Carlos Lehder, cúmplice de Pablo Escobar, sai da prisão e começa nova vida na Alemanha

Carlos Lehder, o homem que montou o notório cartel de drogas de Medellín ao lado de Pablo Escobar, chegou à Alemanha para começar uma nova vida após ter sido libertado de uma prisão nos Estados Unidos.

Carlos Lehder, cidadão colombiano-alemão de 70 anos, ficou conhecido por criar uma base para o contrabando de drogas numa ilha particular nas Bahamas. Lehder estabeleceu um ponto de trânsito para aeronaves carregadas de drogas na ilha de Norman’s Cay, a 340 quilómetros da costa da Flórida, com a ajuda de autoridades locais corruptas.

Capturado na Colômbia em 1987, supostamente após uma denúncia de Escobar, Lehder foi extraditado para os Estados Unidos e condenado à prisão perpétua mais 135 anos.

No entanto,, a pena foi reduzida quando Lehder concordou em cooperar com as autoridades norte-americanas. O criminoso testemunhou contra o ex-líder do Panamá Manuel Noriega, que tinha laços estreitos ao cartel de Medellín e permitiu que enviasse cocaína através do país. Devido a esta cooperação, Lehder foi colocado num programa de proteção a testemunhas na Flórida.

Lehder recebeu a cidadania alemã através do seu pai, imigrante na Colômbia. O criminoso nunca esteve na Alemanha e não enfrentará nenhuma ação legal das autoridades do país, uma vez que já cumpriu a sua sentença de prisão nos Estados Unidos.

O advogado de Lehder, Oscar Arroyave, disse, em declarações à Associated Press, que o seu cliente não tinha interesse em regressar à Colômbia e as autoridades alemãs prestaram assistência para permitir que se mudasse para Berlim.

A filha de Lehder, Mónica, disse à revista colombiana Semana, citada pela emissora britância BBC, que o criminoso tinha sido diagnosticado com cancro e seria atendido por uma instituição de caridade alemã, uma vez que não tinha parentes no país.

Segundo a sua filha, Lehder chegou num voo regular de passageiros de Nova Iorque para Frankfurt. “Faz 17 anos desde a última vez que o vi. Estou relaxada e em paz ao saber que está bem, apesar da sua doença”, disse Mónica.

Segundo o jornal alemão Spiegel, Lehder foi escoltado por duas autoridades americanas e entregue a autoridades alemãs.

Acredita-se que o cartel de Medellín tenha fornecido cerca de 80% da cocaína contrabandeada para os Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980.

Pablo Escobar foi morto num tiroteio com a polícia em Medellín em 1993, enquanto tentava evitar a extradição para os Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …