Carne picada à venda sem higiene e com sulfitos perigosos

Não compre carne já picada – é este o alerta da DECO – Associação de Defesa do Consumidor, que detectou inúmeros problemas na carne picada vendida em vários talhos do país, nomeadamente falta de higiene e má conservação.

A DECO analisou amostras de carne picada de 26 talhos na Grande Lisboa, em Setúbal e no Porto e todos falharam no capítulo da higiene e da conservação, segundo divulga a Associação de Defesa do Consumidor num comunicado.

Além das “temperaturas de venda desadequadas”, a DECO conclui ainda que “a maioria adiciona sulfitos, aditivos proibidos que mantêm o tom vivo da carne e que podem causar alergias”.

Este componente químico terá sido detectado em “quase todas as amostras” analisadas, “excepto as compradas na cadeia Pingo Doce e no Intermarché de Setúbal”, conforme aponta a Associação de Defesa do Consumidor reparando que, “muitas vezes, as quantidades eram inacreditavelmente elevadas, chegando a 4,27 g/kg”. Um dado que é particularmente preocupante para quem sofre de alergias aos sulfitos, uma vez que a confecção não os destrói, podendo o seu consumo ser fatal.

A DECO encontrou também “muitos problemas microbiológicos“, com a “contagem de microrganismos muito elevada, bactérias que habitam os intestinos dos animais e outras que podem ter chegado aos alimentos por descuido de quem manipula, e ainda bactérias potencialmente patogénicas”, aponta a Associação. “Quase metade das amostras continham Listeria monocytogenes e, no Grande Porto, 30% acusava Salmonela“, acrescenta a DECO, notando que “todas as amostras tinham vestígios de outras carnes, incluindo de aves“.

Os técnicos alimentares Nuno Dias e Bruno Santos, das relações institucionais da DECO, referem, no vídeo que se segue, as conclusões do estudo levado a cabo pela associação, bem como as medidas que são necessárias tomar em nome da saúde pública.

Perante estas conclusões, a DECO é clara: “não compre carne já picada“. A Associação recomenda que o faça em casa ou que escolha a peça de carne que quer picar no talho.

De notar que este diagnóstico negativo às condições da carne já picada à venda repete-se, depois de em 2013 ter dado também resultados insatisfatórios. Um dado que leva a DECO a notar que a Secretaria de Estado da Alimentação deve proibir a venda de carne já picada.

ASAE questiona conclusões da Deco

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já reagiu, entretanto, esclareceu, através da Agência Lusa, que os sulfitos são aditivos alimentares aprovados como conservantes e que, como tal, “podem ser utilizados”.

Além disso, a ASAE questiona que os métodos utilizados pela Deco, na recolha das amostras, sustentando que “carecem de informação clara e científica”. E, depois, segundo a Autoridade Alimentar, o universo de amostras recolhidas, “0,4% do total de estabelecimentos de comércio” especializado, “é claramente insuficiente, tendo em consideração o universo em causa”.

A ASAE conclui, assim, que os resultados da Deco são muito questionáveis.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gente bem avisada já assim procede,como a noticia alvitra. Só espanta que as entidades fiscalizadoras não procedam de forma a evitar estas situações .Estão “ceguinhos” ou só a Deco é que tem visão das coisas?

RESPONDER

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …

Pelo menos 28 mortos e 55 feridos em explosão de uma mesquita no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e 55 ficaram feridas devido a uma explosão numa mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante o período de oração desta sexta-feira, anunciaram as autoridades locais. "Os números …

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …