Cartel Sinaloa parece ter escavado um túnel para libertar um narcotraficante sérvio

O cartel Sinaloa parece ter escavado um túnel perto de uma das maiores prisões do Peru para libertar um narcotraficante sérvio, conhecido como o “homem das 40 identidades”, escreve a revista norte-americana Vice.

Depois de meses de investigação desencadeada pela informação de que o cartel mexicano estaria a tentar libertar Zoran Jaksic, a polícia localizou este túnel que começou a ser escavado nas proximidades da prisão Castro Castro, em Lima, onde o sérvio estava detido.

Jaksic foi julgado no ano passado por um tribunal de Lima que o sentenciou a 25 anos de prisão por liderar um gangue de tráfico, conhecido como “Grupo América”. A organização liderada pelo sérvio era aliada do cartel mexicano, fundado por Joaquin “El Chapo” Guzmán, que cumpre perpétua nos Estados Unidos, e Ismael “El Mayo” Zambada.

O cartel Sinaloa, recorde-se, é conhecido pela criação de túneis complexos. Aquele por onde “El Chapo” escapou da custódia do México, em 2015, estava equipado com luzes, uma espécie de motocicleta sobre túneis e um sistema para bombear ar fresco.

O túnel tinha um metro e meio de altura e um metro de largura, estando equipado com canos que transportava água para amolecer a terra, segundo relatam os média locais, que dão conta que no local foram também encontrados capacetes de construção, bem como sacos de terra, joelheiras e outras ferramentas para a escavação de túneis.

O túnel não foi totalmente escavado – faltavam cerca de 120 metros para chegar até à cela do narcotraficante sérvio – e acredita-se que os trabalhos tenham sido parados quando Jaksic foi transferido da prisão de Castro Castro.

Citada pela mesma revista, Susana Silva Hasembank, responsável pelas prisões do Peru, adiantou que as autoridades sabiam da existência do túnel há dois anos, não sendo claro porque é que as demoraram tanto tempo a localizá-lo.

“O que vamos fazer é reforçar as medidas de segurança quer na prisão como na zona envolvente e aumentar as operações que nos permitam evitar, a tempo, uma situação que teríamos lamentado”, disse ainda a mesma responsável.

O Peru é o segundo maior produtor de cocaína do mundo, depois da vizinha Colômbia.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga representação de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células-tronco. Mas uma nova pesquisa apresenta um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por investigadores do Instituto …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …