Vem aí um novo Cartão de Cidadão e vai ser igual ao dos restantes países da UE

João Relvas / Lusa

O Cartão do Cidadão vai mudar. As alterações serão residuais e poderão ser observadas já a partir de 2021, ano limite para que se atualize o formato de todos os documentos de identidade na União Europeia.

Esta obrigação que decorre de uma norma aprovada esta quarta-feira no Parlamento Europeu. Em Portugal, as mudanças mais visíveis serão apenas duas: a mudança do posicionamento da fotografia – que vai passar do lado direito para o esquerdo – e a inclusão da bandeira da UE.

O documento português vai ainda ser reforçado com uma maior proteção dos dados pessoais. Os Estados-membros terão dois anos para começar a fazer circular as novas versões. A substituição vai ocorrer na altura em que se fizer a renovação do Cartão do Cidadão e não terá qualquer custo para os contribuintes, de acordo com o Observador.

“O Cartão de Cidadão português manterá a sua identidade nacional e elementos gráficos que o distinguem dos cartões de identidade dos demais Estados Membros”, adianta o Ministério da Justiça em comunicado. Vão ainda manter-se “as funcionalidades eletrónicas já em uso desde o seu arranque, nomeadamente em termos de autenticação e assinatura eletrónica qualificada, sendo aliás internacionalmente reconhecido como um modelo”.

Outra alteração que também vai afetar o caso português tem a ver com a designação do documento. Mas apenas em língua inglesa, já que em vez de citizen card será conhecido como o dos restantes países da UE: identity card. Em português vai manter a sua designação original – Cartão do Cidadão.

A norma deve ser publicada até maio e entra em vigor dois anos depois. Prevê-se que em maio de 2021 já só sejam emitidos documentos de identidade que correspondam ao novo formato. Os Estados-membros são livres de aplicar a esta norma antes dessa data.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Como de costume, os tugas têm de se pôr em bicos de pés.
    Chamava-se “bilhete de identidade”, e era já vulgar dizer “cartão de identidade”; nada seria mais natural que manter esta última desiganção, que coincide com a tradução nos demais países (do mundo, não só Europa).
    Não!…. tínhamos que inventar o “cartão de cidadão”…..

    • Penso que seja adequado, já que no mesmo documento estão integrados diversas identificações (NIF, SS, utente, eleitor), e não só a identificação civil. E, já agora, o por-mo-nos em bicos dos pés, se resultar em exemplo, bom claro, aos que são supostamente mais altos que nós, passamos nós a ser o modelo, ou não será??
      Tal como é referido no artigo, a componente de assinatura digital serve de exemplo aos demais concorrentes / modelos existentes.
      Mania de bota-abaixo.

  2. És burro como um calhau! Aldous Huxley A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão.

    Felizmente com o Brexit isto da UE vai dar mesmo o berro!

  3. Eu quero é que haja o Portexit que se faça um referendo e Portugal saia da UE e recupere a sua soberania, gajos como tu traidores da pátria europeístas era deitar-vos todos aos tubarões!

  4. Não sejas burro pá Portugal é super rico, temos a maior reserva do mundo de Lítio, ouro com fartura por explorar, cobre, petróleo no Algarve, um clima fabuloso com aptidão devido aos microclimas para cultivar de todo o tipo de alimentos e todo o tipo de turismo e se incluirmos as ilhas muito mais. Temos uma reserva marítima com recursos e uma área brutal, temos capacidade intelectual nas faculdades para inovar. O nosso cancro é termos uma classe politica de vendilhões da pátria, uma cambada de cabrões que merecem a forca!

RESPONDER

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …