Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

(cv)

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, designadamente quanto a uma carga misteriosa e a incoerências na lista de passageiros.

A justiça francesa continua a tentar perceber como é que o voo MH370 desapareceu a 8 de Março de 2014 quando sobrevoava o Oceano Índico, fazendo a ligação entre Kuala-Lumpur, na Malásia, e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

Este envolvimento de França no caso explica-se com o facto de seguirem a bordo três cidadãos franceses, designadamente os filhos e a mulher do engenheiro Ghyslain Wattrelos.

O homem que continua empenhado em saber o que motivou o trágico desaparecimento dos seus entes queridos revela ao jornal Le Parisien que foram detectadas incoerências quanto à lista de passageiros.

“Há muitas listas de passageiros contraditórias, por exemplo sobre a colocação dos passageiros”, salienta Wattrelos.

O engenheiro refere ainda que foi detectada “uma carga misteriosa de 89 kg” que terá sido adicionada à lista do voo antes da descolagem. E também havia um contentor “sobrecarregado, sem ninguém saber porquê”, diz Wattrelos, concluindo que pode ter sido “incompetência” ou “manipulação”.

“Tudo é possível”, conclui Wattrelos sobre “o maior mistério da aviação civil”, como aponta o Le Parisien.

Wattrelos foi, neste mês, recebido no Tribunal de Paris pelos magistrados que estão a investigar o desaparecimento.

Os juízes deslocaram-se, recentemente, aos EUA, às instalações da Boeing em Seattle. O que apuraram é confidencial, mas o Le Parisien refere que conseguiram ter acesso aos dados de satélite do avião.

A hipótese de suicídio do piloto continua em cima da mesa, depois de os magistrados terem confirmado que uma pessoa se manteve nos comandos do avião até ele desaparecer. Mas não se sabe se foi o piloto ou outra pessoa.

“Os juízes disseram-nos que nada permite dizer que o piloto esteja implicado“, destaca a advogada de Wattrelos, Marie Dosé, citada pelo Le Parisien.

Em Julho de 2018, a equipa de investigação internacional que analisou as circunstâncias do desaparecimento concluiu que não é possível avançar a verdadeira causa do incidente.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …

Governo "devolve" 59 milhões em TSU às empresas para compensar aumento do salário mínimo

O Governo vai "compensar" as empresas em aproximadamente 59,2 milhões de euros devido ao aumento do salário mínimo nacional, estimou o ECO, tendo por base os dados avançados pelo Executivo aos parceiros sociais. De acordo com …

Decisões tardias, jogos políticos ou desinformação. Por que razão a República Checa não está a conseguir fugir da pandemia

Numa altura em que vários países da Europa começam a pensar em desconfinar, o oposto acontece na República Checa. O país já ultrapassou as 20 mil mortes e volta a entrar num novo confinamento. Mas …

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …