Candidatura de Darth Vader à Presidência da Ucrânia foi rejeitada

RT / YouTube

-

As autoridades ucranianas rejeitaram o pedido do candidato que se apresentava como Darth Vader, personagem da saga Star Wars, que pretendia concorrer às eleições para a Presidência. 

A Comissão Central Eleitoral ucraniana afirma que algumas partes da candidatura de Darth Vader são “questionáveis” e parte da documentação foi provavelmente forjada.

O “Darth Vader de Kiev” seria na realidade Viktor Shevchenko, um eletricista que se tem vestido à imagem do vilão da saga Star Wars e terá mudado o seu nome em março, altura em que se candidatou como representante do Partido da Internet da Ucrânia. Darth Vader, que por vezes surge acompanhado de pessoas vestidas de outras personagens da saga Guerra das Estrelas, anunciou ao congresso do partido que pretendia transformar a Ucrânia num “Império Galáctico”.

Pelo menos um dos membros da Comissão considera que a campanha de Darth Vader possa ser uma tentativa de descredibilizar as eleições – possivelmente da parte da Rússia, que não reconhece o atual governo interino da Ucrânia.

“Pode parecer uma brincadeira inocente, mas alguém pagou 2,5 milhões de grivnas (cerca de 160 mil euros) por esta brincadeira”, afirma Ihor Zhydenko, referindo-se ao depósito que tem que ser feito para completar a candidatura.

Depois de 46 pedidos de recebidos, 23 candidatos foram autorizados a concorrer às eleições à Presidência da Ucrânia, a 25 de maio, entre os quais a ex-Primeira-ministra Yulia Tymoshenko e o empresário Petro Poroshenko

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.