/

Cartel Sinaloa parece ter escavado um túnel para libertar um narcotraficante sérvio

O cartel Sinaloa parece ter escavado um túnel perto de uma das maiores prisões do Peru para libertar um narcotraficante sérvio, conhecido como o “homem das 40 identidades”, escreve a revista norte-americana Vice.

Depois de meses de investigação desencadeada pela informação de que o cartel mexicano estaria a tentar libertar Zoran Jaksic, a polícia localizou este túnel que começou a ser escavado nas proximidades da prisão Castro Castro, em Lima, onde o sérvio estava detido.

Jaksic foi julgado no ano passado por um tribunal de Lima que o sentenciou a 25 anos de prisão por liderar um gangue de tráfico, conhecido como “Grupo América”. A organização liderada pelo sérvio era aliada do cartel mexicano, fundado por Joaquin “El Chapo” Guzmán, que cumpre perpétua nos Estados Unidos, e Ismael “El Mayo” Zambada.

O cartel Sinaloa, recorde-se, é conhecido pela criação de túneis complexos. Aquele por onde “El Chapo” escapou da custódia do México, em 2015, estava equipado com luzes, uma espécie de motocicleta sobre túneis e um sistema para bombear ar fresco.

O túnel tinha um metro e meio de altura e um metro de largura, estando equipado com canos que transportava água para amolecer a terra, segundo relatam os média locais, que dão conta que no local foram também encontrados capacetes de construção, bem como sacos de terra, joelheiras e outras ferramentas para a escavação de túneis.

O túnel não foi totalmente escavado – faltavam cerca de 120 metros para chegar até à cela do narcotraficante sérvio – e acredita-se que os trabalhos tenham sido parados quando Jaksic foi transferido da prisão de Castro Castro.

Citada pela mesma revista, Susana Silva Hasembank, responsável pelas prisões do Peru, adiantou que as autoridades sabiam da existência do túnel há dois anos, não sendo claro porque é que as demoraram tanto tempo a localizá-lo.

“O que vamos fazer é reforçar as medidas de segurança quer na prisão como na zona envolvente e aumentar as operações que nos permitam evitar, a tempo, uma situação que teríamos lamentado”, disse ainda a mesma responsável.

O Peru é o segundo maior produtor de cocaína do mundo, depois da vizinha Colômbia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.