Carta aberta ao TC sobre barrigas de aluguer: “É justo tirar-lhes o chão?”

Depois de saber que os magistrados se preparam para chumbar a lei da gestação de substituição, a presidente da Associação Portuguesa da Fertilidade escreveu uma carta aberta aos juízes do Tribunal Constitucional.

A presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade, Cláudia Vieira, escreveu uma carta aberta aos juízes do Tribunal Constitucional afirmando estar “em choque e incrédula” com a possibilidade de o TC chumbar a lei da gestação de substituição, vulgarmente conhecida como “barrigas de aluguer”.

A carta aberta, enviada ao jornal i, inicia com uma pergunta: “E se fossem as vossas filhas?”. De seguida, Cláudia Vieira afirma estar chocada com a possibilidade de chumbo, justificando que a mesma lei foi “amplamente debatida no Parlamento e que, na sua segunda versão, teve a aprovação por parte do Senhor Presidente da República“.

A presidente frisa que “a lei da Gestação de Substituição apenas permite o acesso em situações clínicas muito específicas e devidamente comprovadas”, acrescentando que a mesma não dá lugar a nenhum tipo de compensação financeira. Tudo se trata de “um ato de puro amor“.

“Se uma das vossas filhas tivesse nascido sem útero mas com ovários, não merecia a possibilidade de ser mãe biológica? Se uma das vossas filhas tivesse tido uma doença oncológica e sido obrigada a retirar o útero, não deveria ter a possibilidade de ser mãe biológica?”, questiona.

Cláudia Vieira lembra ainda que, após a lei ter sido publicada, um dos casos já foi autorizado e que um eventual chumbo poderia trazer problemas acrescidos ao casal em questão e a outros que poderiam vir a recorrer a uma barriga de aluguer no futuro.

“Serão obrigados a ir ao estrangeiro, na clandestinidade, procurar o sonho que o país já lhes deu mas cruelmente lhes pode retirar? Cada um destes casais não é apenas um número; é um projeto de vida, uma família”, sustenta.

A presidente da Associação Portuguesa da Fertilidade termina com a crença de que “enquanto juízes do Tribunal Constitucional, as vossas convicções pessoais, políticas e religiosas ficam de fora quando têm de tomar uma decisão”, lembrando que chumbar esta lei seria “demasiado mau para a democracia”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eh a JUSTISSA! Viva a JUSTISSA! Se os magistrados do Cube da Justissa liberarem a lei vao ganhar quanto? Nada! Mas, se os magistrados do Clube da Justissa tiverem que decidir caso por caso, reterem o processo, darem uma de maus, se o casal tiver que ajoelhar-se a pedir, esses magstrados do Clube da Justissa vao ganhar MUITO pra dizerem “sim, o casal estah autorizado a arranjar uma barriga de aluguer” . Jah ha 53 pedidos. Clientela pelos vistos nao falta.

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …