Casal acusado de inventar filho para receber casa e apoios

O Ministério Público acusou de burla tributária um casal do Porto que terá declarado um filho inexistente para receber mais abono de família e rendimento social de inserção e para conseguir uma casa maior.

Segundo uma nota publicada este domingo no site da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, os arguidos estão ainda acusados de falsificação qualificada e falsidade de testemunho.

Segundo a procuradoria, em abril de 2005, os arguidos “declararam falsamente” o nascimento de um filho na 1.ª Conservatória do Registo Civil do Porto, indicando a data e o local do nascimento e um nome.

Posteriormente, em abril de 2006, a arguida, “atuando de acordo com o arguido, apresentou na Segurança Social requerimento para que fosse aumentada a prestação de abono de família, em função do ‘novo’ descendente, instruindo este requerimento com certidão do assento de nascimento”.

A Segurança Social passou então a pagar aos arguidos uma prestação de abono de família relativa a um menor inexistente, de maio de 2006 a novembro de 2012, o que envolveu o montante global de 3.376,46 euros, acrescenta a PGDP.

Em maio de 2006, apresentaram perante a empresa de habitação municipal do Porto um requerimento de transferência para uma habitação de tipologia superior, baseados no alargamento do agregado familiar.

Foi-lhes atribuída uma habitação de tipologia T3, para a qual se mudaram e onde passaram a residir.

Em outubro de 2006, e sempre baseados no mesmo nascimento, pediram também à Segurança social o aumento do montante que já lhes era atribuído a título de rendimento social de inserção, o que foi deferido.

O casal passou assim a beneficiar de um acréscimo indevido, de outubro de 2006 a setembro de 2011, no montante global de 5.524,14 euros.

Bom Dia

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E agora o que vai acontecer?? Vão devolver o dinheiro e a casa obtida ilegalmente, Vão ressarcir a empresa de habitação municipal do Porto por terem ocupado uma casa que nunca lhes deveria ter sido atribuída? vão alguma vez devolver ao estado o “meu” dinheiro e com juros?? Certamente não, pois certamente vêm os senhores do BE, PCP, etc. dizer que “coitadinhos” são necessitados, marginalizados, etc. etc. Poies esse senhores que pagem

    • Não, “coitadinhos” são os estúpidos como tu e os “pobrezinhos” da banca e alta finança que o povo (português, europeu, etc) tem andado manter!…
      .
      Em relação os artistas da notícia, com este “currículo”, merecem, no mínimo, ir para a gestão de um banco ou alguma instituição europeia!…
      Ou então, uma vala comum!…
      :
      Também seria interessante de saber se são portugueses, ou banidos estrangeiros altamente treinados!…

    • Andas muito mal aconselhado,quem costuma dar o golpe nos cofres públicos são os do teu gang(psd/cds).Se não sabes ficas a saber,estes que deram este golpe,nada mais vão poder ter em nome deles,porque o estado lhes vai sacar tudinho.Só têm duas têm duas saídas ou desandam daqui para fora e vão continuar a dar estes golpes noutras bandas ou vão viver de biscates sem nada a declarar.

  2. É tudo gente séria….
    E pago eu os meus impostos para isto!
    Vou ali arranjar umas certidões de uns dois ou três filhos e já venho…

RESPONDER

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …

Casal inglês tem um bebé com 17 meses (mas recusa-se a dizer se é menino ou menina)

Há casais que não querem saber o sexo do filho antes do momento do parto. Mas para um casal inglês, o parto da criança não acabou com o mistério em relação ao género. Decididos a proteger …

Costinha obrigou Maniche a corrigir livro por causa da história da camisola rasgada

O ex-internacional português Costinha processou o amigo e ex-colega de equipa no FC Porto Maniche por causa do livro "MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas". Nele, Maniche conta que foi Costinha quem rasgou a …