/

“Casa aberta” para maiores de 25 anos a partir de hoje (e com novo sistema de senhas)

Fernando Veludo / Lusa

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da “task force” de vacinação contra a covid-19

A partir desta segunda-feira os maiores de 25 anos já podem tomar a vacina contra a covid-19 sem realizar agendamento previamente. Sistema de senhas também já está ativo.

A modalidade “Casa Aberta”, que permite dirigir-se a um centro de vacinação sem antes fazer marcação, está a partir de hoje disponível para pessoas com idade igual ou superior a 25 anos. Deixa ainda de existir a restrição da vacina da Janssen nesta modalidade, informa a task-force para a vacinação em comunicado.

“Nesta modalidade são vacinadas primeiras doses de utentes elegíveis que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses”, pode ler-se. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site da DGS.

Por outro lado, a task-force informa que se inscrevam para ser vacinadas no âmbito da modalidade “Casa Aberta” passam a ter uma senha digital que permite evitar a fila de espera. Este sistema de senhas entra em vigor esta segunda-feira na maioria dos centros de vacinação do país.

Para ter acesso à senha digital o utente deve aceder ao portal criado para o efeito e tirar uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, tendo de escolher obrigatoriamente um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.

No momento de pedir a senha, o utente deve confirmar antecipadamente a afluência do centro de vacinação e verificar se este tem “semáforo verde”, atenta o Ministério da Saúde em comunicado.

Posteriormente, deve preencher e submeter o formulário, recebendo, assim, a senha digital com o respetivo número e hora prevista para ser vacinado.

É ainda de destacara que as segundas doses serão sempre no local da primeira.

O auto agendamento está também disponível para utentes com 18 ou mais anos, podendo estes escolherem o local e o dia para a toma da vacina.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.