Casa Branca diz que nem Hitler desceu ao ponto de usar armas químicas

Olivier Douliery / POOL / EPA

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer

O assessor de imprensa da Casa Branca disse esta terça-feira que nem Hitler “desceu tão baixo ao ponto de usar armas químicas” – o que choca com a exterminação de judeus durante o Holocausto com recurso a câmaras de gás.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, estava a tentar discutir com jornalistas, durante a reunião diária com os representantes dos órgãos de comunicação, o horror dos ataques químicos ocorridos na semana passada na Síria, que a Casa Branca está a atribuir ao regime de Damasco.

“Não usámos armas químicas na II Guerra Mundial”, disse Spicer, acrescentando que ” alguém tão desprezível como Hitler não desceu ao ponto de usar armas químicas”.

Minutos depois, Spicer procurou corrigir as suas afirmações, tentando diferenciar as ações de Hitler do ataque com gás a civis sírios na semana passada, no norte da Síria, que provocou cerca de 90 mortos, e que o ministro da saúde da Turquia garante que revelam o uso de gás sarin.

“Penso que quando se usa o gás sarin, Hitler não usou o gás da mesma forma que Al-Assad está a fazer, sobre o seu próprio povo”, declarou Spicer.

Exposto na I Guerra Mundial a gás mostarda, Hitler nunca utilizou armas químicas no campo de batalha da II Guerra Mundial, apesar de possuir um grande arsenal de agentes nervosos.

No entanto, usou elementos químicos para matar milhões de judeus em câmaras de gás de campos de concentração, num projecto conhecido como Solução Final para o extermínio dos judeus.

Segundo o Museu dos EUA que recorda o Holocausto, os nazis experimentaram ainda no final de 1939 o uso de gás venenoso para matar doentes mentais.

Depois do encontro com os jornalistas, Spicer enviou-lhes uma mensagem por correio eletrónico, em que garantiu: “De forma alguma, procurei diminuir a natureza horrorosa do Holocausto. Estava a tentar distinguir entre a tática de usar aviões para lançar armas químicas sobre centros populacionais”.

“Qualquer ataque a pessoas inocentes é repreensível e indesculpável”, diz Spicer.

Segundo um analista político da CNN, Sean Spicer esqueceu-se da Regra Nº1 da política: simplesmente “nunca comparar nada nem ninguém a Hitler”.

Os comentários de Spicer ocorreram no segundo dia da Páscoa judaica e um dia depois de a Casa Branca organizar um jantar, marcando a emancipação do povo judeu, uma tradição iniciada na Presidência de Barack Obama.

ZAP // Lusa / EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …