O mercado do abacate está a tornar-se bastante lucrativo no México. Como tal, vários cartéis de droga estão a apostar nele, tentado extorquir e roubar produtores locais.
Os terrenos de produção de abacate estão a tornar-se em verdadeiros campos de batalha. De arma na mão, os agricultores mexicanos veem-se agora obrigados a patrulhar os seus produtos devido a uma ameaça emergente no país: os cartéis de droga.
Um pouco por todo o mundo, o consumo de abacate disparou devido aos diversos benefícios deste fruto. Com os Estados Unidos como principal mercado, o estado mexicano de Michoácan exporta o equivalente a quase 3 mil milhões de dólares por ano.
Os abacates são um grande negócio em Michoácan, tanto que os moradores já lhes chamam de “ouro verde”. Esta fruta é tão lucrativa que cartéis de drogas estão a tentar entrar em ação, escreve a VICE. Vários cartéis tentaram extorquir produtores de abacates e roubar as suas terras.
“No início defendíamo-nos com catanas, paus, pedras. Bloqueamos todas as formas de acesso à nossa cidade”, disse o agricultor Hector Saavedra. “Ninguém sai e ninguém entra. Esta foi a nossa melhor defesa”.
No entanto, a situação tem escalado nos últimos anos. Em 2019, o grupo de Saavedra envolveu-se num tiroteio com o cartel de Jalisco que durou quase uma hora.
“Produzir abacates é muito difícil. Não estou a falar de trabalho árduo, mas exige muita organização. Em alguns casos, custa sangue ou vidas”, disse Virgilio Augustín, um produtor local de abacates.
Quando um governo não dá conta do recado defendendo os seus cidadãos terão que ser estes a agir por conta própria, por esta razão é que a droga tem assumida tais proporções com a conivência dos governantes de outros países que não agem no que lhe concerne na proteção dos seus cidadãos.
A notícia é sobre o negócio do abacate e não da droga!…
.
Os EUA é o país que mais dinheiro gasta no combate às drogas e é o país do mundo onde há mais droga e mais drogados!…
Pois é, contudo pelos vistos o sistema começa por ser igual e, aí é que está o problema!
Sim, o sistema é o mesmo; grupos criminosos a controlar a produção/distribuição de determinado procuto que, por acaso, neste caso até é legal!…
São máfias e governos adormecidos!
Neste caso, a droga e os abacates estão no mesmo plano. Os terrenos que dantes eram cultivados para produzirem plantas das quais se extraíam drogas(a coca) ,agora, estão a ser usados para a plantação de abacateiros por decisão dos governos para afastarem essas culturas. Mas, pelos vistos, os resultados não estão a ser os pretendidos porque o negócio é muito lucrativo e está a atrair a tenção dos cartéis das drogas, também.