Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

(cv)

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, designadamente quanto a uma carga misteriosa e a incoerências na lista de passageiros.

A justiça francesa continua a tentar perceber como é que o voo MH370 desapareceu a 8 de Março de 2014 quando sobrevoava o Oceano Índico, fazendo a ligação entre Kuala-Lumpur, na Malásia, e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

Este envolvimento de França no caso explica-se com o facto de seguirem a bordo três cidadãos franceses, designadamente os filhos e a mulher do engenheiro Ghyslain Wattrelos.

O homem que continua empenhado em saber o que motivou o trágico desaparecimento dos seus entes queridos revela ao jornal Le Parisien que foram detectadas incoerências quanto à lista de passageiros.

“Há muitas listas de passageiros contraditórias, por exemplo sobre a colocação dos passageiros”, salienta Wattrelos.

O engenheiro refere ainda que foi detectada “uma carga misteriosa de 89 kg” que terá sido adicionada à lista do voo antes da descolagem. E também havia um contentor “sobrecarregado, sem ninguém saber porquê”, diz Wattrelos, concluindo que pode ter sido “incompetência” ou “manipulação”.

“Tudo é possível”, conclui Wattrelos sobre “o maior mistério da aviação civil”, como aponta o Le Parisien.

Wattrelos foi, neste mês, recebido no Tribunal de Paris pelos magistrados que estão a investigar o desaparecimento.

Os juízes deslocaram-se, recentemente, aos EUA, às instalações da Boeing em Seattle. O que apuraram é confidencial, mas o Le Parisien refere que conseguiram ter acesso aos dados de satélite do avião.

A hipótese de suicídio do piloto continua em cima da mesa, depois de os magistrados terem confirmado que uma pessoa se manteve nos comandos do avião até ele desaparecer. Mas não se sabe se foi o piloto ou outra pessoa.

“Os juízes disseram-nos que nada permite dizer que o piloto esteja implicado“, destaca a advogada de Wattrelos, Marie Dosé, citada pelo Le Parisien.

Em Julho de 2018, a equipa de investigação internacional que analisou as circunstâncias do desaparecimento concluiu que não é possível avançar a verdadeira causa do incidente.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …