Casal McCann desmente ter recebido carta da procuradoria alemã a confirmar morte de Maddie

Facundo Arrizabalaga / EPA

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Os procuradores alemães que estão a investigar o desaparecimento de Madeleine terão escrito uma carta ao casal McCann a confirmar que a filha estava morta, avançam os meios de comunicação britânicos. Os pais da menina desmentem a notícia.

Kate e Gerry McCann, pais da menina que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no Algarve, terão recebido uma carta das autoridades alemãs que confirma que o alemão Christian Brueckner terá mesmo assassinado Madeleine.

A informação foi avançada esta segunda-feira pela Sky News, mas o casal refere que, desde que a investigação ganhou novos contornos, muitas “informações imprecisas” estão a ser partilhadas pelos media.

“A notícia amplamente divulgada de que recebemos uma carta da polícia alemã a dizer que a Maddie está morta é MENTIRA“, escreveram Kate e Gerry numa carta citada pelo Mirror, onde acrescentam que este tipo de “histórias sem substância” só servem para criar “ansiedade desnecessária à família e amigos”.

O matutino adianta ainda o casal não fará mais comentários sobre a investigação em curso, dado que esse trabalho compete às autoridades. Por esse motivo, vaticinam, quaisquer declarações suas que surjam na imprensa serão falsas, uma vez que apenas se pronunciam através do seu próprio site.

O Correio da Manhã cita informação avançada pela imprensa britânica que dá conta de que as autoridades alemãs têm uma prova da morte da criança, mas não vão revelar informações sobre a mesma nem com os pais de Maddie, nem com as polícias portuguesa e britânica para não prejudicar a investigação.

Hans Christian Wolters, que está encarregue de coordenar a investigação, adianta ainda que não obteve resposta à carta por parte do casal. “Não podemos dizer por que é que está morta, é mais importante sermos bem sucedidos e capazes de apanhar o culpado do que pormos as cartas na mesa e dizer por que achamos que ela pode estar”, justificou.

A informação surge depois de um procurador alemão, que afirmou estar convencido de que Maddie estava morta, recuar e admitir que a criança podia, afinal, estar viva.

O Ministério Público em Brunswick, no norte da Alemanha, está a investigar Christian Brueckner, suspeito de ter raptado em 2007 e matado Madeleine McCann.

O alemão, que foi condenado em várias ocasiões, nomeadamente por violência sexual contra menores, terá invadido o apartamento dos McCann na Praia da Luz para cometer um roubo e, uma vez lá, terá decidido raptar a menina, de acordo com a justiça alemã.

As polícias do Reino Unido e Alemanha emitiram na semana passada um apelo público a pedir informação sobre o suspeito, que viveu em Portugal entre 1995 e 2007, e que registos telefónicos colocam nas redondezas da Praia da Luz na noite de desaparecimento da criança.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer 4 anos, a 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.

A polícia britânica começou por formar uma equipa em 2011 para rever toda a informação disponível, abrindo um inquérito formal no ano seguinte, tendo até agora despendido perto de 12 milhões de libras, cerca de 14 milhões de euros.

A Polícia Judiciária portuguesa reabriu a investigação em 2013, depois de o caso ter sido arquivado pela Procuradoria-Geral da República em 2008, ilibando os três arguidos, os pais de Madeleine e um outro britânico, Robert Murat.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …