, é um embuste para deixar limpo a sujeira dos Porcos da comunada socialista / marxista.

    As “Luvas” foram o colapso do BES. A corja de xulos, exigia cada vez mais e cada vez eram mais.
    As “Luvas” nem entram na Contabilidade e por outro lado não contra-partida, é por assim dizer um “prémio de fidelidade”.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …