Carteiro de Braga condenado a três anos de prisão por violação de correspondência

"Retrato de um Carteiro" (p.), óleo de Thomas Patterson, 1912 (foto: The British Postal Museum & Archive / wikimedia)

“Retrato de um Carteiro” (p.), óleo de Thomas Patterson, 1912 (foto: The British Postal Museum & Archive / wikimedia)

O Tribunal Judicial de Braga condenou hoje a três anos de prisão, com pena suspensa, um carteiro acusado de peculato, por alegadamente se ter apropriado de milhares de euros retirados de correspondência que violava.

A suspensão da pena fica sujeita ao pagamento de 5.152 euros aos CTT – Correios de Portugal, para ressarcir a empresa dos prejuízos resultantes daquela atuação.

O arguido não compareceu ao julgamento, por estar a residir em França, mas já tinha confessado os factos quando ouvido pela Polícia Judiciária.

O tribunal condenou-o pela prática de um crime de peculato.

O arguido, de 37 anos, trabalhava na Estação dos CTT de Maximinos, tendo sido contratado em 1998.

Foi detido em inícios de janeiro de 2012 pela Polícia Judiciária, que na altura lhe apreendeu 1.350 euros, 520 dólares americanos, 20 libras esterlinas e 300 coroas suecas.

Antes disso, os CTT tinham registado, pelo menos, 77 reclamações de clientes, denunciando o extravio da correspondência.

Segundo a acusação do Ministério Público, dada como provada pelo tribunal, o carteiro terá depositado, entre 2006 e 2011, em duas contas bancárias, mais de 15 mil euros em moeda estrangeira.

A acusação diz que o arguido se apoderava do correio de giros que não estavam ao seu cuidado, escolhendo as cartas que lhe pareciam conter dinheiro.

Eram, normalmente, cartas oriundas do estrangeiro, contendo dinheiro enviado pelos emigrantes para os familiares.

O arguido violava as cartas, retirava o dinheiro nelas contido e destruí-as, deitando-as ao lixo. Caso não contivessem qualquer importância monetária, colava-as de novo e devolvia-as ao respetivo giro.

Os CTT despediram-no na sequência deste processo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …