Casa onde Sócrates esteve em prisão domiciliária vendida por 1,2 milhões de euros

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A casa onde o ex-primeiro-ministro esteve em prisão domiciliária, no centro de Lisboa, foi agora vendida pela sua ex-mulher por 1,2 milhões de euros.

De acordo com a revista Sábado, a ex-mulher do primeiro-ministro, Sofia Fava, comprou a casa no Bairro dos Atores, no centro da capital, em 2008, juntamente com o seu companheiro de então, Paulo Marques da Silva, por 550 mil euros.

Trata-se de um T5, de 330 metros quadrados, com piso térreo mais dois andares, uma garagem e terá até uma piscina interior aquecida, segundo escreve a revista, acrescentando que a casa esteve em obras em 2009 e 2010.

De acordo com o registo predial, consultado pela mesma publicação, o edifício foi comprado por 1,275 milhões de euros, no verão do ano passado, pela empresa Irresistible Angel, detida pelo casal francês Patricia Pargamin e Gerard Pargamin.

Foi nesta moradia, no número 33, da Rua Abade Faria, que José Sócrates esteve em prisão domiciliária, de setembro a outubro de 2015, tendo recebido inúmeras visitas de figuras públicas, incluindo a do ex-Presidente da República Mário Soares.

Segundo a SIC Notícias, que cita a Sábado, o edifício também foi alvo de suspeita no âmbito da Operação Marquês. Quando foi comprado, o imóvel precisou de obras que terão custado 300 mil euros, mas os proprietários apenas terão desembolsado 100 mil.

A empresa responsável pelas obras, a Gigabeira, era de Carlos Santos Silva, o amigo e alegado testa de ferro do ex-governante. A mesma empresa, adianta o canal televisivo, tinha comprado outra casa de Sofia Fava, na Rua Francisco Stromp, por 400 mil euros, preço que a acusação considerou ser muito acima do valor de mercado.

Os investigadores acreditam que o dinheiro a mais que a empresa pagou à ex-mulher de Sócrates serviria para pagar as obras onde o antigo primeiro-ministro esteve em domiciliária.

José Sócrates é acusado de 31 crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada. Sofia Fava responde por um crime de branqueamento de capitais e por outro de falsificação de documentos em co-autoria com o ex-marido e Santos Silva.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois, Portugal no seu melhor!
    Força Marcelo, continua aos beijinhos e às palmadinhas nas costas, parece ser isso que o povo quer: ser miserável e haver quem (pareça) ter pena dele.
    Combater a corrupção? Haver justiça? Ser um país sério, de igualdade de oportunidades? Isso fica para depois, que são apenas pormenores aborrecidos, e para quê aborrecermo-nos quando podemos continuar com esta novela coletiva que tanta gente parece gostar?…

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …