Casamento da filha de El Chapo reuniu alguns dos nomes mais procurados nos EUA

(dr) Instagram

Alejandrina Gisselle Guzmán, filha de El Chapo, casou com Édgar Cázares, familiar de vários membros do cartel

O casamento da filha do narcotraficante mexicano, atualmente preso nos Estados Unidos, fez parar Sinaloa e reuniu algumas das pessoas mais procuradas pelas autoridades.

De acordo com o The Guardian, tratou-se do casamento do ano em Sinaloa, no México. A filha de “El Chapo”, Alejandrina Gisselle Guzmán, deu o nó, no passado dia 25 de janeiro, com Édgar Cázares, familiar de vários membros do cartel da cidade.

O casal teve direito a uma cerimónia privada na catedral de Culiacán, a cidade no centro do império do Cartel de Sinaloa, e foi isolada com fita amarela da polícia.



Na opinião de observadores mexicanos, ouvidos pelo jornal britânico, o casamento foi, mais uma vez, um lembrete desconfortável da influência do crime organizado no México, não só pela sua capacidade de cair nas boas graças da sociedade em geral, mas também pelo seu relacionamento com a Igreja Católica, há muito acusada de lavar o dinheiro dos cartéis de drogas.

O jornal online Observador escreve que o casamento reuniu algumas das pessoas mais procuradas pelas autoridades norte-americanas, entre as quais Blanca Cázares, conhecida como “A Imperatriz de Narcos” e operadora financeira de um dos fundadores do cartel (Ismael “El Mayo” Zambada) e Ovidio Guzmán López, um dos dez filhos de “El Chapo”.

Recorde-se que, em outubro do ano passado, as autoridades capturaram o filho do narcotraficante, mas foram obrigadas a libertá-lo horas depois, na sequência das ameaças do cartel e da violência gerada na cidade.

Segundo o jornal inglês, Alejandrina Gisselle Guzmán registou a imagem do pai e, recentemente, lançou uma marca de roupa chamada “El Chapo 701” e anunciou a sua intenção de começar a comercializar a cerveja “El Chapo”.

“El Chapo” dirigiu o Cartel de Sinaloa durante décadas, tendo conseguido fugir da prisão por duas vezes antes de ser novamente detido e extraditado para os EUA. Em julho do ano passado, foi condenado a prisão perpétua por tráfico de droga.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador português. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …

Sindicato dos médicos alerta para possível "catástrofe" na Saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta que os atrasos causados pela pandemia de covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem provocar uma “catástrofe” na Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou, este domingo, …

Anunciada criação da Superliga Europeia. UEFA entra em guerra aberta e ameaça banir clubes

Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. O FC Porto pode ser uma das equipas convidadas. A UEFA ameaça banir clubes das competições nacionais e internacionais. Depois de muita especulação, doze clubes anunciaram …

Luz solar pode neutralizar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava

Uma nova investigação sugere que a luz solar pode inativar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Uma equipa de cientistas internacional - composta por investigadores da UC Santa Barbara, da Oregon …

Restaurantes, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off

Esta segunda-feira, Portugal dá mais um passo no desconfinamento. Restaurantes, cafés, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off simplificado. Restaurantes, centros comerciais, cafés, lojas, cinemas e teatros deixam de estar submetidos ao dever de encerramento …

CDS quer forçar reestruturação do SEF a passar pelo Parlamento

O CDS-PP defende que a reestruturação dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem de passar pela Assembleia da República e não pode ser concretizada através de legislação aprovada pelo Governo. Em causa está a extinção …

Portugal avança para 3.ª fase do desconfinamento. Todos os alunos regressam ao regime presencial

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …