Tribunal Constitucional prepara chumbo de barrigas de aluguer

A maioria dos juízes do Tribunal Constitucional tem revelado uma posição mais conservadora relativamente à lei que permite as chamadas barrigas de aluguer, depois de o documento lhes ter sido enviado pelo CDS e PSD.

Segundo a edição do Expresso deste sábado, a maioria dos juízes do Tribunal Constitucional (TC) é a favor do chumbo da lei que regula a gestação de substituição, as chamadas “barrigas de aluguer”.

O semanário revela que o acórdão ainda não está fechado mas é certo que a maioria do juízes do TC tem revelado uma posição mais conservadora do que era esperado e, por isso, alguns magistrados indicados pelo PS estão a ser alvo de pressão para segurar a lei.

O diploma foi promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa em julho de 2016, depois ter vetado uma primeira versão do documento. No seguimento das recomendações do Conselho Nacional de Ética e para as Ciências da Vida, o Parlamento fez as alterações necessárias e o Presidente da República promulgou o diploma.

No entanto, o diploma foi enviado para o Palácio Ratton pelo CDS e pelo PSD. Deputados dos dois partidos questionam a quantidade de pessoas que podem reclamar a parentalidade e consideram que a mãe gestante pode ser convertida numa “mera incubadora”, avança a SIC Notícias, que cita o mesmo jornal.

A lei entrou em vigor em agosto do ano passado e este eventual chumbo traria problemas aos sete casais que já formalizaram o pedido ao Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) para recorrer à gestação de substituição.

Recorde-se que há até um casal, na qual a avó poderá dar à luz o neto, uma vez que a filha teve de tirar o útero devido a uma endometriose, que já foi autorizado a iniciar os procedimentos de fertilidade.

Só podem recorrer a esta lei mulheres com situação clínica comprovada que impeça a gravidez como, por exemplo, mulheres sem útero, ou com uma lesão ou doença deste órgão que impeça de forma absoluta e definitiva a gravidez.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os juízes indicados pelo PS estão a ser alvo de pressões ? Ou não será mais correto dizer que, desde o início desta questão, foram já os juízes do PSD e CDS pressionados por estes partidos a rejeitarem a lei ? Pelo que diz a notícia, até já terão cedido a estas pressões.

  2. ha tanta criança abandonada e rejeitada pelos pais biologicos que nao se justifica que uma lei destas seja aprovada. ter filhos pode ser um desejo licito, mas quando nao se pode ter filhos, adotam se .. nao se mandam fazer!!!! nao estamos no mercado na ribeira nem sequer num sistema paternidade e maternidade ficticia. ja era tempo do governo e do sistema politico imformar e formar as pessoas estereis que a ciencia nao pode resolver tudo o que nos dá jeito especialmente utilizando outras pessoas para o efeito. infelizmente a pobreza e a necessidade fazem com que mulheres sejam incubadoras. embora a lei diga que nao se podem comprar esses serviços….. ehehehehehehe!!!

RESPONDER

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máximo de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …

Hospitais públicos têm mais de 650 milhões de euros de dívidas em atraso

As dívidas em atraso dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde têm vindo a crescer desde o início do ano. Em setembro, o valor fixava-se nos 650 milhões de euros. Hospitais públicos acumulam 651,6 milhões …

Bolsonaro quer isentar polícias de punições por crimes cometidos em serviço

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais durante operações de segurança. De …

Dragões de Ouro. O "patinho feio" galardoado e o miúdo blindado a ouro

O FC Porto realizou esta quinta-feira a cerimónia anual de entrega dos Dragões de Ouro. O destaque foi para Marega, que recebeu o prémio de futebolista do ano. Fábio Silva venceu o prémio de revelação …

Forças Armadas vão passar a pagar rendas às Finanças

As Forças Armadas (FA) vão ter de pagar às Finanças uma renda pelos edifícios que usem e que sejam património do Estado. As FA estavam isentas desta obrigação desde 2012. As Forças Armadas perdem assim a …

Encontrados no Equador bebés enterrados com capacetes feitos de crânios humanos

Durante as escavações realizadas entre 2014 e 2016 em Salango, um sítio ritual na costa central do Equador, os arqueólogos encontraram dois bebés enterrados com capacetes feitos com crânios de outras crianças. Os investigadores descobriram dois …

Um mês depois das legislativas, Chega é o partido que mais cresce (e duplica intenção de voto)

O partido de André Ventura, o Chega, foi o que mais cresceu desde as eleições legislativas. Num mês, o partido duplicou as intenções de voto. De acordo com a sondagem da Aximage “Pós-eleitoral Novembro 2019”, realizada …