Carlos sobreviveu a Pedrógão, mas ainda não pode dar nome ao filho

António Cotrim / Lusa

Carlos, de 43 anos, ficou gravemente ferido no incêndio de Pedrógão Grande. Com queimaduras de terceiro grau em 85% do corpo, teve que ser transferido para um hospital em Valência, Espanha, para receber um transplante de pele. Agora, o filho recém nascido não pode receber o seu apelido.

O pequeno Pedro é nascido fruto do amor com cerca de um ano entre Patrícia e Carlos. Ele já tem uma filha de 18 anos. Ela tem outros dois filhos, um de sete e outro de um ano e meio, mas só o mais pequeno vive com ela.

Quando Pedro nasceu, a 27 de julho, pouco mais de um mês depois do grande incêndio, Patrícia estava sozinha: o companheiro, Carlos, estava a receber o primeiro transplante de pele, em Espanha, o irmão, que estava junto com Carlos, estava internado na Unidade de Cuidados Continuados de Pedrógão e a cunhada estava a trabalhar.

Contou apenas com a ajuda de uma amiga, que a acompanhou durante todo o processo e filmou o parto, para um dia mais tarde mostrar ao pai. Depois disso, juntou-se a sogra de Patrícia, mãe de Carlos, que vinha de Lisboa.

Mas passar pelo trabalho de parto e pelo nascimento do primeiro filho conjunto do casal sozinha não foi o pior para Patrícia. O pior veio depois.

Na hora de registar Pedro, Patrícia deparou-se com a informação de que o bebé não podia ter o nome do pai. Ainda na cama da maternidade, com o bebé ao lado e Carlos a quilómetros de distância, foi informada de que, como não era casada e o pai da criança não estava presente, Pedro só poderia ter os apelidos da mãe.

“Disseram-me que podia pôr-lhe outro apelido meu e depois alterar, mas para quê? Eu não quero que ele tenha dois apelidos meus, quero que ele tenha o apelido do pai dele“, contou ao Observador.

(dr)

Patrícia e Carlos tiveram o primeiro filho a 27 de junho, pouco mais de um mês depois do incêndio, mas Carlos não pode dar o apelido ao bebé porque está internado

A situação torna-se ainda mais complicada se o estado da saúde de Carlos se agravar: se por alguma razão vier a falecer e o processo de averiguação de paternidade não estiver concluído, a única maneira de Pedro ser reconhecido oficialmente como seu filho é através de análises ao ADN.

Desde o nascimento de Pedro que Patrícia está a ser acompanhada por uma assistente social, mas nem isso resolveu os seus problemas. Desempregada e com duas crianças, deu voltas à cabeça para perceber como poderia pagar uma viagem a Valência para ver o companheiro.

A amiga que a acompanhou no parto domina bem o espanhol e, por isso, tem sido ela a falar com os médicos ao telefone. As palavras que vêm do outro lado da linha são duras de ouvir: Carlos ainda não está fora de perigo e, mesmo que corra tudo bem, o mais provável é que nunca mais possa voltar a trabalhar.

Desesperada, Patrícia passou noites em claro a pensar numa forma de ir ao Hospital La Fé, onde Carlos se encontra. Para além do dinheiro, havia todos os problemas logísticos de viajar com um recém-nascido, como o facto de precisar de companhia para poder conduzir e tratar do bebé.

Acabou por pedir ajuda à Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e, alguns dias depois, recebeu uma chamada com boas notícias. O Hospital de Coimbra não só se oferecia para lhe pagar uma viagem de avião a Valência, como o médico que a contactou sugeria também que tivesse acompanhamento psicológico antes e durante a visita, dada a gravidade da situação.

Patrícia aceitou, sem reservas. Naquele momento, o seu único objetivo era ver Carlos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E por ironia do destino no mesmo país onde o sr. Presidente prometeu casas para todos até ao natal, festa de consoada…ainda nem foram apuradas responsabilidades sobre incêndio, e como se não basta-se a nossa brucracia de papelada ainda nos das esta noticia realmente triste…

RESPONDER

Há décadas que o buraco na camada de ozono não estava tão pequeno (e pode estar quase curado)

Após um enorme esforço global, a camada de ozono sobre a Antártida é a mais pequena em décadas. Nesse ritmo de recuperação, a agência ambiental das Nações Unidas declarou que a maior parte da camada …

A misteriosa megaestrutura alienígena pode ser uma exolua orfã a ser despedaçada

Uma exolua órfã gradualmente a ser dilacerada pode explicar o estranho comportamento obscuro de uma estrela que intriga os cientistas há anos - e que pode ser evidência potencial de uma "megaestrutura alienígena". Os astrónomos observaram …

Afinal, anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar

Um novo estudo sugere que os anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar, depois de uma pesquisa anterior ter dito que tinham apenas 100 milhões de anos. Os anéis de Saturno …

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …