Carteiro de Braga condenado a três anos de prisão por violação de correspondência

"Retrato de um Carteiro" (p.), óleo de Thomas Patterson, 1912 (foto: The British Postal Museum & Archive / wikimedia)

“Retrato de um Carteiro” (p.), óleo de Thomas Patterson, 1912 (foto: The British Postal Museum & Archive / wikimedia)

O Tribunal Judicial de Braga condenou hoje a três anos de prisão, com pena suspensa, um carteiro acusado de peculato, por alegadamente se ter apropriado de milhares de euros retirados de correspondência que violava.

A suspensão da pena fica sujeita ao pagamento de 5.152 euros aos CTT – Correios de Portugal, para ressarcir a empresa dos prejuízos resultantes daquela atuação.

O arguido não compareceu ao julgamento, por estar a residir em França, mas já tinha confessado os factos quando ouvido pela Polícia Judiciária.

O tribunal condenou-o pela prática de um crime de peculato.

O arguido, de 37 anos, trabalhava na Estação dos CTT de Maximinos, tendo sido contratado em 1998.

Foi detido em inícios de janeiro de 2012 pela Polícia Judiciária, que na altura lhe apreendeu 1.350 euros, 520 dólares americanos, 20 libras esterlinas e 300 coroas suecas.

Antes disso, os CTT tinham registado, pelo menos, 77 reclamações de clientes, denunciando o extravio da correspondência.

Segundo a acusação do Ministério Público, dada como provada pelo tribunal, o carteiro terá depositado, entre 2006 e 2011, em duas contas bancárias, mais de 15 mil euros em moeda estrangeira.

A acusação diz que o arguido se apoderava do correio de giros que não estavam ao seu cuidado, escolhendo as cartas que lhe pareciam conter dinheiro.

Eram, normalmente, cartas oriundas do estrangeiro, contendo dinheiro enviado pelos emigrantes para os familiares.

O arguido violava as cartas, retirava o dinheiro nelas contido e destruí-as, deitando-as ao lixo. Caso não contivessem qualquer importância monetária, colava-as de novo e devolvia-as ao respetivo giro.

Os CTT despediram-no na sequência deste processo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …