/

Portugal retira candidatura de João Leão ao MEE para “evitar impasse”

2

Mário Cruz / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva (em espelho)

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva (em espelho)

O ex-ministro das Finanças, João Leão, deixou de ser candidato ao cargo de Director-Geral do Mecanismo Europeu de Estabilidade por iniciativa de Portugal, para “evitar um impasse” por não ter reunido os votos necessários para ser eleito.

Também a candidatura do luxemburguês Pierre Gramegna foi retirada pelas mesmas razões.

“Foram retiradas de comum acordo no interesse da instituição sediada no Luxemburgo” para “evitar um impasse”, aponta o comunicado do Ministério das Finanças português.

Nem Leão, nem Gramegna conseguiram reunir uma maioria qualificada de 80% dos votos que são necessários para se ser eleito para o cargo.

Assim, “para não prejudicar a sucessão de Klaus Regling, actual director-geral do Mecanismo Europeu de Estabilidade [MEE], as duas candidaturas foram retiradas da disputa”, aponta ainda o gabinete do ministro Fernando Medina.

“O presidente do Eurogrupo e presidente do Conselho de Governadores do MEE, Paschal Donohoe, informará oportunamente sobre o processo subsequente”, esclarece também o Ministério das Finanças.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.