Carne picada à venda sem higiene e com sulfitos perigosos

Não compre carne já picada – é este o alerta da DECO – Associação de Defesa do Consumidor, que detectou inúmeros problemas na carne picada vendida em vários talhos do país, nomeadamente falta de higiene e má conservação.

A DECO analisou amostras de carne picada de 26 talhos na Grande Lisboa, em Setúbal e no Porto e todos falharam no capítulo da higiene e da conservação, segundo divulga a Associação de Defesa do Consumidor num comunicado.

Além das “temperaturas de venda desadequadas”, a DECO conclui ainda que “a maioria adiciona sulfitos, aditivos proibidos que mantêm o tom vivo da carne e que podem causar alergias”.

Este componente químico terá sido detectado em “quase todas as amostras” analisadas, “excepto as compradas na cadeia Pingo Doce e no Intermarché de Setúbal”, conforme aponta a Associação de Defesa do Consumidor reparando que, “muitas vezes, as quantidades eram inacreditavelmente elevadas, chegando a 4,27 g/kg”. Um dado que é particularmente preocupante para quem sofre de alergias aos sulfitos, uma vez que a confecção não os destrói, podendo o seu consumo ser fatal.

A DECO encontrou também “muitos problemas microbiológicos“, com a “contagem de microrganismos muito elevada, bactérias que habitam os intestinos dos animais e outras que podem ter chegado aos alimentos por descuido de quem manipula, e ainda bactérias potencialmente patogénicas”, aponta a Associação. “Quase metade das amostras continham Listeria monocytogenes e, no Grande Porto, 30% acusava Salmonela“, acrescenta a DECO, notando que “todas as amostras tinham vestígios de outras carnes, incluindo de aves“.

Os técnicos alimentares Nuno Dias e Bruno Santos, das relações institucionais da DECO, referem, no vídeo que se segue, as conclusões do estudo levado a cabo pela associação, bem como as medidas que são necessárias tomar em nome da saúde pública.

Perante estas conclusões, a DECO é clara: “não compre carne já picada“. A Associação recomenda que o faça em casa ou que escolha a peça de carne que quer picar no talho.

De notar que este diagnóstico negativo às condições da carne já picada à venda repete-se, depois de em 2013 ter dado também resultados insatisfatórios. Um dado que leva a DECO a notar que a Secretaria de Estado da Alimentação deve proibir a venda de carne já picada.

ASAE questiona conclusões da Deco

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já reagiu, entretanto, esclareceu, através da Agência Lusa, que os sulfitos são aditivos alimentares aprovados como conservantes e que, como tal, “podem ser utilizados”.

Além disso, a ASAE questiona que os métodos utilizados pela Deco, na recolha das amostras, sustentando que “carecem de informação clara e científica”. E, depois, segundo a Autoridade Alimentar, o universo de amostras recolhidas, “0,4% do total de estabelecimentos de comércio” especializado, “é claramente insuficiente, tendo em consideração o universo em causa”.

A ASAE conclui, assim, que os resultados da Deco são muito questionáveis.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gente bem avisada já assim procede,como a noticia alvitra. Só espanta que as entidades fiscalizadoras não procedam de forma a evitar estas situações .Estão “ceguinhos” ou só a Deco é que tem visão das coisas?

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …