México divulga vídeo da detenção de filho de El Chapo

O Governo mexicano divulgou um vídeo da detenção do filho de El Chapo e explicou porque é que a operação correu mal.

Esta quarta-feira, o Governo do México divulgou um vídeo com a detenção do filho do narcotraficante El Chapo, Ovidio Guzmán López, sobre o qual recai um pedido de prisão e de extradição dos Estados Unidos.

De acordo com o Observador, o vídeo foi tornado público juntamente com um relatório do Governo que mostra como toda a intervenção correu mal e pretendia apaziguar as críticas ao Executivo.

O The Guardian conta que, com os tiros a ouvirem-se no exterior da casa de Culiacán, os militares disseram a Guzmán que pedisse aos seus homens para pararem tudo. O homem ligou ao irmão e pediu-lhe isso mesmo, mas o cartel de Sinaloa conseguiu cercar a casa e várias bases militares e obrigou a que a operação fosse abortada.

Quatro horas depois de entrarem na casa, os militares tiveram de cancelar a operação e bater em retirada.

O cartel tinha conseguido impedir que as forças de segurança assumissem as posições previstas no curso da operação, mas a gota de água terá sido quando os narcotraficantes atacaram os alojamentos das famílias dos militares e fizeram nove soldados reféns.

Alfonso Durazo, ministro da Segurança, explicou que para evitar a perda de vidas inocentes decidiram abortar a operação. A estratégia do Presidente, Andrés Manuel López Obrador, é de “abraços e não tiros”, preferindo combater as causas do crime organizado e não o crime organizado em si.

No entanto, segundo o diário, a violência aumentou desde que tomou posse, em dezembro.

Ovidio Guzmán, de 29 anos, é considerado pelos Estados Unidos um dos principais traficantes de metanfetaminas e fentanil no país, daí que tenha sido emitido um pedido de extradição.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.