Casal McCann em Lisboa para reatar julgamento contra Gonçalo Amaral

ITN / YouTube

Kate McCann, mãe de Maddie

Kate McCann, mãe de Maddie

O casal McCann chega a Lisboa na segunda-feira, para o reatar do julgamento do processo em que os pais de Madeleine pedem indemnização de 1,2 milhões de euros, por difamação, ao ex-inspetor da PJ Gonçalo Amaral.

A advogada do casal McCann, Isabel Duarte, confirmou à agência Lusa a presença dos pais da menina inglesa desaparecida num aldeamento turístico da Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007, na sessão agendada para segunda-feira, que marca o retomar deste julgamento.

A mandatária admitiu a possibilidade de Kate e Gerry McCann prestarem declarações na sessão de julgamento marcada para a 1ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa, no Palácio da Justiça, a partir das 09h30.

As audiências do julgamento encontravam-se suspensas desde outubro do ano passado, para que os pais da menina inglesa desaparecida na Praia da Luz (Algarve), em maio de 2007, chegassem a acordo extrajudicial com Gonçalo Amaral.

Como não existiu um acordo entre Gerry e Kate McCann e Gonçalo Amaral, num caso que motivou já o pedido de arresto de bens a Gonçalo Amaral como medida cautelar, foi marcado o reatamento das sessões.

Nesta ação, o casal McCann, que considera que foram violados direitos, liberdades e garantias da família, pede uma indemnização de 1,2 milhões de euros a Gonçalo Amaral, que investigou o desaparecimento de Madeleine, ocorrido a 3 de maio de 2007.

No livro “Maddie: A Verdade da Mentira“, da autoria de Gonçalo Amaral, o ex-coordenador do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Portimão defende o suposto envolvimento de Kate e Gerry McCann, no desaparecimento da criança e na ocultação de cadáver.

A polícia britânica regressou há duas semanas a Portugal e, em conjunto com a PJ e a GNR, investigou uma área de cerca de 60 mil metros quadrados próximos da Praia da Luz, incluindo condutas de eletricidade e gás, esgotos e edifícios em ruínas, com o auxílio de cães pisteiros e georradares.

Os resultados infrutíferos das buscas policiais deixaram os pais de Madeleine McCann mais “confiantes” na hipótese de a filha estar estar viva.

“Estamos mais confiantes por, apesar das buscas intensas, não ter sido encontrado nenhum vestígio de Madeleine e isso reforça a nossa convicção de que ela ainda poderá estar viva”, disseram quinta-feira, num depoimento veiculado pelo porta-voz.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se este casal fizesse em Inglaterra o que fez em Portugal eram acusados de negligencia por terem ido jantar e deixar duas crianças sozinhas em casa. Os McCann conhecem bem a legislação inglesa e sabem que lá seriam irremediavelmente constituidos arguidos.

  2. Cremos todos que Gonçalo Amaral pecou por defeito: não levou até ao fim, em segredo e em tempo mínimo, as investigações que coordenava e que levariam a tal senhora a dizer… o que deveria dizer. De facto, em Inglaterra os Mc seriam arguidos e não buscadores do que sabem como ninguém ser impossível encontrar…

    • Uma das coisas “divertidas” da tese do raptor, é ele entrou pela porta, e em vez de sair por ela, em segurança, dado que àquela hora da noite, ninguém passava por ali, saltou pela janela com a Maddie ao colo, e dada a altura ainda considerável até ao chão, é natural que ao saltar caíssem os dois, a Maddie pudesse morrer ou ferir-se, e o raptor, pelo menos torcesse um pé, ou um tornozelo.
      Bem, depois de ter sido gravado o video, que qualquer pessoa pode ver e ouvir, com os cães pisteiros ingleses, que detectaram odor a cadáver no apartamento e na mala do carro, alugado pelos Mac Cann,
      só havia portanto uma solução para eles.
      Por isso numa bela noite, foram avistados três vultos, levando um saco pesado, entrarem por uma porta lateral da igreja, onde se encontrava o cadáver de uma britânica, pronto para ser cremado, e curiosamente, quem tinha a chave da igreja , eram os Mac Cann!
      Era o crime perfeito, como diz na revista TV guia! Nem mais um vestígio… Só que, também há pessoas inteligentes, e cuja memória não é curta.
      Ele há coisas!
      Bom, se pensarmos, na quantia, que querem extorquir ao Gonçalo Amaral, mais do que recuperar o bom nome, o que eles querem é dinheiro!!!

RESPONDER

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …