Carne picada à venda sem higiene e com sulfitos perigosos

Não compre carne já picada – é este o alerta da DECO – Associação de Defesa do Consumidor, que detectou inúmeros problemas na carne picada vendida em vários talhos do país, nomeadamente falta de higiene e má conservação.

A DECO analisou amostras de carne picada de 26 talhos na Grande Lisboa, em Setúbal e no Porto e todos falharam no capítulo da higiene e da conservação, segundo divulga a Associação de Defesa do Consumidor num comunicado.

Além das “temperaturas de venda desadequadas”, a DECO conclui ainda que “a maioria adiciona sulfitos, aditivos proibidos que mantêm o tom vivo da carne e que podem causar alergias”.

Este componente químico terá sido detectado em “quase todas as amostras” analisadas, “excepto as compradas na cadeia Pingo Doce e no Intermarché de Setúbal”, conforme aponta a Associação de Defesa do Consumidor reparando que, “muitas vezes, as quantidades eram inacreditavelmente elevadas, chegando a 4,27 g/kg”. Um dado que é particularmente preocupante para quem sofre de alergias aos sulfitos, uma vez que a confecção não os destrói, podendo o seu consumo ser fatal.

A DECO encontrou também “muitos problemas microbiológicos“, com a “contagem de microrganismos muito elevada, bactérias que habitam os intestinos dos animais e outras que podem ter chegado aos alimentos por descuido de quem manipula, e ainda bactérias potencialmente patogénicas”, aponta a Associação. “Quase metade das amostras continham Listeria monocytogenes e, no Grande Porto, 30% acusava Salmonela“, acrescenta a DECO, notando que “todas as amostras tinham vestígios de outras carnes, incluindo de aves“.

Os técnicos alimentares Nuno Dias e Bruno Santos, das relações institucionais da DECO, referem, no vídeo que se segue, as conclusões do estudo levado a cabo pela associação, bem como as medidas que são necessárias tomar em nome da saúde pública.

Perante estas conclusões, a DECO é clara: “não compre carne já picada“. A Associação recomenda que o faça em casa ou que escolha a peça de carne que quer picar no talho.

De notar que este diagnóstico negativo às condições da carne já picada à venda repete-se, depois de em 2013 ter dado também resultados insatisfatórios. Um dado que leva a DECO a notar que a Secretaria de Estado da Alimentação deve proibir a venda de carne já picada.

ASAE questiona conclusões da Deco

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já reagiu, entretanto, esclareceu, através da Agência Lusa, que os sulfitos são aditivos alimentares aprovados como conservantes e que, como tal, “podem ser utilizados”.

Além disso, a ASAE questiona que os métodos utilizados pela Deco, na recolha das amostras, sustentando que “carecem de informação clara e científica”. E, depois, segundo a Autoridade Alimentar, o universo de amostras recolhidas, “0,4% do total de estabelecimentos de comércio” especializado, “é claramente insuficiente, tendo em consideração o universo em causa”.

A ASAE conclui, assim, que os resultados da Deco são muito questionáveis.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gente bem avisada já assim procede,como a noticia alvitra. Só espanta que as entidades fiscalizadoras não procedam de forma a evitar estas situações .Estão “ceguinhos” ou só a Deco é que tem visão das coisas?

RESPONDER

Berardo põe Banco de Portugal em tribunal para obter documentos

José Berardo foi para os tribunais para ter acesso a documentos do Banco de Portugal. A Fundação com o seu nome já tinha pedido ao supervisor dados de 2007, quando foi autorizado o seu reforço …

Reviravolta em Espanha. Pablo Iglesias recua e cede lugar no governo

O líder do Podemos anunciou esta sexta-feira que desiste de integrar o governo, alegando que não quer ser a desculpa do Partido Socialista Operário Espanhol para que não haja um executivo de coligação de …

Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

https://vimeo.com/349081827 Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem. As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia …

Presenças-fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de vários deputados do PSD requerido Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Assembleia da República autorizou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a cinco …

Irão apreende dois petroleiros britânicos no Estreito de Ormuz

Um petroleiro com bandeira britânica foi alegadamente apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana nas águas do Golfo. Mas não foi o único. De acordo com a BBC, os proprietários do Stena Impero — o nome do navio …

Bolsonaro visita Portugal no início de 2020. E "quer muito"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá visitar Portugal no início de 2020, disse esta sexta-feira, em entrevista à Lusa, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. “Hoje tive uma …

Erupção do super-vulcão de Nápoles pode criar um tsunami com 30 metros de altura

Uma erupção subaquática do super-vulcão de Nápoles, Campi Flegrei, pode produzir um tsunami de 30 metros de altura que poderia ter um impacto muito severo nas áreas costeiras populosas como Pozzuoli e Sorrento. Ao modelar as …

Descoberta a bebida que pode proteger os músculos dos astronautas em Marte (e tem álcool)

Com a tecnologia atual, Marte fica a nove meses da Terra. Mas a verdadeira questão é: quando os astronautas chegarem ao Planeta Vermelho, terão força para continuar? Após mais de 50 anos de voos espaciais tripulados, …

Asteróide Ryugu é semelhante a uma esponja gigante (e pode ter um núcleo denso escondido no interior)

O rover espacial MASCOT conseguiu fazer medições que mostraram que, ao contrário do esperado, o asteróide Ryugu está vazio por dentro e a sua estrutura porosa é semelhante à de uma esponja. A descoberta explica por …

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …