Sim, o seu carro elétrico pode ser “hackeado”

À medida que os carros elétricos se tornam mais comuns, os investigadores estão a trazer à tona uma questão preocupante: a potencial vulnerabilidade das estações de carregamento de veículos elétricos à pirataria informática.

Marco De Vincenzi, investigador do Istituto di Informatica e Telematica (IIT) em Pisa, Itália, salienta que as estações de carregamento de veículos elétricos tratam vários dados, incluindo informações de pagamento e dados de localização, o que as torna alvos atrativos para ciberataques.

Um software malicioso instalado em estações de carregamento públicas poderia aceder à identificação do veículo, aos dados de pagamento e ao estado da bateria. Pior ainda, escreve a revista IEEE Spectrum, os hackers podem explorar a ligação entre a estação e o veículo para aceder ao software interno do automóvel, arriscando um controlo não autorizado.

Embora os postos de carregamento públicos sejam motivo de preocupação, os postos domésticos privados podem expor mais dados pessoais aos piratas informáticos. Os ataques bem sucedidos à segurança dos automóveis podem também ter implicações maiores.

Uma vez que estas estações de carregamento estão frequentemente ligadas à rede de energia, uma violação da segurança pode comprometer todo o sistema de gestão de energia da rede e a infraestrutura de pagamento.

Nem todos os métodos de carregamento são igualmente vulneráveis. O carregamento condutivo, que utiliza cabos e é comum nas estações de carregamento públicas, é o mais suscetível devido às deficiências do protocolo de comunicação. O carregamento indutivo, essencialmente um carregamento sem fios, é mais seguro. A troca de baterias, em que uma bateria usada é trocada por uma totalmente carregada, apresenta a menor vulnerabilidade.

Para criar um ambiente de carregamento mais seguro, os peritos propõem que se garanta a confidencialidade durante as ligações entre os veículos elétricos e as estações de carregamento.

Os investigadores do IIT planeiam realizar simulações para descobrir potenciais vulnerabilidades nas estações de carregamento de veículos elétricos. O seu objetivo é avaliar a segurança das estações, quer acedendo à rede do veículo através de compromissos de segurança, quer utilizando uma rede de veículos comprometida para se infiltrarem nas estações de carregamento.

ZAP //

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