Carta aberta ao TC sobre barrigas de aluguer: “É justo tirar-lhes o chão?”

Depois de saber que os magistrados se preparam para chumbar a lei da gestação de substituição, a presidente da Associação Portuguesa da Fertilidade escreveu uma carta aberta aos juízes do Tribunal Constitucional.

A presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade, Cláudia Vieira, escreveu uma carta aberta aos juízes do Tribunal Constitucional afirmando estar “em choque e incrédula” com a possibilidade de o TC chumbar a lei da gestação de substituição, vulgarmente conhecida como “barrigas de aluguer”.

A carta aberta, enviada ao jornal i, inicia com uma pergunta: “E se fossem as vossas filhas?”. De seguida, Cláudia Vieira afirma estar chocada com a possibilidade de chumbo, justificando que a mesma lei foi “amplamente debatida no Parlamento e que, na sua segunda versão, teve a aprovação por parte do Senhor Presidente da República“.

A presidente frisa que “a lei da Gestação de Substituição apenas permite o acesso em situações clínicas muito específicas e devidamente comprovadas”, acrescentando que a mesma não dá lugar a nenhum tipo de compensação financeira. Tudo se trata de “um ato de puro amor“.

“Se uma das vossas filhas tivesse nascido sem útero mas com ovários, não merecia a possibilidade de ser mãe biológica? Se uma das vossas filhas tivesse tido uma doença oncológica e sido obrigada a retirar o útero, não deveria ter a possibilidade de ser mãe biológica?”, questiona.

Cláudia Vieira lembra ainda que, após a lei ter sido publicada, um dos casos já foi autorizado e que um eventual chumbo poderia trazer problemas acrescidos ao casal em questão e a outros que poderiam vir a recorrer a uma barriga de aluguer no futuro.

“Serão obrigados a ir ao estrangeiro, na clandestinidade, procurar o sonho que o país já lhes deu mas cruelmente lhes pode retirar? Cada um destes casais não é apenas um número; é um projeto de vida, uma família”, sustenta.

A presidente da Associação Portuguesa da Fertilidade termina com a crença de que “enquanto juízes do Tribunal Constitucional, as vossas convicções pessoais, políticas e religiosas ficam de fora quando têm de tomar uma decisão”, lembrando que chumbar esta lei seria “demasiado mau para a democracia”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eh a JUSTISSA! Viva a JUSTISSA! Se os magistrados do Cube da Justissa liberarem a lei vao ganhar quanto? Nada! Mas, se os magistrados do Clube da Justissa tiverem que decidir caso por caso, reterem o processo, darem uma de maus, se o casal tiver que ajoelhar-se a pedir, esses magstrados do Clube da Justissa vao ganhar MUITO pra dizerem “sim, o casal estah autorizado a arranjar uma barriga de aluguer” . Jah ha 53 pedidos. Clientela pelos vistos nao falta.

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …