Carlos Silva desmente Orlando Figueira: “Tentativa de adulterar a realidade”

Mário Cruz / Lusa

O arguido e antigo procurador do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Orlando Figueira.

O banqueiro angolano Carlos Silva emitiu esta segunda-feira um comunicado no qual desmente as declarações que o ex-procurador Orlando Figueira, que está a ser julgado no âmbito da operação Fizz. “Esta tentativa recente e oportunista de adulterar a realidade, assenta em insinuações falsas.”

Orlando Figueira, o antigo procurador que está a ser julgado por suspeitas de ter sido corrompido pelo antigo vice-presidente angolano Manuel Vicente, foi desmentido esta segunda-feira pelo banqueiro angolano Carlos Silva.

Nas declarações que foi fazendo em tribunal ao longo da última semana, Figueira insistiu que quem o contratou para trabalhar em Angola foi Carlos Silva através do advogado Proença de Carvalho e não Manuel Vicente, como sustenta a acusação.

Em comunicado, o presidente do Banco Privado Atlântico, Carlos Silva, escreveu que esta é uma “tentativa recente e oportunista de adulterar a realidade” que “assenta em insinuações falsas”, referindo-se às declarações de Orlando Figueira em tribunal.

O banqueiro explicou que foi ouvido na fase de inquérito, na qualidade de testemunha, e afirmou nunca ter conhecido Manuel Vicente, mas ter sido contratado para trabalhar em Angola por Carlos Silva, através do advogado Proença de Carvalho.

“Quero reiterar que, para além do que relatei no meu depoimento, não tive nenhum outro contacto, pessoal, telefónico ou por outra via com este senhor, nem muito menos lhe fiz qualquer convite de trabalho”, frisou Caros Silva, desmentindo Orlando Figueira.

Carlos Silva salientou que são “evidentes os motivos que levam o ex-procurador a enveredar nesta fase por esta estratégia”, acrescentando que esta é a altura certa para “repor a verdade“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD quer passar debates quinzenais para mensais (e debate temático com ministros)

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …