Cartão de Cidadão sem género. Afinal, foi um “lapso” da Secretária de Estado

Afinal, o novo Cartão de Cidadão vai manter a referência ao género. O “lapso” foi corrigido pela secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, que tinha informado que o sexo ia deixar de aparecer neste documento de identificação no âmbito das mudanças que estão previstas a nível europeu.

No dia em que se anunciaram alterações ao formato do actual Cartão de Cidadão, no seguimento de um novo regulamento europeu que visa uniformizar estes documentos de identificação, Anabela Pedroso revelou na TSF que a versão portuguesa ia deixar de conter o género.

A secretária de Estado da Justiça explicava que um estudo em torno de “um novo regulamento sobre segurança de Cartões de Identidade” determinou o que é que estes “devem incluir” para “garantir a segurança na circulação em Shenguen”.

“Não vai existir uma uniformização de Cartões de Cidadão na Europa, o que vamos ter é uma harmonização dos Cartões com alguns elementos de segurança que vão ser reconhecidos em todos os países”, apontava a governante.

Retiramos na nova versão de Cartão de Cidadão o género“, sublinhava ainda, a título de exemplo de uma das mudanças previstas, constatando que “Portugal não vai manter” essa referência que será “facultativa”.

Mas, afinal, não vai ser assim e o género manter-se-á no Cartão de Cidadão, como explicou posteriormente a Secretária de Estado.

Anabela Pedroso telefonou à TSF para esclarecer que foi um “lapso” e justificando que o género se vai manter depois de o assunto ter sido “estudado e trabalhado com todas as organizações”.

Uma ideia que se deve ao facto de se tratar de “um Cartão que não é só de Identificação” e que tem “muitas ligações com outras Bases de Dados“, nomeadamente da área da Saúde, onde, “por razões naturais”, se continua a usar “a questão do sexo para aferição de algum atributo” do documento, realçou Anabela Pedroso.

A secretária de Estado também sustentou que ficou acordado que Portugal “vai continuar a usar a designação de Cartão de Cidadão“, enquanto que na versão em Inglês passará a ser “Identity Card” (ou seja, Cartão de Identificação).

Anabela Pedroso referiu ainda que o prazo para aplicação das alterações é de 24 meses. Assim, “daqui a dois anos, vamos ter que ter todo este trabalho feito internamente por forma a que os novos Cartões que venham a ser emitidos no segundo semestre de 2021 já incorporem estes elementos de harmonização”, concluiu.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Anabela Pedroso,,, Anabela coisa… ou Pedroso coiso… ou de sexo indefinido ?
    Socialistas, onde os homens querem ser mulheres e as mulheres homens.
    Um tal Galamba maricone já usa brinquinho … género ? indefinido.
    BE onde quase todos os militantes pertencem ao LGBTQ

RESPONDER

O oxigénio em Marte está a comportar-se de forma misteriosa (e não se sabe porquê)

Depois do mistério do metano de Marte que aparecia e reaparecia, agora, os níveis de oxigénio no Planeta Vermelho têm estado a subir e a descer na cratera Gale em quantidades que não encaixam em …

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …