Cartas de condução vão passar a ter validade de 15 anos

Juampe López / Flickr

Secretária de Estado da Modernização Administrativa anunciou esta quarta-feira quatro alterações às cartas de condução, nomeadamente o alargamento da validade para 15 anos.

A secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, anunciou hoje que as cartas de condução vão sofrer quatro alterações fundamentais, avança o Diário de Notícias.

Entre as mudanças, que entram em vigor já a partir do próximo ano, destaca-se a alteração do prazo de validade do documento, que antes tinha uma validade de dez anos.

Segundo a secretária de Estado, o prazo atual resulta de uma diretiva que “o anterior governo transpôs” e que permitia aos Estados optarem por dez ou quinze anos.

Neste momento, o atual Governo considera que o “prazo adequado” será a outra opção, pelo que vai ser alterado para quinze anos.

Outra das alterações passa por “retirar da face da carta de condução, que é o único documento pessoal que ainda a mantém, a morada”, declarou a governante.

“Ao retirar a morada da face e ao fazer com que, de cada vez que altero a minha morada no cartão de cidadão, essa alteração seja automaticamente alterada no passaporte e, agora, na carta de condução”.

Desta forma, a morada que consta no cartão de cidadão passa a funcionar para todos os outros documentos pessoais, sendo possível fazer apenas uma única vez a alteração de morada.

Além disso, a recolha de dados feitas pelo cartão de cidadão, “nomeadamente a fotografia e a impressão digital”, passa também a “ser aquela que automaticamente alimenta as renovações das cartas de condução”.

Outra das mudanças é a desmaterialização dos atestados médicos, o documento necessário cada vez que um cidadão português precisa de renovar a carta de condução.

Através de uma ligação entre o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e o ministério da Saúde, o atestado médico “passa a ser automaticamente enviado”, explica Graça Fonseca.

Por último, a secretária de Estado adiantou que vai ser alargada “a frente de atendimento” para as cartas de condução, estendendo-se também às conservatórias para que “o processo de renovação seja mais fácil”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já o deviam ter feito à muito tempo, a partir dos 50 anos a carta de condução e o bilhete de identidade deveriam ser vitalícios.

    • Carta de condução vitalícia a partir dos 50 anos?!
      Que piada!…
      Já não bastam os idosos que andam por aí a fazer asneiras na estrada, ainda há iluminados que os querem pôr ainda mais à vontade!…
      Os BI’s sempre foram vitalícios a partir de certa idade (65 anos)!
      O C. Cidadão não pode ser vitalício porque envolve muitas variáveis/organismos internacionais, etc!

RESPONDER

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …