Casal McCann em Lisboa para reatar julgamento contra Gonçalo Amaral

ITN / YouTube

Kate McCann, mãe de Maddie

Kate McCann, mãe de Maddie

O casal McCann chega a Lisboa na segunda-feira, para o reatar do julgamento do processo em que os pais de Madeleine pedem indemnização de 1,2 milhões de euros, por difamação, ao ex-inspetor da PJ Gonçalo Amaral.

A advogada do casal McCann, Isabel Duarte, confirmou à agência Lusa a presença dos pais da menina inglesa desaparecida num aldeamento turístico da Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007, na sessão agendada para segunda-feira, que marca o retomar deste julgamento.

A mandatária admitiu a possibilidade de Kate e Gerry McCann prestarem declarações na sessão de julgamento marcada para a 1ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa, no Palácio da Justiça, a partir das 09h30.

As audiências do julgamento encontravam-se suspensas desde outubro do ano passado, para que os pais da menina inglesa desaparecida na Praia da Luz (Algarve), em maio de 2007, chegassem a acordo extrajudicial com Gonçalo Amaral.

Como não existiu um acordo entre Gerry e Kate McCann e Gonçalo Amaral, num caso que motivou já o pedido de arresto de bens a Gonçalo Amaral como medida cautelar, foi marcado o reatamento das sessões.

Nesta ação, o casal McCann, que considera que foram violados direitos, liberdades e garantias da família, pede uma indemnização de 1,2 milhões de euros a Gonçalo Amaral, que investigou o desaparecimento de Madeleine, ocorrido a 3 de maio de 2007.

No livro “Maddie: A Verdade da Mentira“, da autoria de Gonçalo Amaral, o ex-coordenador do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Portimão defende o suposto envolvimento de Kate e Gerry McCann, no desaparecimento da criança e na ocultação de cadáver.

A polícia britânica regressou há duas semanas a Portugal e, em conjunto com a PJ e a GNR, investigou uma área de cerca de 60 mil metros quadrados próximos da Praia da Luz, incluindo condutas de eletricidade e gás, esgotos e edifícios em ruínas, com o auxílio de cães pisteiros e georradares.

Os resultados infrutíferos das buscas policiais deixaram os pais de Madeleine McCann mais “confiantes” na hipótese de a filha estar estar viva.

“Estamos mais confiantes por, apesar das buscas intensas, não ter sido encontrado nenhum vestígio de Madeleine e isso reforça a nossa convicção de que ela ainda poderá estar viva”, disseram quinta-feira, num depoimento veiculado pelo porta-voz.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se este casal fizesse em Inglaterra o que fez em Portugal eram acusados de negligencia por terem ido jantar e deixar duas crianças sozinhas em casa. Os McCann conhecem bem a legislação inglesa e sabem que lá seriam irremediavelmente constituidos arguidos.

  2. Cremos todos que Gonçalo Amaral pecou por defeito: não levou até ao fim, em segredo e em tempo mínimo, as investigações que coordenava e que levariam a tal senhora a dizer… o que deveria dizer. De facto, em Inglaterra os Mc seriam arguidos e não buscadores do que sabem como ninguém ser impossível encontrar…

    • Uma das coisas “divertidas” da tese do raptor, é ele entrou pela porta, e em vez de sair por ela, em segurança, dado que àquela hora da noite, ninguém passava por ali, saltou pela janela com a Maddie ao colo, e dada a altura ainda considerável até ao chão, é natural que ao saltar caíssem os dois, a Maddie pudesse morrer ou ferir-se, e o raptor, pelo menos torcesse um pé, ou um tornozelo.
      Bem, depois de ter sido gravado o video, que qualquer pessoa pode ver e ouvir, com os cães pisteiros ingleses, que detectaram odor a cadáver no apartamento e na mala do carro, alugado pelos Mac Cann,
      só havia portanto uma solução para eles.
      Por isso numa bela noite, foram avistados três vultos, levando um saco pesado, entrarem por uma porta lateral da igreja, onde se encontrava o cadáver de uma britânica, pronto para ser cremado, e curiosamente, quem tinha a chave da igreja , eram os Mac Cann!
      Era o crime perfeito, como diz na revista TV guia! Nem mais um vestígio… Só que, também há pessoas inteligentes, e cuja memória não é curta.
      Ele há coisas!
      Bom, se pensarmos, na quantia, que querem extorquir ao Gonçalo Amaral, mais do que recuperar o bom nome, o que eles querem é dinheiro!!!

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …