Cartazes contra Papa Francisco espalhados pelas ruas de Roma

Dezenas de cartazes anónimos com críticas ao Papa Francisco estiveram este sábado durante algumas horas colados em várias ruas de Roma, ostentando uma fotografia do pontífice e um texto, cuja origem está a ser investigada pela polícia.

Os cartazes foram colocados em suportes habituais de publicidade espalhados pela capital italiana e não estavam assinados nem tinham qualquer tipo de identificação dos autores.

Horas depois os cartazes foram parcialmente tapados por outros em branco, com o logotipo institucional da Câmara de Roma e com o texto “publicidade ilegal”.

Abaixo da imagem do Papa com uma cara séria, o texto dos cartazes dizia “France, interditaste congregações, afastaste sacerdotes, decapitaste a Ordem de Malta e os franciscanos da Imaculada, ignoraste cardeais… mas onde está a tua misericórdia?“.

O diretor da “Civiltà Cattolica”, a revista da Companhia de Jesus, Antonio Spadaro, comentou no Twitter que os cartazes são “uma medalha” pelo empenho do Papa “contra os muros e o racismo”.

“Um sinal de que está a trabalhar bem e que está a incomodar muito”, acrescentou Spadaro, jesuíta como o Papa Francisco e consultor nos Conselhos Pontifícios de Cultura e Comunicação Social.

Os cartazes apareceram no mesmo dia em que o Papa cimentou a sua autoridade sobre a Ordem de Malta, nomeando um importante arcebispo do Vaticano, Angelo Becciu, como seu representante especial junto da antiga ordem aristocrática.

Francisco deu ao seu enviado “todos os poderes necessários” para ajudar a estabelecer as bases de uma nova constituição para a Ordem, conduzir a renovação espiritual dos seus cavaleiros e preparar a eleição de um novo grão-mestre, esperado dentro de três meses.

A intervenção do Papa levou a críticas dos conservadores críticos.

Nos cartazes, a referência ao Papa ter ignorado cardeais deverá dizer respeito aos quatro cardeais que pediram publicamente que Francisco clarificasse se os católicos divorciados e que tinham voltado a casar civilmente podiam receber a comunhão. O Papa não lhes respondeu diretamente.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ilustre ANIBAL NUNCA TOMOU CONHECIMENNTO DA INQUISIÇÃO DE cALVINO, FOGUEIRA COMO A DE tORQUEMADA QUE TB MORREU NA FOGUEIRA;E O MANUSCRITO CONTRA OS JUDEUS-;HISTORIADORES CONSIDERAM-NO UMA DAS OBRAS QUE FORMATARAM E E SUSTENTARAM AS IDÉIAS DE Hitler.Aliás a fase em que os estados VATICANOS ,com SEUS EXERCITOSDE MILHARES DE HOMENS -ELES TB SE ALIMENTAVAM-SABIA? PS O pAPA jULIO ii i à frente das tropas , mas a pró pria Igreja reconhece que ele conspurcou a Cátedra .Mas sem papas generais como ele AS TRIBO BARBARAS E, ATÉ TÁRTAROS E MONGÓIS,TOMARIAM ROMA E TB OS PROTESTANTES NÂO ESTARIAM NO MAPA. vÁ ESTUDAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …