Cartões contactless são seguros?

.shock / photoxpress

-

Muitos consumidores consideram que há uma maior possibilidade de usos fraudulentos dos cartões de crédito contactless. Segundo a DECO, a lei obriga as instituições bancárias a garantirem a segurança dos cartões e dos terminais.

Nos últimos tempos, alguns emissores introduziram a tecnologia contactless em alguns cartões de débito e crédito, o que permite ao cliente efectuar um pagamento num terminal adaptado sem digitar o código pessoal, apenas aproximando o cartão a escassos centímetros.

A Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor  (DECO) publicou esta quinta-feira um comunicado a referir que muitos consumidores têm questionado sobre se o novo sistema oferece a segurança mínima, sem risco de débitos indevidos, e se podem manter os actuais cartões com código PIN ou assinatura.

As instituições defendem que esta tecnologia é mais cómoda e evita a entrega do cartão ao comerciante, “mas, devido à pouca divulgação, muitos consumidores consideram que há uma maior possibilidade de usos fraudulentos“, adianta a DECO.

Se a distância for superior, é praticamente impossível fazer o pagamento, refere a DECO, explicando que cada transacção não pode ultrapassar os 20 euros.

Além disso, é definido um valor máximo de transacções sem código (por exemplo, 60 euros na CGD), independentemente do período decorrido entre as mesmas.

A DECO esclarece que, “nestas situações, tal como nas restantes, a lei obriga as instituições a garantirem a segurança dos cartões e dos terminais”.

“Qualquer situação que considere anómala deve ser comunicada de imediato ao emissor do cartão, pois, a partir desse momento, o consumidor deixa de ter responsabilidades sobre eventuais utilizações abusivas”, sublinha a associação.

A DECO adianta que, se o consumidor “não ficar convencido, pode sempre recusar o cartão novo e optar por uma versão que recorra à tecnologia antiga”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …