Casa onde Sócrates esteve em prisão domiciliária vendida por 1,2 milhões de euros

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A casa onde o ex-primeiro-ministro esteve em prisão domiciliária, no centro de Lisboa, foi agora vendida pela sua ex-mulher por 1,2 milhões de euros.

De acordo com a revista Sábado, a ex-mulher do primeiro-ministro, Sofia Fava, comprou a casa no Bairro dos Atores, no centro da capital, em 2008, juntamente com o seu companheiro de então, Paulo Marques da Silva, por 550 mil euros.

Trata-se de um T5, de 330 metros quadrados, com piso térreo mais dois andares, uma garagem e terá até uma piscina interior aquecida, segundo escreve a revista, acrescentando que a casa esteve em obras em 2009 e 2010.



De acordo com o registo predial, consultado pela mesma publicação, o edifício foi comprado por 1,275 milhões de euros, no verão do ano passado, pela empresa Irresistible Angel, detida pelo casal francês Patricia Pargamin e Gerard Pargamin.

Foi nesta moradia, no número 33, da Rua Abade Faria, que José Sócrates esteve em prisão domiciliária, de setembro a outubro de 2015, tendo recebido inúmeras visitas de figuras públicas, incluindo a do ex-Presidente da República Mário Soares.

Segundo a SIC Notícias, que cita a Sábado, o edifício também foi alvo de suspeita no âmbito da Operação Marquês. Quando foi comprado, o imóvel precisou de obras que terão custado 300 mil euros, mas os proprietários apenas terão desembolsado 100 mil.

A empresa responsável pelas obras, a Gigabeira, era de Carlos Santos Silva, o amigo e alegado testa de ferro do ex-governante. A mesma empresa, adianta o canal televisivo, tinha comprado outra casa de Sofia Fava, na Rua Francisco Stromp, por 400 mil euros, preço que a acusação considerou ser muito acima do valor de mercado.

Os investigadores acreditam que o dinheiro a mais que a empresa pagou à ex-mulher de Sócrates serviria para pagar as obras onde o antigo primeiro-ministro esteve em domiciliária.

José Sócrates é acusado de 31 crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada. Sofia Fava responde por um crime de branqueamento de capitais e por outro de falsificação de documentos em co-autoria com o ex-marido e Santos Silva.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois, Portugal no seu melhor!
    Força Marcelo, continua aos beijinhos e às palmadinhas nas costas, parece ser isso que o povo quer: ser miserável e haver quem (pareça) ter pena dele.
    Combater a corrupção? Haver justiça? Ser um país sério, de igualdade de oportunidades? Isso fica para depois, que são apenas pormenores aborrecidos, e para quê aborrecermo-nos quando podemos continuar com esta novela coletiva que tanta gente parece gostar?…

RESPONDER

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …

Já pode comprar ações de obras de arte como se fosse a bolsa de valores

Já é possível comprar ações de obras de arte como se da bolsa de valores se tratasse. A plataforma Masterworks está a tentar trazer a arte das elites para todos. No outono de 2018, uma obra …