Cartazes contra Papa Francisco espalhados pelas ruas de Roma

Dezenas de cartazes anónimos com críticas ao Papa Francisco estiveram este sábado durante algumas horas colados em várias ruas de Roma, ostentando uma fotografia do pontífice e um texto, cuja origem está a ser investigada pela polícia.

Os cartazes foram colocados em suportes habituais de publicidade espalhados pela capital italiana e não estavam assinados nem tinham qualquer tipo de identificação dos autores.

Horas depois os cartazes foram parcialmente tapados por outros em branco, com o logotipo institucional da Câmara de Roma e com o texto “publicidade ilegal”.

Abaixo da imagem do Papa com uma cara séria, o texto dos cartazes dizia “France, interditaste congregações, afastaste sacerdotes, decapitaste a Ordem de Malta e os franciscanos da Imaculada, ignoraste cardeais… mas onde está a tua misericórdia?“.

O diretor da “Civiltà Cattolica”, a revista da Companhia de Jesus, Antonio Spadaro, comentou no Twitter que os cartazes são “uma medalha” pelo empenho do Papa “contra os muros e o racismo”.

“Um sinal de que está a trabalhar bem e que está a incomodar muito”, acrescentou Spadaro, jesuíta como o Papa Francisco e consultor nos Conselhos Pontifícios de Cultura e Comunicação Social.

Os cartazes apareceram no mesmo dia em que o Papa cimentou a sua autoridade sobre a Ordem de Malta, nomeando um importante arcebispo do Vaticano, Angelo Becciu, como seu representante especial junto da antiga ordem aristocrática.

Francisco deu ao seu enviado “todos os poderes necessários” para ajudar a estabelecer as bases de uma nova constituição para a Ordem, conduzir a renovação espiritual dos seus cavaleiros e preparar a eleição de um novo grão-mestre, esperado dentro de três meses.

A intervenção do Papa levou a críticas dos conservadores críticos.

Nos cartazes, a referência ao Papa ter ignorado cardeais deverá dizer respeito aos quatro cardeais que pediram publicamente que Francisco clarificasse se os católicos divorciados e que tinham voltado a casar civilmente podiam receber a comunhão. O Papa não lhes respondeu diretamente.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ilustre ANIBAL NUNCA TOMOU CONHECIMENNTO DA INQUISIÇÃO DE cALVINO, FOGUEIRA COMO A DE tORQUEMADA QUE TB MORREU NA FOGUEIRA;E O MANUSCRITO CONTRA OS JUDEUS-;HISTORIADORES CONSIDERAM-NO UMA DAS OBRAS QUE FORMATARAM E E SUSTENTARAM AS IDÉIAS DE Hitler.Aliás a fase em que os estados VATICANOS ,com SEUS EXERCITOSDE MILHARES DE HOMENS -ELES TB SE ALIMENTAVAM-SABIA? PS O pAPA jULIO ii i à frente das tropas , mas a pró pria Igreja reconhece que ele conspurcou a Cátedra .Mas sem papas generais como ele AS TRIBO BARBARAS E, ATÉ TÁRTAROS E MONGÓIS,TOMARIAM ROMA E TB OS PROTESTANTES NÂO ESTARIAM NO MAPA. vÁ ESTUDAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …