Carlos Costa desmente Salgado em carta ao Parlamento

Banco Central Europeu

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, refutou esta terça-feira as afirmações feitas pelo ex-presidente do BES Ricardo Salgado sobre a alegada aceitação Amílcar Morais Pires para futuro presidente da Comissão Executiva do banco.

A posição de Carlos Costa consta numa carta enviada à comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), horas depois das declarações feitas por Ricardo Salgado na mesma comissão.

“Aproveito a oportunidade desta carta para refutar veementemente diversas afirmações feitas pelo dr. Ricardo Salgado durante a audição na CPI a respeito da alegada aceitação do dr. Morais Pires para futuro presidente da Comissão Executiva do Banco Espírito Santo”, lê-se na missiva, que é acompanhada por correspondência trocada entre Carlos Costa e Ricardo Salgado.

Num email enviado a 20 de junho de 2014, Ricardo Salgado pede ao governador do BdP “com urgência a autorização” para que seja dada a indicação de Amílcar Morais Pires como próximo presidente executivo do banco.

Salgado alegava, entre outros motivos, que existiam “bancos a suspender as linhas interbancárias“, estando “em hold até ao esclarecimento total sobre o novo comando executivo” do banco e que o então presidente do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, João Moreira Rato, manifestava “grande preocupação sobre o potencial impacto no mercado”.

“Desta forma, acredito ser essencial indicar ao mercado a proposta da ESFG [Espírito Santo Financial Group] para a assembleia geral de 31 de julho para a nomeação de Amílcar Morais Pires como CEO”, acrescentava Salgado.

Na resposta, enviada no mesmo dia, Carlos Costa afirma que “o Banco de Portugal não está em condições de validar um nome proposto, por um acionista de referência, para a presidência da Comissão Executiva, sem avaliar o preenchimento dos requisitos de idoneidade”.

O governador do BdP afirmou ainda que a escolha do novo presidente executivo competia, no caso do BES, ao Conselho de Administração.

O ex-administrador financeiro do BES Morais Pires, tido como braço direito de Ricardo Salgado, chegou a ser apontado para substituir o histórico presidente do banco, cargo que acabou por ser assumido por Vítor Bento.

Na carta enviada à comissão de inquérito, Carlos Costa esclarece ainda, sobre a proposta de nomeação de Ricardo Salgado para presidente do Conselho Estratégico, que “ao Banco de Portugal apenas compete legalmente avaliar a idoneidade dos membros dos órgãos de administração e fiscalização das instituições de crédito, e não de outros órgãos estatutários”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada vida nas profundezas do manto de gelo da Antártida

As águas escuras de um lago nas profundezas do manto de gelo da Antártida e a algumas centenas de quilómetros do Polo Sul estão cheias de vida bacteriana. A descoberta tem implicações para a busca de …

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …