Carlos Costa desmente Salgado em carta ao Parlamento

Banco Central Europeu

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, refutou esta terça-feira as afirmações feitas pelo ex-presidente do BES Ricardo Salgado sobre a alegada aceitação Amílcar Morais Pires para futuro presidente da Comissão Executiva do banco.

A posição de Carlos Costa consta numa carta enviada à comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), horas depois das declarações feitas por Ricardo Salgado na mesma comissão.

“Aproveito a oportunidade desta carta para refutar veementemente diversas afirmações feitas pelo dr. Ricardo Salgado durante a audição na CPI a respeito da alegada aceitação do dr. Morais Pires para futuro presidente da Comissão Executiva do Banco Espírito Santo”, lê-se na missiva, que é acompanhada por correspondência trocada entre Carlos Costa e Ricardo Salgado.

Num email enviado a 20 de junho de 2014, Ricardo Salgado pede ao governador do BdP “com urgência a autorização” para que seja dada a indicação de Amílcar Morais Pires como próximo presidente executivo do banco.

Salgado alegava, entre outros motivos, que existiam “bancos a suspender as linhas interbancárias“, estando “em hold até ao esclarecimento total sobre o novo comando executivo” do banco e que o então presidente do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, João Moreira Rato, manifestava “grande preocupação sobre o potencial impacto no mercado”.

“Desta forma, acredito ser essencial indicar ao mercado a proposta da ESFG [Espírito Santo Financial Group] para a assembleia geral de 31 de julho para a nomeação de Amílcar Morais Pires como CEO”, acrescentava Salgado.

Na resposta, enviada no mesmo dia, Carlos Costa afirma que “o Banco de Portugal não está em condições de validar um nome proposto, por um acionista de referência, para a presidência da Comissão Executiva, sem avaliar o preenchimento dos requisitos de idoneidade”.

O governador do BdP afirmou ainda que a escolha do novo presidente executivo competia, no caso do BES, ao Conselho de Administração.

O ex-administrador financeiro do BES Morais Pires, tido como braço direito de Ricardo Salgado, chegou a ser apontado para substituir o histórico presidente do banco, cargo que acabou por ser assumido por Vítor Bento.

Na carta enviada à comissão de inquérito, Carlos Costa esclarece ainda, sobre a proposta de nomeação de Ricardo Salgado para presidente do Conselho Estratégico, que “ao Banco de Portugal apenas compete legalmente avaliar a idoneidade dos membros dos órgãos de administração e fiscalização das instituições de crédito, e não de outros órgãos estatutários”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tusk aceitou pedido de adiamento do Brexit (mas com uma condição)

O presidente do Conselho Europeu condicionou uma "curta extensão" do 'Brexit' a uma "votação positiva" do Acordo de Saída, mas reconheceu que a esperança de um desfecho bem-sucedido parece cada vez mais ilusória. “À luz das …

ADN num cachimbo com 200 anos revela detalhes da vida de uma escrava

Um grupo de arqueólogos e geneticistas dos Estados Unidos mostrou que um fragmento partido de um cachimbo encontrado numa plantação de tabaco pode ser um testemunho substancial da história e da antropologia do século XIX. O …

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …