Carlos sobreviveu a Pedrógão, mas ainda não pode dar nome ao filho

António Cotrim / Lusa

Carlos, de 43 anos, ficou gravemente ferido no incêndio de Pedrógão Grande. Com queimaduras de terceiro grau em 85% do corpo, teve que ser transferido para um hospital em Valência, Espanha, para receber um transplante de pele. Agora, o filho recém nascido não pode receber o seu apelido.

O pequeno Pedro é nascido fruto do amor com cerca de um ano entre Patrícia e Carlos. Ele já tem uma filha de 18 anos. Ela tem outros dois filhos, um de sete e outro de um ano e meio, mas só o mais pequeno vive com ela.

Quando Pedro nasceu, a 27 de julho, pouco mais de um mês depois do grande incêndio, Patrícia estava sozinha: o companheiro, Carlos, estava a receber o primeiro transplante de pele, em Espanha, o irmão, que estava junto com Carlos, estava internado na Unidade de Cuidados Continuados de Pedrógão e a cunhada estava a trabalhar.

Contou apenas com a ajuda de uma amiga, que a acompanhou durante todo o processo e filmou o parto, para um dia mais tarde mostrar ao pai. Depois disso, juntou-se a sogra de Patrícia, mãe de Carlos, que vinha de Lisboa.

Mas passar pelo trabalho de parto e pelo nascimento do primeiro filho conjunto do casal sozinha não foi o pior para Patrícia. O pior veio depois.

Na hora de registar Pedro, Patrícia deparou-se com a informação de que o bebé não podia ter o nome do pai. Ainda na cama da maternidade, com o bebé ao lado e Carlos a quilómetros de distância, foi informada de que, como não era casada e o pai da criança não estava presente, Pedro só poderia ter os apelidos da mãe.

“Disseram-me que podia pôr-lhe outro apelido meu e depois alterar, mas para quê? Eu não quero que ele tenha dois apelidos meus, quero que ele tenha o apelido do pai dele“, contou ao Observador.

(dr)

Patrícia e Carlos tiveram o primeiro filho a 27 de junho, pouco mais de um mês depois do incêndio, mas Carlos não pode dar o apelido ao bebé porque está internado

A situação torna-se ainda mais complicada se o estado da saúde de Carlos se agravar: se por alguma razão vier a falecer e o processo de averiguação de paternidade não estiver concluído, a única maneira de Pedro ser reconhecido oficialmente como seu filho é através de análises ao ADN.

Desde o nascimento de Pedro que Patrícia está a ser acompanhada por uma assistente social, mas nem isso resolveu os seus problemas. Desempregada e com duas crianças, deu voltas à cabeça para perceber como poderia pagar uma viagem a Valência para ver o companheiro.

A amiga que a acompanhou no parto domina bem o espanhol e, por isso, tem sido ela a falar com os médicos ao telefone. As palavras que vêm do outro lado da linha são duras de ouvir: Carlos ainda não está fora de perigo e, mesmo que corra tudo bem, o mais provável é que nunca mais possa voltar a trabalhar.

Desesperada, Patrícia passou noites em claro a pensar numa forma de ir ao Hospital La Fé, onde Carlos se encontra. Para além do dinheiro, havia todos os problemas logísticos de viajar com um recém-nascido, como o facto de precisar de companhia para poder conduzir e tratar do bebé.

Acabou por pedir ajuda à Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e, alguns dias depois, recebeu uma chamada com boas notícias. O Hospital de Coimbra não só se oferecia para lhe pagar uma viagem de avião a Valência, como o médico que a contactou sugeria também que tivesse acompanhamento psicológico antes e durante a visita, dada a gravidade da situação.

Patrícia aceitou, sem reservas. Naquele momento, o seu único objetivo era ver Carlos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E por ironia do destino no mesmo país onde o sr. Presidente prometeu casas para todos até ao natal, festa de consoada…ainda nem foram apuradas responsabilidades sobre incêndio, e como se não basta-se a nossa brucracia de papelada ainda nos das esta noticia realmente triste…

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …