Carlos Lehder, cúmplice de Pablo Escobar, sai da prisão e começa nova vida na Alemanha

Carlos Lehder, o homem que montou o notório cartel de drogas de Medellín ao lado de Pablo Escobar, chegou à Alemanha para começar uma nova vida após ter sido libertado de uma prisão nos Estados Unidos.

Carlos Lehder, cidadão colombiano-alemão de 70 anos, ficou conhecido por criar uma base para o contrabando de drogas numa ilha particular nas Bahamas. Lehder estabeleceu um ponto de trânsito para aeronaves carregadas de drogas na ilha de Norman’s Cay, a 340 quilómetros da costa da Flórida, com a ajuda de autoridades locais corruptas.

Capturado na Colômbia em 1987, supostamente após uma denúncia de Escobar, Lehder foi extraditado para os Estados Unidos e condenado à prisão perpétua mais 135 anos.



No entanto,, a pena foi reduzida quando Lehder concordou em cooperar com as autoridades norte-americanas. O criminoso testemunhou contra o ex-líder do Panamá Manuel Noriega, que tinha laços estreitos ao cartel de Medellín e permitiu que enviasse cocaína através do país. Devido a esta cooperação, Lehder foi colocado num programa de proteção a testemunhas na Flórida.

Lehder recebeu a cidadania alemã através do seu pai, imigrante na Colômbia. O criminoso nunca esteve na Alemanha e não enfrentará nenhuma ação legal das autoridades do país, uma vez que já cumpriu a sua sentença de prisão nos Estados Unidos.

O advogado de Lehder, Oscar Arroyave, disse, em declarações à Associated Press, que o seu cliente não tinha interesse em regressar à Colômbia e as autoridades alemãs prestaram assistência para permitir que se mudasse para Berlim.

A filha de Lehder, Mónica, disse à revista colombiana Semana, citada pela emissora britância BBC, que o criminoso tinha sido diagnosticado com cancro e seria atendido por uma instituição de caridade alemã, uma vez que não tinha parentes no país.

Segundo a sua filha, Lehder chegou num voo regular de passageiros de Nova Iorque para Frankfurt. “Faz 17 anos desde a última vez que o vi. Estou relaxada e em paz ao saber que está bem, apesar da sua doença”, disse Mónica.

Segundo o jornal alemão Spiegel, Lehder foi escoltado por duas autoridades americanas e entregue a autoridades alemãs.

Acredita-se que o cartel de Medellín tenha fornecido cerca de 80% da cocaína contrabandeada para os Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980.

Pablo Escobar foi morto num tiroteio com a polícia em Medellín em 1993, enquanto tentava evitar a extradição para os Estados Unidos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de …

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …