/

“Têm as vacinas que quiseram.” Capitão de Abril Sousa Castro arrasado após comentário sobre judeus

50

Rodrigo Sousa Castro / Facebook

Rodrigo Sousa Castro, Capitão de Abril

Rodrigo Sousa Castro, antigo Capitão de Abril, escreveu no Twitter que os judeus “têm as vacinas que quiserem” e o seu comentário está a agitar as redes sociais. O embaixador de Israel em Lisboa acusou-o de antissemitismo. 

“Os judeus, como dominam a finança mundial, compraram e têm as vacinas que quiseram. É uma espécie de vingança histórica. E mais não digo antes que os bulldogs sionistas saltem”, escreveu Rodrigo Sousa Castro no Twitter, uma publicação entretanto apagada.

O embaixador de Israel em Lisboa já reagiu, assim como várias associações que não demoraram a atacar o Capitão de Abril.

“Como orgulhoso bulldog sionista posso prometer que, se Israel desenvolver uma cura para a covid-19, o Coronel Sousa e Castro terá acesso a ela caso precise. Quando se trata de medicina, não excluímos nem antissemitas primitivos nem racistas ignorantes, mesmo que o seu presente não seja tão glorioso como o seu passado”, escreveu o embaixador Raphael Ganzou.

Citada pelo Expresso, a Comunidade Israelita de Lisboa considera que o post de Sousa Castro se trata de uma publicação “profundamente antissemita”, “preconceituosa” e “provocatória”.

“O discurso de ódio e de xenofobia nunca é indiferente e não deve passar em claro”, defendeu a comunidade, que pede consequências. “Liberdade rima com responsabilidade. Faltou-a a Rodrigo Sousa Castro, militar de Abril, numa publicação que merece o repúdio da Comunidade Israelita de Lisboa e cujo conteúdo e tom lamentamos.”

Ao semanário, a Comunidade Israelita do Porto (CIP) também condenou as declarações “antissemitas” de “vultos influenciadores da sociedade portuguesa”, afirmando que põem em causa a “respeitabilidade e a segurança dos judeus em geral” e das “comunidades judaicas em particular”.

Já a Associação Lusa Portugueses por Israel disse que as declarações em causa são “absolutamente inaceitáveis“, sobretudo vindas de alguém com a “visibilidade” e “responsabilidade” do ex-Capitão de Abril.

Rodrigo Sousa Castro admite que cometeu um “erro”

Esta segunda-feira, Rodrigo Sousa Castro pediu desculpa pelo seu comentário, numa resposta direta ao embaixador de Israel em Portugal.

“Muito obrigado. Por um lado já tentei, sem sucesso pelos vistos, esclarecer que errei ao falar genericamente em judeus e, por isso, peço desculpa. Por outro lado, prescindo da cura e ofereço-a a um palestiniano dos territórios ocupados por Israel”, escreveu, com ironia.

De acordo com o Observador, o Capitão de Abril denunciou também a “ação concertada de bullying” de que tem sido alvo. “Dezenas de furiosos encetaram uma ação concertada de bullying, insultando, ofendendo e desviando-se do essencial. Nenhum me perguntou os fundamentos ou razões da afirmação.”

Ainda assim, afirmou que na sua publicação cometeu um “erro”, incorrendo numa “generalização” que não “é correta”, e acrescentou que “muitos terão o direito de com ela se terem ofendido”.

O comentário do Capitão de Abril chegou ao Comité Americano Judeu, que se diz “horrorizado” com as “ultrajantes teorias da conspiração” compartilhadas pelo ex-militar, um “herói na revolução de 1974”.

“Nós estamos solidários com a comunidade judaica portuguesa e pedimos ao Governo português para denunciar os comentários vis”, refere a associação, também no Twitter.

https://twitter.com/AJCGlobal/status/1358783672200155138

Andrew Srulevitch, diretor de Assuntos Europeus para a Liga Anti-Difamação que monitoriza grupos antissemitas, admitiu estar “desiludido” com o facto de ver um herói da Revolução de Abril partilhar um comentário negativo só pelo facto de Israel estar mais avançado no plano de vacinação.

“Damos todo o apoio às pequenas comunidades de judeus no Porto e Lisboa, que denunciaram orgulhosa e publicamente este ódio”, escreveu Srulevitch.

Liliana Malainho, ZAP //

50 Comments

    • O que disse o militar, não está longe da verdade…, razão pela qual os judeus não gostaram! É sabido que há muito que ambicionam dominar o mundo, pois consideram-se o povo eleito por Deus. Como são donos de algumas das maiores fortunas do mundo, sabem que podem fazê-lo sob a capa dos coitadinhos da II G. Guerra…, como se não tivesse havido outras vítimas, e em maior número!

  1. Quando se governa a sério e se é eficaz temos sempre uma “picada” de complexo de esquerda que não aceita a confusão e desorganização habitual do socialismo.
    A um capitão de Abril exige-se que deixe para trás o Gonçalvismo bacoco que quase tiranizou Portugal

    • Sim, sim…e parece que o Netanyahu se tem governado mesmo a sério – basta olhar para o numero de processos judicias em que está envolvido
      O último:
      “ISRAEL
      Netanyahu acusado de corrupção e fraude numa decisão histórica da Justiça israelita
      O primeiro-ministro de Israel nega as acusações e recusa demitir-se. Pede que “se investigue os investigadores”. É um processo inédito contra um chefe de governo do Estado enquanto está em exercício.”
      publico.pt/2019/11/21/mundo/noticia/procuradorgeral-israelita-acusa-netanyahu-corrupcao-1894600
      .
      De resto, percebe-se perfeitamente e que o tal capitão quer dizer – e tem toda razão – Israel está a pagar 3, 4x mais pelas vacinas para passar à frente de, por exemplo, a União Europeia!…

  2. Um facto é inquestionável: A gestão feita pelo governo Israelita da vacinação dos Palestinianos por si administrados é ignóbil. É uma vergonha para qualquer membro da espécie Humana saber que semelhantes seus têm tão vil comportamento.

    • Eu confesso que não sei qual é a gestão feita pelo governo Israelita em relação aos cidadãos Israelitas de origem Árabe que, ao que sei são muitos. Gostaria que me elucidasse , caso queira, de qual é a situação.
      Obrigado

    • Caro “js” trata-te se ainda vais a tempo. Eu digo, grande país o israelita que já tem quase todo o seu povo vacinado. É isso que faz raiva a certos miseráveis e complexados como este insignificante Castro. Quem dera que o meu país já estivesse com quase todo o seu povo vacinado. Isto é que me interessa, não é a questão de ser ou não ser rico. Por vezes é-se país rico e o seu povo sofre.

      • Concordo. Qual “vil comportamento”?
        O nosso governo é que apregoa a ladroeira, e é por isso que estamos atrasados em diversos aspetos.
        Mais outro para a choldra educativa. Tristeza, “js”.

  3. No meio disto comento: porquê este pseudônimo de “capitão de Abril, major de Abril, coronel de Abril e etc.) Porquê não só capitão? Porque não mais trabalharam!

  4. O comentário deste senhor e depois a resposta de que daria a sua vacina a um palestiniano dos territórios ocupados é de uma estupidez para lá do admissível! O homem pede desculpa não pedindo, coisa de esquerdista anti-semita descarado! Herói de coisa nenhuma! Ou então está gágá!

  5. Gostava de saber a razão para ele ter dito o que disse.

    Tantas instituições e personalidades a darem tamanha importância e a quererem uma crucificação pública por alguém ter feito um comentário desfavorável aos judeus não é normal.

  6. “Das Geld regiert der Weldt” – Diz-se em bom alemão que “o dinheiro regula o mundo”. Quando ouço os nossos políticos falar em “soberania” fico a pensar se de facto eles entendem que espécie de coisa é a tal “soberania”.
    “Soberania” é dinheiro, acontece que sendo Israel um pequeno país, tem “soberania” porque tem dinheiro. É Israel dona da economia dos Estados Unidos e por isso tem vacinas, tem tecnologia militar de última geração, tem investigação cientifica de topo, tem tecnologia de topo na área do ambiente, da agricultura e da alimentação. Portugal é também um pequeno país mas não tem “soberania” porque não tem dinheiro! Os investigadores portugueses (que são bons), trabalham para os laboratórios americanos tutelados económicamente por capitais israelitas.
    Os capitães de Abril, de Março e mesmo de Novembro deveriam já estar “alfabetizados” para perceber porque é que Israel tem vacinas e Portugal não tem as que deveria ter!

    • Não se trata de ser “alfabetizados” mas sim de um valor ideológico. Um bom aspirante a comunista tem como ideologia que se deve acabar com os ricos, isto é algo que nunca vou entender, eles não acham que se deve de acabar com os pobres !!!.
      Neste caso para ele Israel devia de ser pobre como Portugal ao invés de achar que Portugal deviria de ser governado de forma a ter mais capital para de alguma forma se tornar num pais rico como Israel !!!

      Confuso certo?

  7. Parece que discrepar começa a ser uma actividade de risco. A intolerância facilmente descamba no absurdo. Além do mais alimenta o baixo nível dos comentários.

  8. Admiravel mundo, como simples palavras podem ser aproveitadas para arremesso ou acusação de antissemita, xenófoba ou racista. O sr. Rodrigo Castro expressou o peso que a comunidade judaica tem em adquirir vacinas ou material de suporte de vida, tais como ventiladores ou equipamentos e afins. Já quanto ao senhor Raphael Ganzou que tem toda a legitimidade para falar com quem negar o antissemitismo, mas que diga com quantos países negociou cargas de avião que estavam destinadas a outros paises e eles Israelitas com o peso do dinheiro as desviaram para eles. Neste contexto o sr. Rodrigo tem razão, o poder do dinheiro faz toda a diferença, nao foi a toa que a UE fez um ultimato a astra zeneca.

  9. Este capitão que possivelmente até chegou a general sem mais nada fazer, (teria sido esse o objetivo de muitos capitães de Abril), parece morrer de inveja com a capacidade dos israelitas, tem a vacina russa que até parece estar a dar boas provas, veja se consegue uns milhões delas para ficarmos a par com os israelitas, eu pela minha parte não ponho entraves em a levar mesmo que seja de origem comunista e a ele até deverá provocar um duplo efeito. Este país está minado de inutilidades famosas!

  10. Só lamento que o Sr. Capitão de Abril… Tenha pedido desculpa pelo que disse. Mas em breve não será mais preciso vender a nossa integridade para acontentar a esquerda estalinista! CHEGA de eufemismos, CHEGA do politicamente correto? CHEGA!!

  11. Os árabes israelitas são cerca de 30% da população de Israel e estão sendo vacinados da mesma forma que qualquer outro cidadão do país. Escrevo isso em resposta a uma pergunta acima da parte do Xiguevenga.

  12. Não é por acaso que alguns trogloditas se envolveram no golpe de 25 de Abril. É porque não tinham a menor ideia de como se podia contribuir para a democratização de Portugal sem recorrer a processos destrutivos. E ainda são vistos como heróis…

  13. Com todas estas reações protecionistas, confirma-se o que o Capitão de abril (com o qual não simpatizo sendo extensível a todos os outros) Rodrigo Sousa Castro escreveu. A verdade sempre custou a engolir.

  14. Não é só Israel. Todos os países mais avançados têm feito o mesmo. Primeiro, nós. É fácil criticar o Trump. Depois, fazem o mesmo. Nesta corrida às vacinas, os pobres ficam para trás. ´
    É certo que Israel se preocupa com a sua população árabe e não se preocupa com a população vizinha palestiniana. O mesmo fazem os outros, mesmo a UE. Só as Nações Unidas, o Papa e a OMS se preocupam, países não. Mas o mais estranho nisto é que há países árabes ricos como os Emiratos Árabes Unidos que também estão bem avançados na vacinação. E não consta que se preocupem muito com a falta de vacinas dos irmãos palestinianos. E sobre isso, a Palestina nada diz. E o capitão Sousa Castro também não.

    • Este deve ser mais um capitão de caserna, se tivesse andado no mato numa das ex-colónias possivelmente até borrava as quecas! São muito fortes de língua e fracos nas ações!

      • As quecas?!!! Não quereria dizer as cuecas?!! É que isso de quecas é outra coisa 😉

  15. … “E o capitão Sousa Castro também não.”

    Indiretamente disse-o na resposta ao representante dos judeus em Portugal:

    … “Por outro lado prescindo da cura e ofereço-a a um palestiniano dos territórios ocupados por Israel.”

  16. Mas, Israel já precisou muito da solidariedade do mundo, ou já se esqueceram que o nosso embaixador e grande herói, Aristides de Sousa Mendes, pôs em causa o seu futuro e o da família para salvar 30.000 judeus! Pelos vistos agora os judeus adoptaram a política do “salve-se quem poder” só porque têm dinheiro!! Se o nosso embaixador tivesse esse espírito esses 30.000 tinham ido para a câmara de gás e ele tinha continuado na estabilidade do seu emprego. Não se admite que, por se ter dinheiro, se especule assim. Cheira a mercado negro!

  17. Isto também serve como operação de charme para o Netanyahu ficar bem visto junto da população israelita, para os distrair do facto de ainda ontem ele ter ido a tribunal onde é, mais uma vez, acusado de corrupção!…
    A sua única salvação perante a opinião pública foi pagar o que fosse necessário para garantir que Israel era o primeiro país a ser vacinado – nem que para isso tivesse que passar por cima dos outros que já estavam em fila de espera…

    • Mais uma prova que Israel bate Portugal aos pontos e não olham a poderes, lá portam-se mal vão a tribunal, cá ficam anos a fio a aguardar em liberdade, muitos casos até prescrevem ou ficam a aguardar que o criminoso vá prestar contas com os anjinhos!

      • Errado; mais uma prova de que falas do que desconheces… e, a ignorância é má conselheira!!
        Não olham a poderes não… por isso é que o Netanyahu continua a ser PM de Israel -quando já há anos devia ter sido, no mínimo, afastado!
        .
        Sim, sim, “Israel bate Portugal aos pontos”:
        CORRUPTION PERCEPTIONS INDEX 2020
        1-Dimamarca
        33-Portugal
        35-Israel
        179-Somália
        transparency.org

  18. O capitão Sousa E Castro é livre de ter opinião, foi para isso que ele ajudou a silenciar a censura. Não venha nenhum embaixador, ou seja quem for querer pôr-lhe a mão na boca impedindo-o de ter opinião.
    O presidente de Israel é que digno de censura por ter pago a sua inocência a tão alto preço. Israel não olha 0a meios para alcançar os seus fins. É um pouco maquiavélico.

  19. Este pobre diabo, não é por outrora até já ter feito parte dum momento importante para o país, que tem agora o direito de vir com esta conversa de tasca à hora do fecho. Esperava-se um pouco mais de nível de alguém que tem obrigação de fazer melhor. Alguém que se deixa arrastar na lama de teorias conspiracionistas (sejam elas quais forem) e ainda se dá ao luxo de fazer eco delas nas redes sociais, não passa de um atrasado mental.

  20. Tem toda a razão em corrigir-me e agradeço que o tenha feito. Foi um lapso e a tecnologia não deu por ele o que prova que o sr. está acima de qualquer tecnologia! Aproveito para deixar a regra, que muito bem conheço, e que diz que, sempre que a vogal ” e” seja aberta no radical, a forma do verbo “poder” escreve-se com um “u”: pudesses, pudéssemos… mas quando for fechada mantém-se o “o” do radical : poderei …

  21. Ó, “vocês os três vão ali para o meio e façam um quadrado” eu sugeria-lhe que constituísse uma banda musical, com mais dois amigos, e que lhe chamasse ” O Trio los Quatro”.

    • Isso faz lembrar um pouco aquele célebre Quarteto dos Três Irmãos, Pedro e Paulo 🙂
      PS: Este nick resulta de uma frase efetivamente dita pelo Jorge Jesus há uns anos atrás num treino do Benfica. E na minha ótica resume bem o nosso país… onde tudo é possível.

  22. Não sei se este Sr. é comunista ou não , mas tem todo o aspeto de o ser, nada contra ,mas em todo o caso há que respeitar , assim como ele deve respeitar todas as outras religiões…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.