Casa onde Sócrates esteve em prisão domiciliária vendida por 1,2 milhões de euros

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A casa onde o ex-primeiro-ministro esteve em prisão domiciliária, no centro de Lisboa, foi agora vendida pela sua ex-mulher por 1,2 milhões de euros.

De acordo com a revista Sábado, a ex-mulher do primeiro-ministro, Sofia Fava, comprou a casa no Bairro dos Atores, no centro da capital, em 2008, juntamente com o seu companheiro de então, Paulo Marques da Silva, por 550 mil euros.

Trata-se de um T5, de 330 metros quadrados, com piso térreo mais dois andares, uma garagem e terá até uma piscina interior aquecida, segundo escreve a revista, acrescentando que a casa esteve em obras em 2009 e 2010.

De acordo com o registo predial, consultado pela mesma publicação, o edifício foi comprado por 1,275 milhões de euros, no verão do ano passado, pela empresa Irresistible Angel, detida pelo casal francês Patricia Pargamin e Gerard Pargamin.

Foi nesta moradia, no número 33, da Rua Abade Faria, que José Sócrates esteve em prisão domiciliária, de setembro a outubro de 2015, tendo recebido inúmeras visitas de figuras públicas, incluindo a do ex-Presidente da República Mário Soares.

Segundo a SIC Notícias, que cita a Sábado, o edifício também foi alvo de suspeita no âmbito da Operação Marquês. Quando foi comprado, o imóvel precisou de obras que terão custado 300 mil euros, mas os proprietários apenas terão desembolsado 100 mil.

A empresa responsável pelas obras, a Gigabeira, era de Carlos Santos Silva, o amigo e alegado testa de ferro do ex-governante. A mesma empresa, adianta o canal televisivo, tinha comprado outra casa de Sofia Fava, na Rua Francisco Stromp, por 400 mil euros, preço que a acusação considerou ser muito acima do valor de mercado.

Os investigadores acreditam que o dinheiro a mais que a empresa pagou à ex-mulher de Sócrates serviria para pagar as obras onde o antigo primeiro-ministro esteve em domiciliária.

José Sócrates é acusado de 31 crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada. Sofia Fava responde por um crime de branqueamento de capitais e por outro de falsificação de documentos em co-autoria com o ex-marido e Santos Silva.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois, Portugal no seu melhor!
    Força Marcelo, continua aos beijinhos e às palmadinhas nas costas, parece ser isso que o povo quer: ser miserável e haver quem (pareça) ter pena dele.
    Combater a corrupção? Haver justiça? Ser um país sério, de igualdade de oportunidades? Isso fica para depois, que são apenas pormenores aborrecidos, e para quê aborrecermo-nos quando podemos continuar com esta novela coletiva que tanta gente parece gostar?…

RESPONDER

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …

Benfica estuda contratação de Guendouzi para motor do meio-campo

Mattéo Guendouzi, internacional sub-21 francês que esta época esteve emprestado Hertha pelo Arsenal, está a ser sondado para o meio-campo benfiquista. O Benfica continua a tentar perceber qual é o melhor reforço para o meio-campo, cobrindo …

Ousmane Dembélé

França com baixa de peso (e há quem peça "a equipa B contra Portugal")

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio. O …

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …