Carta aberta ao TC sobre barrigas de aluguer: “É justo tirar-lhes o chão?”

Depois de saber que os magistrados se preparam para chumbar a lei da gestação de substituição, a presidente da Associação Portuguesa da Fertilidade escreveu uma carta aberta aos juízes do Tribunal Constitucional.

A presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade, Cláudia Vieira, escreveu uma carta aberta aos juízes do Tribunal Constitucional afirmando estar “em choque e incrédula” com a possibilidade de o TC chumbar a lei da gestação de substituição, vulgarmente conhecida como “barrigas de aluguer”.

A carta aberta, enviada ao jornal i, inicia com uma pergunta: “E se fossem as vossas filhas?”. De seguida, Cláudia Vieira afirma estar chocada com a possibilidade de chumbo, justificando que a mesma lei foi “amplamente debatida no Parlamento e que, na sua segunda versão, teve a aprovação por parte do Senhor Presidente da República“.

A presidente frisa que “a lei da Gestação de Substituição apenas permite o acesso em situações clínicas muito específicas e devidamente comprovadas”, acrescentando que a mesma não dá lugar a nenhum tipo de compensação financeira. Tudo se trata de “um ato de puro amor“.

“Se uma das vossas filhas tivesse nascido sem útero mas com ovários, não merecia a possibilidade de ser mãe biológica? Se uma das vossas filhas tivesse tido uma doença oncológica e sido obrigada a retirar o útero, não deveria ter a possibilidade de ser mãe biológica?”, questiona.

Cláudia Vieira lembra ainda que, após a lei ter sido publicada, um dos casos já foi autorizado e que um eventual chumbo poderia trazer problemas acrescidos ao casal em questão e a outros que poderiam vir a recorrer a uma barriga de aluguer no futuro.

“Serão obrigados a ir ao estrangeiro, na clandestinidade, procurar o sonho que o país já lhes deu mas cruelmente lhes pode retirar? Cada um destes casais não é apenas um número; é um projeto de vida, uma família”, sustenta.

A presidente da Associação Portuguesa da Fertilidade termina com a crença de que “enquanto juízes do Tribunal Constitucional, as vossas convicções pessoais, políticas e religiosas ficam de fora quando têm de tomar uma decisão”, lembrando que chumbar esta lei seria “demasiado mau para a democracia”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eh a JUSTISSA! Viva a JUSTISSA! Se os magistrados do Cube da Justissa liberarem a lei vao ganhar quanto? Nada! Mas, se os magistrados do Clube da Justissa tiverem que decidir caso por caso, reterem o processo, darem uma de maus, se o casal tiver que ajoelhar-se a pedir, esses magstrados do Clube da Justissa vao ganhar MUITO pra dizerem “sim, o casal estah autorizado a arranjar uma barriga de aluguer” . Jah ha 53 pedidos. Clientela pelos vistos nao falta.

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …