Vem aí um novo Cartão de Cidadão e vai ser igual ao dos restantes países da UE

João Relvas / Lusa

O Cartão do Cidadão vai mudar. As alterações serão residuais e poderão ser observadas já a partir de 2021, ano limite para que se atualize o formato de todos os documentos de identidade na União Europeia.

Esta obrigação que decorre de uma norma aprovada esta quarta-feira no Parlamento Europeu. Em Portugal, as mudanças mais visíveis serão apenas duas: a mudança do posicionamento da fotografia – que vai passar do lado direito para o esquerdo – e a inclusão da bandeira da UE.

O documento português vai ainda ser reforçado com uma maior proteção dos dados pessoais. Os Estados-membros terão dois anos para começar a fazer circular as novas versões. A substituição vai ocorrer na altura em que se fizer a renovação do Cartão do Cidadão e não terá qualquer custo para os contribuintes, de acordo com o Observador.

“O Cartão de Cidadão português manterá a sua identidade nacional e elementos gráficos que o distinguem dos cartões de identidade dos demais Estados Membros”, adianta o Ministério da Justiça em comunicado. Vão ainda manter-se “as funcionalidades eletrónicas já em uso desde o seu arranque, nomeadamente em termos de autenticação e assinatura eletrónica qualificada, sendo aliás internacionalmente reconhecido como um modelo”.

Outra alteração que também vai afetar o caso português tem a ver com a designação do documento. Mas apenas em língua inglesa, já que em vez de citizen card será conhecido como o dos restantes países da UE: identity card. Em português vai manter a sua designação original – Cartão do Cidadão.

A norma deve ser publicada até maio e entra em vigor dois anos depois. Prevê-se que em maio de 2021 já só sejam emitidos documentos de identidade que correspondam ao novo formato. Os Estados-membros são livres de aplicar a esta norma antes dessa data.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Como de costume, os tugas têm de se pôr em bicos de pés.
    Chamava-se “bilhete de identidade”, e era já vulgar dizer “cartão de identidade”; nada seria mais natural que manter esta última desiganção, que coincide com a tradução nos demais países (do mundo, não só Europa).
    Não!…. tínhamos que inventar o “cartão de cidadão”…..

    • Penso que seja adequado, já que no mesmo documento estão integrados diversas identificações (NIF, SS, utente, eleitor), e não só a identificação civil. E, já agora, o por-mo-nos em bicos dos pés, se resultar em exemplo, bom claro, aos que são supostamente mais altos que nós, passamos nós a ser o modelo, ou não será??
      Tal como é referido no artigo, a componente de assinatura digital serve de exemplo aos demais concorrentes / modelos existentes.
      Mania de bota-abaixo.

  2. És burro como um calhau! Aldous Huxley A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão.

    Felizmente com o Brexit isto da UE vai dar mesmo o berro!

  3. Eu quero é que haja o Portexit que se faça um referendo e Portugal saia da UE e recupere a sua soberania, gajos como tu traidores da pátria europeístas era deitar-vos todos aos tubarões!

  4. Não sejas burro pá Portugal é super rico, temos a maior reserva do mundo de Lítio, ouro com fartura por explorar, cobre, petróleo no Algarve, um clima fabuloso com aptidão devido aos microclimas para cultivar de todo o tipo de alimentos e todo o tipo de turismo e se incluirmos as ilhas muito mais. Temos uma reserva marítima com recursos e uma área brutal, temos capacidade intelectual nas faculdades para inovar. O nosso cancro é termos uma classe politica de vendilhões da pátria, uma cambada de cabrões que merecem a forca!

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …