Carne picada à venda sem higiene e com sulfitos perigosos

Não compre carne já picada – é este o alerta da DECO – Associação de Defesa do Consumidor, que detectou inúmeros problemas na carne picada vendida em vários talhos do país, nomeadamente falta de higiene e má conservação.

A DECO analisou amostras de carne picada de 26 talhos na Grande Lisboa, em Setúbal e no Porto e todos falharam no capítulo da higiene e da conservação, segundo divulga a Associação de Defesa do Consumidor num comunicado.

Além das “temperaturas de venda desadequadas”, a DECO conclui ainda que “a maioria adiciona sulfitos, aditivos proibidos que mantêm o tom vivo da carne e que podem causar alergias”.

Este componente químico terá sido detectado em “quase todas as amostras” analisadas, “excepto as compradas na cadeia Pingo Doce e no Intermarché de Setúbal”, conforme aponta a Associação de Defesa do Consumidor reparando que, “muitas vezes, as quantidades eram inacreditavelmente elevadas, chegando a 4,27 g/kg”. Um dado que é particularmente preocupante para quem sofre de alergias aos sulfitos, uma vez que a confecção não os destrói, podendo o seu consumo ser fatal.

A DECO encontrou também “muitos problemas microbiológicos“, com a “contagem de microrganismos muito elevada, bactérias que habitam os intestinos dos animais e outras que podem ter chegado aos alimentos por descuido de quem manipula, e ainda bactérias potencialmente patogénicas”, aponta a Associação. “Quase metade das amostras continham Listeria monocytogenes e, no Grande Porto, 30% acusava Salmonela“, acrescenta a DECO, notando que “todas as amostras tinham vestígios de outras carnes, incluindo de aves“.

Os técnicos alimentares Nuno Dias e Bruno Santos, das relações institucionais da DECO, referem, no vídeo que se segue, as conclusões do estudo levado a cabo pela associação, bem como as medidas que são necessárias tomar em nome da saúde pública.

Perante estas conclusões, a DECO é clara: “não compre carne já picada“. A Associação recomenda que o faça em casa ou que escolha a peça de carne que quer picar no talho.

De notar que este diagnóstico negativo às condições da carne já picada à venda repete-se, depois de em 2013 ter dado também resultados insatisfatórios. Um dado que leva a DECO a notar que a Secretaria de Estado da Alimentação deve proibir a venda de carne já picada.

ASAE questiona conclusões da Deco

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já reagiu, entretanto, esclareceu, através da Agência Lusa, que os sulfitos são aditivos alimentares aprovados como conservantes e que, como tal, “podem ser utilizados”.

Além disso, a ASAE questiona que os métodos utilizados pela Deco, na recolha das amostras, sustentando que “carecem de informação clara e científica”. E, depois, segundo a Autoridade Alimentar, o universo de amostras recolhidas, “0,4% do total de estabelecimentos de comércio” especializado, “é claramente insuficiente, tendo em consideração o universo em causa”.

A ASAE conclui, assim, que os resultados da Deco são muito questionáveis.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gente bem avisada já assim procede,como a noticia alvitra. Só espanta que as entidades fiscalizadoras não procedam de forma a evitar estas situações .Estão “ceguinhos” ou só a Deco é que tem visão das coisas?

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …