/

“Ouro verde”. Cartéis de droga estão a tentar entrar no negócio do abacate

6

O mercado do abacate está a tornar-se bastante lucrativo no México. Como tal, vários cartéis de droga estão a apostar nele, tentado extorquir e roubar produtores locais.

Os terrenos de produção de abacate estão a tornar-se em verdadeiros campos de batalha. De arma na mão, os agricultores mexicanos veem-se agora obrigados a patrulhar os seus produtos devido a uma ameaça emergente no país: os cartéis de droga.

Um pouco por todo o mundo, o consumo de abacate disparou devido aos diversos benefícios deste fruto. Com os Estados Unidos como principal mercado, o estado mexicano de Michoácan exporta o equivalente a quase 3 mil milhões de dólares por ano.

Os abacates são um grande negócio em Michoácan, tanto que os moradores já lhes chamam de “ouro verde”. Esta fruta é tão lucrativa que cartéis de drogas estão a tentar entrar em ação, escreve a VICE. Vários cartéis tentaram extorquir produtores de abacates e roubar as suas terras.

“No início defendíamo-nos com catanas, paus, pedras. Bloqueamos todas as formas de acesso à nossa cidade”, disse o agricultor Hector Saavedra. “Ninguém sai e ninguém entra. Esta foi a nossa melhor defesa”.

No entanto, a situação tem escalado nos últimos anos. Em 2019, o grupo de Saavedra envolveu-se num tiroteio com o cartel de Jalisco que durou quase uma hora.

“Produzir abacates é muito difícil. Não estou a falar de trabalho árduo, mas exige muita organização. Em alguns casos, custa sangue ou vidas”, disse Virgilio Augustín, um produtor local de abacates.

Daniel Costa, ZAP //

6 Comments

  1. Quando um governo não dá conta do recado defendendo os seus cidadãos terão que ser estes a agir por conta própria, por esta razão é que a droga tem assumida tais proporções com a conivência dos governantes de outros países que não agem no que lhe concerne na proteção dos seus cidadãos.

    • A notícia é sobre o negócio do abacate e não da droga!…
      .
      Os EUA é o país que mais dinheiro gasta no combate às drogas e é o país do mundo onde há mais droga e mais drogados!…

      • Pois é, contudo pelos vistos o sistema começa por ser igual e, aí é que está o problema!

      • Sim, o sistema é o mesmo; grupos criminosos a controlar a produção/distribuição de determinado procuto que, por acaso, neste caso até é legal!…

  2. Neste caso, a droga e os abacates estão no mesmo plano. Os terrenos que dantes eram cultivados para produzirem plantas das quais se extraíam drogas(a coca) ,agora, estão a ser usados para a plantação de abacateiros por decisão dos governos para afastarem essas culturas. Mas, pelos vistos, os resultados não estão a ser os pretendidos porque o negócio é muito lucrativo e está a atrair a tenção dos cartéis das drogas, também.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.